Executando verificação de segurança...
2
phl13
1 min de leitura ·

Ajuda nos estudos para neurodivergente

Primeiramente bom dia (ou boa tarde/noite) para todos. Recentemente descobri o motivo de não conseguir prosseguir com projetos que eu quero e também a super dificuldade de concentração nos estudos que sempre me atrapalhou, o famoso TDAH. Tendo isso em mente, venho aqui neste grandioso fórum em busca da compreensão e sabedoria de vocês e faço a seguinte pergunta: você, que tem TDAH ou TEA ou algum transtorno que atrapalhe o seu raciocínio e estudos, como você se mantem focado pra estudar? Como manter a constância que é tão difícil?
Para completar, comecei o processo de terapia alguns meses atrás e mais recentemente estou indo ao psiquiatra e discutindo com ele sobre o uso de remédios para manter o foco e a concentração, nada decidido ainda. Agradeço desde já a participação de todos.

Carregando publicação patrocinada...
2

Acho que além de ir no psiquiatria a terapia é um processo essencial, quem vai dizer se deve ou não tomar o remédio é o psiquiatra. Na terapia recomendo uma abordagem de TCC que trabalha no âmbito comportamental, me ajudou muito a lidar com o TDAH.

2

Fui diagnosticado com TDAH e estou no espectro autista.
Cada pessoa funciona de um jeito, se você ainda não achou seu método de estudo, ou ainda não sabe lidar bem com seu transtorno, procure ajuda de um profissional.
1 ano de terapia funcionou mais para mim que mais de 20 anos tentando sozinho...

1

Primeiro, TDAH não atrapalha raciocínio e estudos, o que acontece é que você provavelmente está acostumado a raciocinar e estudar como neuroatípicos. Ou seja, você ainda não entendeu sozinho qual a sua própria forma de pensar.

E eu pessoalmente não recomendo remédios, porque TDAH não é uma doença, é apenas uma característica do seu cérebro que te faz pensar diferente. Mas claro que cada caso é um caso.

Eu recomendaria você ir atrás de entender mais sobre como funciona o cérebro de neurodivergentes, talvez procurar ver como pessoas neurodivergentes agem no seu dia a dia, para talvez te ajudar a entender mais de si mesmo.

Um exemplo de como você talvez possa usar a sua característica como Neurodivergente, é tentar fazer coisas no seu dia a dia que usem criatividade, ou que necessitem um pensamento mais complexo.

Geralmente pessoas neurodivergentes tem "dificuldade" nos estudos porque estudam de maneira errada, ou seja, da forma padrão que a maioria faz. Além é claro do tédio que pode vir por estar fazendo algo que não use todas as suas habilidades.

Um exemplo meio loko, as vezes para eu ler, eu acabo andando pela casa com o livro, para gastar minha energia andando e ao mesmo tempo lendo.

Ou por exemplo, jogar um jogo enquanto ouve um Podcast sobre algum assunto. Ou trabalhar ouvindo músicas como Rap, que tem bastante intelectualidade nas letras, o que pode deixar você mais na vibe para fazer coisas "chatas".

Enfim, tem diversas formas diferentes de você poder ser você mesmo, e não se sinta mal por ser diferente dos outros =)

1

Você realmente é hiperativo? Adultos geralmente desenvolvem TDA, a hiperatividade é um fator que atinge mais durante a infância. É preciso entender para tratar o que você realmente tem.

Leia este artigo

Quanto aos remédios, não recomendo! Mas caso esteja decidido, pesquise sobre a Bupropiona e converse com o seu médico. A bup é um antidepressivo leve que ajuda no tratamento da déficit de atenção (em alguns casos) e é menos danosa do que a Ritalina, Venvanse etc. Talvez por esses fatores ele libere para você.

Por fim, aceite a decisão do psiquiatra. O que ele disser é lei. As pessoas ultimamente parecem estar hipocondríacas, procurando sempre um tratamento para aquilo que não é preciso. Se ele não te medicar é por que você não precisa de medicamento.

dica: estude em lugares silenciosos, como em uma biblioteca! quanto menos distrações, maior o foco.

1

Cada pessoa é diferente, e muitas pessoas não usam algo adequado. Em alguns casos a pessoa até acha meio que por placebo que algo funciona, mas é curandeirismo. Então você precisa achar algo seu e com ajuda profissional, para ser algo sério.

Inclusive algumas pessoas têm diagnóstico errado e hoje muita gente só tem uma desorganização pessoal, mas tem o diagnóstico de algo sério, até porque é de interesse dos médicos fazer esse diagnóstico. Então técnicas simples podem funcionar para elas porque era só uma pessoa desorganizada.

A pessoa que tem um problema neurológico real não vai resolver nada por usar uma técnica qualquer. Algumas delas podem ajudar, mas ela precisa de mais que isso. E muitas vezes nem vai funcionar nada. É a triste realidade. E para alcançar o melhor resultado precisa de ajuda de profissionais competentes.

E cuidado com informações da internet. Aqui mesmo tem gente espalhando fake news (mesmo com boa intenção), embora a maioria esteja correta.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Eu não tenho TDAH, mas já trabalhei com 2 mulheres que tinham. O que uma delas me disse uma vez que funcionava para ela era tirar qualquer distração (como celular ou até mesmo música) e focar em trechos pequenos de um livro ou video-aula por vez.

Agora, a outra só conseguia tratar com remédios. Era do ponto de que era quase impossível explicar qualquer coisa para ela pois no meio da explicação ela já estava com a mente em outro planeta. Foi até hoje o caso mais notório de déficit de atenção que eu já vi na vida.

Então, dependendo da gravidade do seu transtorno (e quem vai saber dizer isso é apenas o médico), talvez só com remédios.