Executando verificação de segurança...
4

Eu não gosto de boa parte do conteúdo que postam no TN, mas eu não posso controlar isso.
Vejo o TN como o Hacker News. Mas sem as cabeças que costumam circular pelo HN. Então isso se perde um pouco. Não sei se no Brasil o HN como cultura pode ser reproduzido.

Esse é, provavelmente, o ponto crucial da questão. Tenho algumas dúvidas sobre se existem pessoas o suficiente dispostas a discutir sobre isso em português, porque um ponto positivo de fazê-lo em inglês é que acaba juntando pessoas do mundo inteiro.

Acho que um dos pontos fortes do Hacker News é o seu visual simples e "antigo". Muita gente nova acaba querendo coisas bonitas e brilhantes, usando a tech stack do momento, falada pelos influencers mais populares etc. Eu só ouvi falar do Hacker News quando o Filipe começou a falar do TabNews e de onde vieram as inspirações, e o Hacker News tem muita coisa boa de diversas áreas diferentes.

Outro ponto forte provavelmente é o fato de ser antigo. Não sei por quê, mas me parece que usuários antigos e que ainda usam o Hacker News e Stack Overflow costumam ser "a nata da nata". Veja só um exemplo que segue nessa direção: o Hacker News tem um algortimo clássico que faz o rankeamento considerando votos apenas dos usuários criados antes de 13/02/2008.

A mudança de postura das pessoas é mais importante. Mas não tenho muitas esperanças. Essa coisa de curadoria/inteligência das massas até funciona um pouco, mas não funciona sempre.

Tem um livro que fala sobre isso: The Crowd: A Study of the Popular Mind. Foi publicado em 1895 e continua atual.

Carregando publicação patrocinada...
3

O Brasil é o país da gambiarra, né? As pessoas aplaudem o erro, glorificam o conteúdo raso e simplório.

Eu lembro quando estava em campanha para criar o SOpt, falavam que não ia dar certo que o gringo funcjonou porque não tem muitos brasileiros e os poucos que tem lá não agem como brasileiros. Fiquei bravo com essas pessoas. Elas estavam certas.

Acho que está certo que não ter espelhinhos ajuda muito espantar certos tipos de pessoas.

O HN é uma desgraça pra achar coisa boa. Tem muita, mas tá lá tudo enterrado. O C2 Wiki tá quase todo enterrado, não é fácil achar, o SEO dele está quase em zero, mas ainda acha mais fácil se souber fazer.

O SO foi abandonado pela nata da nata.

Eu preciso ler esse livro, mas acho que ele pode ter errado em muita coisa, só agora temos "provas" do que ele falou. Ou, tomara que ele tenha sido extremamente visionário.

2

Eu preciso ler esse livro, mas acho que ele pode ter errado em muita coisa, só agora temos "provas" do que ele falou. Ou, tomara que ele tenha sido extremamente visionário.

Eu achei a leitura um pouco difícil. O autor fala sobre como a imprensa estava causando uma mudança na opinião pública na época e dava vários exemplos sobre as multidões na Revolução Francesa, mas é possível traçar paralelos com a Internet nos dias de hoje e eventos políticos que causam grande mobilização.

Estava relendo minhas anotações sobre o livro e ele fala bastante sobre multidões com líderes, que não é necessariamente o caso aqui, e mencionei mais por conta do termo que você usou, "curadoria/inteligência das massas". Tenho uma citação do livro especial para compartilhar:

Em multidões, é a estupidez, e não a inteligência, que é acumulada.