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Um tiro no pé dos Layoffs da área de tecnologia

Layoff na área de tecnologia, aparece todo quanto é canto de notícia.

Mas você já parou para pensar que talvez isso seja uma bola de neve?

Quantos Desenvolvedores uma empresa precisa realmente ter para manter um website ou app rodando?

Eu estava lendo outro dia um artigo em Inglês que falava sobre o Impacto no Desenvolvimento de Software nos Layoffs Massivos, em Inglês, e achei uma pergunta muito interessante no artigo: Quantos Desenvolvedores uma empresa precisa realmente ter para manter um website ou app rodando? E quais os riscos - Perca de conhecimento institucional, uptime, market momentum, etc - poderia estar em risco em uma organização quando uma porção considerável de desenvolvedores sai de uma vez?

O mais interessante é o que o artigo continua dizendo:

A quantidade de conhecimento institucional perdida durante uma demissão em massa é incrivelmente prejudicial. Muitas equipes de engenharia visam reduzir as informações isoladas, mas isso deve ser incorporado à cultura de uma equipe de engenharia para ser feito com sucesso. Pode variar desde saber interpretar uma mensagem de erro vaga até entender um sistema complexo de serviços. Provavelmente, as pessoas que ficaram para trás estão vasculhando mensagens de bate-papo e documentação desatualizada em busca de trilhas de informações para mitigar problemas. Além de mais erros, eu esperaria tempos de correção de incidentes mais longos devido à falta de pessoal. Com menos engenheiros disponíveis, eu esperaria que menos bugs fossem corrigidos e menos esforços para lidar com dívidas técnicas. Os engenheiros restantes, além de mais responsabilidades, também terão o impacto social e emocional de tantos de seus colegas saindo repentinamente. - Do Inglês, em The Impact of Mass Layoffs on Software Development

No curto prazo, tudo vai demorar mais. Os fluxos de trabalho são interrompidos, ninguém sabe onde procurar suporte e erros acontecem. A longo prazo, há muito conhecimento institucional que sai pela porta. Você pode esperar que tudo esteja bem documentado, mas há uma grande diferença na velocidade e na qualidade do trabalho entre uma pessoa que segue a documentação de outra pessoa e a pessoa que escreveu a documentação. Agora imagine se não estiver documentado! Quanto tempo leva para resolver um problema potencialmente complexo que costumava pertencer a outra pessoa? Quantos desses aparecerão? - Do Inglês, em The Impact of Mass Layoffs on Software Development

Os maiores riscos são a perda de conhecimento institucional sobre como o aplicativo funciona, que não pode ser recuperado sem um trabalho árduo para vasculhar a base de código e a arquitetura. Isso pode afetar projetos em andamento ou quaisquer planos futuros. O outro risco é que haja um bug significativo que afete seus usuários, mas a equipe não tenha mais experiência para resolver o problema. Isso pode fazer com que as interrupções sejam mais significativas do que poderiam ser. - Do Inglês, em The Impact of Mass Layoffs on Software Development

Há um tempo atrás, Turnover era a palavra do momento. "O turnover é relacionado com o desligamento de alguns funcionários e entrada de outros para substituí-los" -Rotatividade de pessoal. Era bem comum ver, como que um jogo de rouba montes, isso acontecendo na área de tecnologia, na qual recrutadores de uma empresa entram em contato com funcionário de outra empresa que já estão empregados, de forma repentina, o talento era transferido por uma boa oferta de trabalho. O problema disso, que muitas empresas reclamavam, era que havia uma saída do know-how da empresa e uma perca de contexto, e isso gerava diversos impactos negativos na organização e nos processos de desenvolvimento de software.

Há diversos artigos científicos falando sobre o problema do Turnover em equipes da área de Tecnologia. Um dos artigos começa até dizendo que "A rotatividade de funcionários pode ser um problema caro para empresas de tecnologia da informação (TI). Quando os funcionários saem, as organizações precisam atender ao alto custo de treinamento e desenvolvimento, esgotamento da equipe existente e diminuição da qualidade dos produtos e serviços devido à escassez de pessoal (Beauchesne, 2006; Chandler, 2004; Moore, 2006; Quigley, 2006; Siebenmark, 2006)". Effects of Individual and Organizational Factors on the Turnover Intentions of Information Technology Professionals

Fazendo um paralelo com os efeitos do Turnover com os recentes Layoffs, será que todo este movimento de demissões em massa na área de tecnologia não é um tiro no pé? Reduzir custos com funcionários da área de tecnologia, faz com que parte do conhecimento da empresa saia e faz com que problemas antes que poderiam ser prontamente resolvidos, demorem muito mais tempo para se resolver, além disso, o que dizer dos bugs que são gerados neste meio tempo?

Logo logo, vai precisar de muito mais profissionais da área de tecnologia, para reparar os danos causados pelos layoffs, um Turnover organizado pelas próprias empresas.

E se já estamos vendos os impactos iniciais disso?

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Me deu a impressão de uma análise superficial no artigo. E eu só poderia fazer uma assim também por falta de tempo e tanto interesse.

Boa parte das demissões que ocorreram foi para ajustar a imensa contratação que ocorreu durante a pandemia, que foi um erro. A maioria dos demitidos fizeram pouco, não influenciaram tão positivamente assim, nem tiveram tempo para produzirem algo tão revolucionário que vai fazer falta, e tiveram até a oportunidade de trocar algumas pessoas que não desempenham tão bem por novos melhores. E mesmo havendo erros, eles sempre aconteceram, contratar e demitir não é uma ciência exata.

É bom ficar claro que desde 2020 houve mais contratações que demissões nas principais empresas, e em empresas menores mal tiveram demissões de TI. O assunto gera mais burburinho que fato gerador importante. É fake news que as empresas estão menores do que estavam há 5 anos atrás e que quebraram sua continuidade. Se isso fosse verdade provavelmente o artigo teria mais sentido.

