Me deu a impressão de uma análise superficial no artigo. E eu só poderia fazer uma assim também por falta de tempo e tanto interesse.
Boa parte das demissões que ocorreram foi para ajustar a imensa contratação que ocorreu durante a pandemia, que foi um erro. A maioria dos demitidos fizeram pouco, não influenciaram tão positivamente assim, nem tiveram tempo para produzirem algo tão revolucionário que vai fazer falta, e tiveram até a oportunidade de trocar algumas pessoas que não desempenham tão bem por novos melhores. E mesmo havendo erros, eles sempre aconteceram, contratar e demitir não é uma ciência exata.
É bom ficar claro que desde 2020 houve mais contratações que demissões nas principais empresas, e em empresas menores mal tiveram demissões de TI. O assunto gera mais burburinho que fato gerador importante. É fake news que as empresas estão menores do que estavam há 5 anos atrás e que quebraram sua continuidade. Se isso fosse verdade provavelmente o artigo teria mais sentido.
Quem demitiu mais que contratou em geral estava passando por uma crise, não tinha escolha.
De fato, o funcionário sair por conta própria é muito pior que uma demissão em massa nessas condições.
E claro que tem alguma verdade nisso. É óbvio que uma ou outra empresa cometeu um erro generalizado, mas não temos como afirmar quem.
Os próprios exemplos são mostra de tentar associar uma coisa que não tem relação com outra. O Stack Overflow por exemplo já tinha problemas antes, eu acho que sei porque, mas não vou falar publicamente, e tem alguma relação com o que está escrito aqui, mas não por massive layoff, que nem ocorreu de fato, teve uns poucos casos de gente que não tinham a importância que precisava, alguns talvez já deveriam ter isso, não por questões pessoais, ms o cargo já não fazia mais sentido nas mudanças ocorridas. Em muitos dos casos as demissões sequer foram de profissionais de tecnologia.
Acho que tem um caso aí de associar fatos completamente isolados e criar uma relação de causa e efeito.
Nunca se esqueça que estamos na era das fake news. Sempre existiram, mas nunca foi tão fácil e tão empolgante criar e disseminá-las, muitas vezes com a melhor das intenções. E a IA ajudará muito nisso. Precisamos nos atentar aos fatos. Nem sempre os temos, e costuma ser difícil escolher quais pegar e usar de forma produtiva para fazer uma análise.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).