Executando verificação de segurança...
51

Como eu consegui dois empregos de dev com 1 post no Linkedin (sem experiência)

Este é o post original do Linkedin, olhe os comentários que o CTO da própria Buser disse a respeito do artigo:

Image for post

Eu não faço rodeios, então se eu fosse iniciante HOJE, e quisesse entrar na área o que eu faria?

Passo a passo, sem enrolação e sem rodeios, primeiro a prática, depois eu explico a teoria, bora:

Como funciona então um processo seletivo:

  1. Você se aplica a alguma empresa (geralmente enviando CV)
  2. Alguém lê, e se a pessoa julgar que você é o candidato ideal ela te chama para uma posterior conversa.
  3. Na conversa você "vende" as suas realizações e a pessoa ficar convencida, te contrata.

Baseado nisso, vamos começar.

Quero te perguntar uma coisa: Você usa redes sociais? se sim, quantos segundos você dedica a olhar cada postagem rolada? 1 segundo? 4 segundos? é rápido né? você não tem paciência... Então, se nem você doa 10 segundos do seu tempo para algum post, porque é que alguém do RH perderia 5 minutos lendo um currículo chato falando prolixamente "que você se formou em sistemas de informação numa uni-esquina qualquer do período de 2009 a 2015"? 😴😴

Eu focaria as minhas fichas em criar algo atraente em um primeiro contato, algo diferente de um CV convencional, mas contendo as mesmas informações.

Como? um PDF, feito no Google Slides ou Canva.

A primeira coisa vai ser você abrir um arquivo.txt e escrever em seu conteúdo:

  • Por qual motivo ela deveria me contratar?
  • Por quais razões eu mereço mais a vaga do que os concorrentes?

Escreva o conteúdo desse arquivo pensando: Como eu quero que a pessoa me enxergue? (ex: como autoridade em Python? JS? Como iniciante esforçado? Como Pessoa confiável? Como pessoa antifrágil? Como pessoa forte?)

Ok, terminado esse arquivo, procure alguém que tenha um celular com câmera boa, vá até uma parede de cor única e tire várias fotos fazendo várias poses, apontando e etc.

Agora vá no site Remove.bg ou o Trace e remova o background da foto com 1 clique.

Agora vá no Google Slides ou Canva e inicie um novo projeto.

Agora pegue o conteúdo do txt e tente encaixar com as fotos do seu rosto.

Coloque elementos da empresa também! fazendo paralelos com o que vocês estiverem em comum.

Ao final exporte via PDF e você terá um resultado assim (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PDF):

Image for post

Image for post

Image for post

Image for post

Image for post

Image for post

Image for post

Image for post

Image for post

Image for post

Image for post

Image for post

Ps: Todo mundo reclama que 'as empresas pedem experiência' então eu montei o perfil como se eu nunca tivesse trabalhado como programador antes, e o meu objetivo seria entrar na Buser (mas vale para qualquer empresa de tech), é assim que eu me venderia, eu venderia resultados, realizações, conquistas.

Foque em empresas e CEO's low-profile, você não vai conseguir atingir a Luiza Trajano fazendo isso...

Afinal, o que você quer gerar com tudo isso?

Queremos gerar a sensação de que nós nos empenhamos em criar algo personalizado para a empresa, e que não somos preguiçosos e nem nos falta esforço. Que apesar da falta de experiência o fit é perfeito, e que você vai dar 'tudo de si' para cumprir o que prometeu.

Ok, agora vem a parte técnica, empresa nenhuma quer ser sua babá, a responsabilidade da sua educação é 100% sua.

Eu faria o seguinte, olharia a stack (requisitos técnicos e tecnologias que eles usam) no site de empregos deles:

Eu faria todos os cursos da evolutio do Tony Lampada que é o CTO da empresa. Além de colocar os commits dessa jornada de cursos, eu responderia todas as dúvidas que as outras pessoas colocassem lá no fórum do curso.

Eu iria mais longe ainda e juntaria todos os amigos da faculdade para fazer o curso, enviaria um e-mail para os caras da Buser e falaria:

"Eu e mais 30 pessoas da minha faculdade estamos fazendo todos os cursos da evolutio para poder ter conhecimento da stack de vocês!

Queremos muito ter contato com o mercado de trabalho de 'verdade', podemos agendar um dia para conhecer a operação de vocês?

Força de vontade é o que mais temos, só precisamos de uma oportunidade para aprender com vocês, empresas de mercado, pois sabemos que a vida real é diferente dos hello-worlds-acadêmicos que fazemos na faculdade.."

Outras idéias:

Faria posts diários relacionados a Python e a stack deles (aqui eu te dou um monte de snippets ó), você pode usar o CodeCarbon pra gerar imagens de código e fazer pequenos posts explicativos de cada um deles.

Encheria meu Github de commit de código de Python.

Faria clone do CSS do site deles, simularia com Backend usando a mesma stack que eles usam nos job description e etc.

Você precisa de carteira assinada e experiência prévia para fazer isso? NÃO.