Quem demitiu mais que contratou em geral estava passando por uma crise, não tinha escolha.

De fato, o funcionário sair por conta própria é muito pior que uma demissão em massa nessas condições.

E claro que tem alguma verdade nisso. É óbvio que uma ou outra empresa cometeu um erro generalizado, mas não temos como afirmar quem.

Os próprios exemplos são mostra de tentar associar uma coisa que não tem relação com outra. O Stack Overflow por exemplo já tinha problemas antes, eu acho que sei porque, mas não vou falar publicamente, e tem alguma relação com o que está escrito aqui, mas não por massive layoff, que nem ocorreu de fato, teve uns poucos casos de gente que não tinham a importância que precisava, alguns talvez já deveriam ter isso, não por questões pessoais, ms o cargo já não fazia mais sentido nas mudanças ocorridas. Em muitos dos casos as demissões sequer foram de profissionais de tecnologia.

Acho que tem um caso aí de associar fatos completamente isolados e criar uma relação de causa e efeito.

Nunca se esqueça que estamos na era das fake news. Sempre existiram, mas nunca foi tão fácil e tão empolgante criar e disseminá-las, muitas vezes com a melhor das intenções. E a IA ajudará muito nisso. Precisamos nos atentar aos fatos. Nem sempre os temos, e costuma ser difícil escolher quais pegar e usar de forma produtiva para fazer uma análise.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

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E você assume o pressuposto de que todos os funcionários do layoff eram improdutivos a ponto de não fazer nenhuma falta ? Porque demorou tanto então esse ponto das empresas "acordarem" em relação a eles ?

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Não, mas parece que você assume coisas que não foram ditas.

Além de não ter demorando tanto, foram menos de 2 anos entre o início do processo de engordamento acelerado e os layoffs, e se contar do fim, foram poucos meses. Mas é preciso se atentar a tudo o que foi escrito para entender.

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Não, não assumo, por isso a pergunta pra tentar entender terceiras partes não ditas...

Mas entendo seu texto, você tem um ótimo ponto !

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Eu entendi o seu ponto e concordo em partes. O objetivo do post era provocar uma reflexão nesse sentido mesmo, todo mundo fala das causas que provocaram os layoffs: Desaceleração econômica, Inflação, Taxas de juros mais altas, Pressão dos investidores, Excesso de contratação durante a pandemia, realidade pós-pandemia, amadurecimento da indústria tech e o colapso do Banco do Vale do Silício.

Mas o questionamento que eu trouxe foi exatamente o que o Willian comentou: todos os funcionários do layoff eram improdutivos a ponto de não fazer nenhuma falta? Não são muitas as empresas que se preocupam com o gerenciamento da base de conhecimento, e mesmo com toda a cautela, a falta do profissional que atuava naquela posição não passa despercebido.

O fato é, quer queira quer não, os sintomas sistêmicos de um layoff para uma empresa são os mesmos do turnover (O efeito é causado não pela ação em si de turnover, nem pela ação em si de layoff, mas sim pela perca do contexto e do conhecimento do porque fazer, o que fazer e como fazer). Também, é falácia dizer que layoff corta custos, na verdade vai na contramão disso.

E por último, a provocação ao dizer E se já estamos vendos os impactos iniciais disso? vai no caminho de dizer que os serviços de tecnologia que hoje muito consumimos tem como matéria prima a mão de obra de cada desenvolvedor, o seu raciocínio lógico e maneira de pensar. Quando a matéria prima falta, ou quando a matéria prima é arranhada, um prejuízo é gerado para os consumidores. Se essa relação de layoff e problemas técnicos ou layoff e indisponibilidade de serviços terem realmente relação direta, você acha que isso apareceria em algum relatório público para investidores?

No final das contas, muitas das vezes é essa "gente que não tinham a importância que precisava" que é mandada embora em um layoff.

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Outra coisa que gostei nesse artigo em que citei, foi o comentário da Stacy Harrison: "Podemos não ouvir sobre todos os problemas internamente, mas isso não significa que podemos presumir que tudo está bem ou continuará bem." As vezes isso já o barulho que nunca vamos conseguir escutar.

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Em alguns casos sim, em outros não. O comentário é bom porque se não sabemos exatamente o que acontece de fato não podemos ficar falando que sabemos, porque isso é fake news. Que gera engajamento.

Podemos fazer uma boa análise. Podemos ver que tem uma empresa que investiu em uma barca furada monumental. Podemos ver o balanço das empresas e ver que estavam sólidas nos ganhos e agora melhorou mais ainda. Podemos ir atrás de muita coisa para fazer com que o fato apareça mais facilmente e de forma mais confiável. Mas não temos como provar nada com especulações. Especialmente as que pegam dados errados, que ignoram os números que são públicos.

Uma conclusão fácil é que contrataram demais na pandemia e não era para tanto, e demitiram uma parte dessas pessoas, não todos. As empresas estão maiores, mais fortes, com mais condições de produzir mais.

Problema internos é oque mais tem. Só quem nunca viu como é o ambiente corporativo não sabe como é.

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Ao meu ver, a Newsletter de hoje é muito relacionado ao que escrevi aqui

Grandes empresas de tecnologia, como Meta e Salesforce, estão tentando recontratar funcionários que demitiram no começo deste ano: o movimento tem sido impulsionado pela crescente demanda por profissionais de TI, especialmente em áreas como inteligência artificial. Especialistas, entretanto, recomendam que ex-funcionários questionem a empresa sobre sua estratégia de longo prazo e como não se encontrará mais uma vez cortando pessoal. As informações são do site Business Insider.