Executando verificação de segurança...
1

Me pareceu bastante o modo de trabalhar do React só que em MVC. É uma ideia boa. Não sei se já trabalhou com Django, mas ele segue muito essa ideia do minimalismo dentro do MVC. Recomendo, acho que vai gostar.

Você tem razão quando defende que tudo hoje tá ficando "overengenereed". Também me parece que as big techs jogam muito mais valor em cima das frameworks do que elas realmente tem e essa guerra dos frameworks é um grande estardalhaço que vive surfando em ondas de hype. Mas, querendo ou não, fato é que a internet e o desenvolvimento web não são mais os mesmos de 20 anos atrás e codar tudo só com os recursos da linguagem é inviável. Querendo ou não, é muito mais fácil ter uma interface reativa com React. Querendo ou não, é muito mais fácil ter um projeto robusto com Angular.

Eu particularmente sou da opinião de que mesmo que eu não PRECISE fazer X de uma maneira Y, eu vou preferir fazer se for o jeito mais "elegante" ou estiver de acordo com as boas práticas. Mas aí é só uma questão de vieses.

Acho que, independente das opiniões, o maior ensinamento que a gente pode tirar disso tudo é que um dev deve buscar acima de tudo ser auto suficiente e independente de tech/stack, mas saber fazer bom uso delas.

Carregando publicação patrocinada...
2

Que resposta em GheistLycis!

Aqui no tabnews realmente tem pessoas incríveis com muito a compartilhar. Obrigado por isso.

Conconrdamos quase que totalmente.

Sinto como se fossemos quase que forçados a acreditar que usar algum framework é o correto, o melhor a fazer para desenvolver software.

Depois de viver essa última decada, cada dia mais acredito que o melhor é fazer uso de princípios ao invés de frameworks.

KISS, YAGNI e DRY são princípios interessantes e poderosos sozinhos, mas ainda melhores juntos.

Ao aplicá-los podemos colher benefícios incríveis:

  • Melhorar experiência do usuário.
  • Aumentar a eficiência da equipe ao longo do tempo.
  • Criar uma base de código simples, sustentável e flexível.
  • Evitar código legado sempre que possível.
  • Otimizar o custo de desenvolvimento.
  • Permite melhorar as formas de trabalho e comunicação, e aumentar a qualidade do software e a satisfação da equipe.

Podemos criar soluções elegantes apenas usando esses princípios e algumas ferramentas de apoio simples como ESBuild ou Parcel, Prettier e ESLint.

Abaixo os links de um post interessante a respeito de princípios e das ferramentas citadas. Vale coferir.