E depois de me vender e conseguir entrar na empresa sabe o que eu faria?

Under-Promise (pouca promessa) e Over-Delivery (muita entrega)

Eu demonstraria dia após dia que apesar de não ter uma inteligência fora do normal e nem ser o melhor programador do mundo, eu sou o cara mais esforçado que eles já viram em toda a vida deles.

Você que está lendo, só conseguirá sua oportunidade quando você souber para onde ir... Você só precisa de um objetivo certeiro, e direcionamento, e isso eu resolvo para você, é só clicar aqui que eu te mentoro, você topa?

PS: Não estou mais fazendo mentorias, mas deixei o material disponível gratuitamente para a comunidade no link acima.

Carregando publicação patrocinada...
2

Existe um movimento anti "Canva", anti "currículo criativo". A justificativa é que sistemas automáticos de sites de recrutamento não conseguem ler os dados. O que é mentira, meu currículo foi feito no primeiro momento no Adobe Illustrator, lia perfitamente o PDF, que foi gerado como texto e elemntos visuais, hoje gerei um arquivo HTML e sempre que preciso gerar o PDF uso a ferramenta de impressão em PDF do navegador, mas rápido para editar e mandar e não preciso da Adobe para isso. Claro, mas essa nem é a questão aqui.

Falo para todos: "a melhor hora de entrar na área é fazer um estágio ainda na época da faculdade, por dois motivos. 1. empresas grandas são obrigadas por lei a ter um X de estagiários baseados no número de funcionários. 2. essas empresas recebem benefícios fiscais por contratar estagiários". Por esse motivo nunca falta de vaga de estagáio para quem esta estudando. Claro, nem todo mundo pode fazer estágio, eu não tive essa chance, mas já trabalhava como técnico em informática, então de técnico para programador foi preciso só um pouco de conversa na TI.

Suas dicas foram exatamente o que eu faço:

  • conhecer a empresa na qual quer trabalhar
  • mandar um currículo de acordo com o que esperam (sem mentir)
  • ter um portiflio, por menor que seja, mas que seja algo a apresentar e minimamente bem feito (nada mediocre)

Esse PDF então, que coisa mais linda! Estourou a boca do balão.

Agora falta só a parte 2. Como se portar na entrevista!

Me deu ideia para um post aqui no Tabnews!

1

Me identifiquei, me formei técnico em informática no ensino médio e seria muito legal um artigo contando sua trajetória e com dicas pra quem procura uma primeira oportunidade na área.
Muita massa!

2
1

Fico muito feliz em ler isso Bruno! é engraçado que quando recebi a notificação de que alguém comentou, eu sempre espero por críticas de haters 😂. Eu lembro que eu postava um monte de coisas em grupos de facebook e só tomava pedrada.

Anyway, que bom que abriu sua mente, no link do meu instagram tem um monte de histórico dos stories da minha mentoria antiga, talvez te dê mais idéias.

Eu não uso mais redes sociais, por isso abri todos os meus materiais e deixei pra comunidade.

Abraços.

1

O que eu posso falar? Simplesmente ESPETACULAR!! Me virou uma chave, me deu ideias, reanimou minhas esperanças e me deu uma nova direção para um caminho que parecia fechado ou muito difícil. Deixo aqui meu muito obrigado! 👊👊

1
1

Nem tô atrás de emprego, mas amei o post e achei genial! Se eu não esquecer esse post e ele não morrer, eu vou com certeza aplicar isso quando a minha hora chegar!

1

Quando acho que eu estou indo bem no marketing, vem alguém como vc para rapidamente me mostrar como se faz.

Estou com projeto de redes sociais e personal branding para 2023. Tenho certeza que seu post será analisado e utilizarei muito de inspiração haha.

1
1
1

Wow! Até eu fiquei empolgado lendo o post! E olha que sou dev e não do RH kkk
Obrigado pelas dicas, sou dev front e estou me empenhando pra futuramente conseguir uma vaga de GE na Crytek, uma empresa que sonho trabalhar. Voce acha que essas dicas servem também pra vagas internacionais?

2

Cristiano, hoje eu trabalho numa empresa gringa, e inclusive sou responsável por avaliar novos candidatos 👀

Mas é difícil separar o que eu acho como indivíduo, do que o mercado acha, então o que vou dizer é o que eu presumo do que funcionaria mais na visão do mercado.

Vagas internacionais geralmente cobram mais por experiência do que por narrativa, no caso do meu texto, foi mais focado no mercado brasileiro, que tem mais déficit de profissionais (e também déficit de gente que saiba “se vender”).

Eu acredito que no mercado internacional, você deveria focar em duas coisas: Hard Skills e Inglês.

