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renant
1 min de leitura ·

No Say Hello! A Importância da Comunicação Eficiente em Conversas por Texto

Para quem, assim como eu, trabalha em uma equipe totalmente remota, é importante lembrar que nem todos estão disponíveis o tempo todo ou atentos ao chat.

Num dos lugares em que trabalhei, meu líder técnico colocava este site no status do Teams. O site é autoexplicativo, segue o link:

No Hello

Isso mudou minha forma de pensar e de muitas pessoas na equipe, tornando as respostas e perguntas mais rápidas e concisas.

Cumprimentos prolongados podem resultar em comunicação assíncrona, o que significa que a pessoa pode demorar a responder caso esteja ausente quando a mensagem for enviada. Isso pode causar uma espera desnecessária e, consequentemente, atrapalhar o fluxo da conversa. Em ambientes profissionais e situações em que a rapidez é essencial, é melhor adotar uma abordagem direta desde o início.

É claro que nunca devemos deixar de lado a cortesia e a educação. É válido enviar um "bom dia", "boa tarde", perguntar como a pessoa está e, na mesma mensagem, informar o que é necessário.

Vamos tornar nossa comunicação mais eficiente no home office.

O que vocês acham dessa dinâmica? Contem suas experiências.

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Pessoalmente, para comunicação escrita em ambiente profissional, concordo com a abordagem "No Hello" (que no fundo é o mesmo que "direto ao ponto").

Detesto quando a pessoa fica mandando mensagens picadas, quando poderia mandar tudo de uma vez. Não é raro eu estar respondendo a primeira, quando chega a segunda (e a terceira, quarta...) adicionando mais contexto, e aí eu tenho que recomeçar a digitar minha resposta.

Talvez seja algo cultural, de achar que ser muito direto é o mesmo que ser rude, mal educado, etc. Em algumas situações pode até ser mesmo, mas pra mensagens do trabalho, eu prefiro este estilo mais focado e com menos firulas.

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Onde eu trabalho a gnt usa o Discord, enquanto estiver aparecendo aquele "fulano está digitando" eu espero, pra então ler tudo e responder a pessoa kk

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Eu acho essa dinâmica fundamental em um ambiente de trabalho remoto, diria que além de ir direto ao ponto é necessário também saber formular bem a pergunta.

Com essas duas coisas acho que já se evita bastante tempo perdido e frustações na comunicação entre os envolvidos.

Geralmente algo como "Bom dia, tudo certo? {Mensagem desejada}" já cumpre o papel de ser educado sem deixar de lado a objetividade.

Para mim, pior que essas mensagens sem objetivo nenhum só aqueles que preferem fazer uma ligação por preguiça de escrever uma pergunta de duas linhas.

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Pior que ligação, só mensagem de áudio...

Não dá pra buscar, copiar trecho relevante pra anotar, etc. Nem pra ler depois serve, vc precisa escutar de novo (muitas vezes, tem que ouvir vários até achar o que precisa).

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Aqui onde trabalho no onboarding já falam sobre isso, geral remoto precisa ser assim mesmo! Comunicação assincrona precisa ser eficente, fora que muitas vezes você esta concentrado numa tarefa e recebe aquele "bom dia!" que te desconcentra, dai você fica aguardando mais 3 minutos com a pessoa digitando o que ela queria de fato. Muito improdutivo!

Outra coisa que eu particularmente faço é sempre mandar as imagens/prints acompanhados do texto explicando o contexto ou o que deve ser observado na imagem, e na imagem coloco setas ou seleciono o que merece destaque ali. Pra facilicar isso uso o ZoomIt da Microsoft pra desenhar/escrever na tela com facilidade.

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Não conhecia o ZoomIt, vou testar agora.
Sempre envio prints explicativos e elaboro bem a pergunta para evitar um ciclo de dúvidas.

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Quando eu trabalhava numa empresa BR e era Tech Lead/Arquiteto com muitas atribuições e responsabilidade, eu não respondia "Bom dia", "Boa tarde", "Oi Vinícius" e afins até que a pessoa dissesse o que queria dizer/pedir.

Engraçado que muita gente apenas não mandava mais nada e ficava por isso mesmo.

A pessoa tira o seu foco e não tem a decência de ser direto para minimizar isso.