Executando verificação de segurança...
3

É "saudável" utilizar frameworks de CSS como Bootstrap ou Bulma?

Olá! Me chamo Nicolas Pietro, e como sou um desenvolvedor front-end, costumo utilizar em grande quantidade frameworks que me auxiliam na construção do site (sobretudo aqueles que me ajudam a fazer de forma simples e rápida um sistema de colunas), aqui alguns que uso frequentemente: Bootstrap, Bulma, Popper...
Entretanto, surgiu em mim uma dúvida:

Será que é saudável abandonar tanto o CSS comum e adotar esses frameworks?

Partindo desta questão, pergunto a opinião de vocês:

  • É saudável deixar de usar o CSS manual em projetos mais padrões e apenas usar frameworks de CSS nestes projetos? Exemplo: Landing Pages, Portfólios...
  • É difícil ser contratado quem apenas tem conhecimento básico no CSS normal, mas tem conhecimento amplo nesses frameworks?

Conto com vocês para me ajudarem a sanar essas dúvidas!

Carregando publicação patrocinada...
1

Qualquer Framework tem seus prós e contras, uma coisa que escutei a muito tempo e que faz muito sentido para mim é:
Não se estiliza uma página no arquivo HTML, que é exatamente o que frameworks tipo Bootstrap propõe a fazer.
Isso quer dizer que é uma má prática usar Bootstrap e afins? Depende, para mim é uma má prática, pra maioria do mercado não é, com isso vem a pergunta mais correto que seria:
Devo aprender a usar Bootstrap?
Se sua intenção é conseguir uma vaga de emprego, deveria.
Hoje eu uso pré processadores que na minha opinião fazem mais sentido, outro ponto é que as pessoas estão aprendendo frameworks e esquecendo de aprender as linguagens e com os projetos escalando de forma violenta, fica muito difícil manter se não tiver uma estrutura muito bem pensada.

Eu acredito que para pequenos projetos, que você vai fazer, cobrar um valor ok e entregar para o cliente, até WordPress é válido. Para um projeto grande e complexo, acho que tem soluções mais inteligentes para manter esse projeto.

1
1

Pré processadores são "linguagens" que simplifica e deixa mais limpo o CSS com funções, variaveis e outros facilitadores que no final, é compilado para CSS puro.

Os mais conhecidos são Stylus, SASS e o LESS.

Por exemplo, você pode criar uma função com o padrão de box-shadow, então quando você for usar ele, pode só chamar a função, com isso, se em um futuro você precisar mudar e deixar esse box-shadow mais claro, basta mudar na função.

Vou deixar um exemplo simples aqui.

Arquivo SASS com variáveis e funções:

$textColor = #333
boxShadow()
    box-shadow: 0 1px 5px #00000010
defaultText()
    line-height: 1.5em
    font-size: 1.6rem

Arquivo SASS com o código "CSS":

.productBox
    width: calc(50% - 10px)
    boxShadow()
    p
        defaultText()
        color: $textColor

Arquivo compilado para CSS puro:

.productBox {
    width: calc(50% - 10px);
    box-shadow: 0 1px 5px rgba(0,0,0,.1);
}
.productBox p {
    line-height: 1.5em;
    font-size: 1.6rem;
    color: #333;
}

Com isso, você pode reaproveitar de forma muito fácil seus arquivos, lembrando que isso ai é um exemplo simples que não estou usando boas práticas e outras normas, é um exemplo simples para você entender um pouco do que é um pré processador.

1
1

Eu acredito que frameworks CSS são muito saudaveis sim! Pra projetos que precisam de velocidade de entrega, eles são escolha carimbada a bastante tempo. Óbvio que se você precisar desenvolver uma aplicação que você não quer que pareça um produto do Twitter (Bootstrap) ou do Google (MUI), você vai acabar recorrendo ao CSS ou a frameworks CSS utilitários como o UniCSS ou o Tailwind, então é mais sobre a decisão dos requisitos de desenvolvimento e de produto!

Respondendo sua segunda pergunta, acho que hoje em dia é um pouco difícil ser contratado sem saber um pouco sobre Bootstrap ou Tailwind, no mínimo.

2

Salve guilherssouza! Entendi perfeitamente o seu ponto de vista e adiciono: Não duvido que a medida que as tecnologias avançam e ficam cada vez melhores, surja mecanismos que facilitam a customização do layout para quem não gosta desse aspecto "Twitter" ou "Google". Inclusive, o próprio Bootstrap conta com ferramentas de customização utilizando scss.

1

Fala Nicolas, tudo bem? São 2 respostas para 2 perguntas:

  1. Na minha opinião, sim! Se o seu trabalho é Landing Page, Portfólios, sites de clientes (sem complexidade), acredito que o bootstrap (ou qualquer outro), seja o modo mais fácil e rápido que você terá.
  2. Até 5 anos atras, era o que você precisava. Hoje, como essa "avalanche" de novos desenvolvedores, as empresas estão pedindo cada vez mais para um cargo Junior. Entao, acredito que apenas CSS basico, você já não consiga algo.
1

Eaí Chernobyl! Obrigado por responder!

Em relação a resposta para a segunda pergunta - caso eu tenha um nível intermediário, as chances aumentam consideravelmente?

1

A questão aqui é: são projetos pessoais ou projetos profissionais?
Eu acredito que, em um projeto profissional, cabe muito mais você fazer algo fácil de manter e rápido do que considerar o próprio desenvolvimento pessoal.
Agora, para projeto pessoal, sempre uso ferramentas que NÃO cabem (Exemplo: fiz um site simples em MongoDB, e banco NoSQL não deve ser usado para coisas que não precisam) justamente pra aprender elas.
De qualquer forma, acho que vale aprender essas tecnologias pq são bem fáceis de entender.
Se gosta de CSS puro, começa pulando para pre-processadores, que TODO projeto profissional em equipe usa (SASS ou LESS, tanto faz).
Se não gosta de CSS, vá para as frameworks direto: Bootstrap, Tailwind.
Não são coisas difíceis de pegar, uma tarde de prática e você aprende.

1
1