Pra ser sincero, é mais fazer esse arroz com feijão e ser um pouco mais “sério”, o jogo do meu post é um pouco mais arriscado, e exige você ter uma certa nuance da linguagem para conseguir chamar a atenção do RH, já na gringa, eu reparo que os processos são mais padronizados, no sentido de você se aplicar, eles analisarem o currículo e chamarem para uma conversa (mas sem muito fru-fru e isso difere bastante do que eu coloquei no texto), porque conseguir essa conversa não é difícil, mas alinhar o que eles querem frente ao que você entrega é.

Então, nessa conversa não importa muito você “se vender”, porque gringo não gosta de papo, ele gosta de realização e de objetividade. Então, eu focaria mais em mostrar qualidades técnicas e também que seu inglês é flexível e suficiente para você conseguir mandar bem no trabalho, ou conversar com algum cliente, por exemplo.

Mas não existe fórmula secreta, seria o mesmo de eu te dar dicas de relacionamento, cada pessoa tem uma forma de se conquistar, o mesmo acontece com as empresas, então a melhor forma é estudar o que a empresa pede, em que tom ela conversa, o que ela valoriza mais, e tentar conectar esses pontos às suas realizações, e nesse sentido sim o texto pode se encaixar melhor em como você vai ser assertivo para demonstrar isso.

1

Obrigado pela resposta. No momento eu to mandando bala no meu inglês, já dá pra conversar e sou fluente em leitura, mas no dialogo sofro as vezes. Novamente valeu pelas dicas!

1
1

Eu estava com bloqueio criativo, "como posso provar meu valor e as coisas que aprendi?" e você girou uma chave na minha cabeça.
Simplesmente incrivel!

1

Valeu Hélio!

Pois é cara, as vezes é só mudar o tipo de narrativa para falar sobre uma mesma coisa, tem um vídeo muito bom que é exatamente sobre isso, dá uma olhada aqui, é um rapaz que dá cantadas falando da profissão como se fosse algo incrível quando na verdade são profissões simples kkk

As vezes, é exatamente isso que pode te diferenciar e mostrar que você pensa de maneira não usual sobre as coisas, e já demonstra uma soft skill importante antes mesmo de ser contratado.

1

Legal seu post, porém tem que ter cuidado com a energia gasta, não estou querendo dizer que não deve usar tua energia, mas a intenção pode passar a mensagem errada. Passar a mensagem que você é o cara mais esforçado do mundo pode elevar as expectativas dos contratantes e da vaga, e no primeiro vacilo que você der (e esse dia vai chegar), alguém pode falar: "Você não é o esforçadão?" ou "Cade o melhor desempenho da empresa?".

Portanto, é importante manter uma perspectiva saudável e não colocar pressão demais em si mesmo ou deixar que as expectativas dos outros sejam muito altas. Isso pode evitar que você se sinta sobrecarregado ou desapontado com eventuais falhas.

1

Concordo total! Na verdade o post é propositalmente bastante exagerado, é mais uma forma de elucidar outras características do meu perfil, ao invés de focar nas hard skills que eu teoricamente não teria caso fosse minha primeiro busca por emprego.

Fiz isso de propósito, porque no meu caso seria algo que eu apostaria, e que em teoria eu conseguiria suportar, mas é algo específico de mim.

Todas as grandes promessas tem que serem seguidas de grandes entregas, e acredito que quando você exagera na venda você tem que ter capacidade de entrega.

Mas o outro problema são as pessoas que exageram no contrário, quando não falam absolutamente nada de bom sobre elas mesmas, ou que não arriscam absolutamente nada com medo de não suportarem.

Eu prefiro seguir pela primeira linha, mas é uma escolha individual minha, que obviamente vai de cada um seguir com o que melhor se adeque ao que ela se sinta mais confortável com.

Mas valeu pelo comment, super pertinente o que tu disse 👊🏼

1

Eu estava sem tabcoins, então vim aqui agradecer responder justamente pra somar nesse post.
Eu não sei se você tem CRM, mas fez uma cirurgia perfeita no ânimo da galera, parabéns.

1

Caraca mano, tu foi ousado pra caramba, mas essa estratégia fez vc tirar o recrutador da mesmice de sempre, vc estudou tudo sobre a empresa, fez algumas piadas ali que com certeza o cara que leu riu pra caramba, vc simplesmente quebrou a rotina enfadonha de ler cv's chatos kkkkk, que da hora mano, eu agradeço por esse conselho e diferente, eu vou tentar aplicar essa mesma estratégia mais pra frente, ja estou até salvando o post, mas cara eu li, eu simplesmente parei de fazer tudo que eu estava fazendo e li, foi sensacional...

1
1
1
1
1

[Save] Cara, muito obrigado por compartilhar isso. Estava focado em aumentar minhas experiências mas não estava sabendo como apresenta-las. Conteúdo de grande valor!

1

Que massa que você curtiu Vinicius! Legal, só não copie minhas piadas ruins pode ser que o RH não tenha o mesmo tipo de humor non-sense que eu tenho 😂 mas de resto as idéias são válidas, tente demonstrar características que te favoreçam e que te faça ser um "resolvedor de problemas da empresa" e não um "me dê uma oportunidade to desesperado por favor tenho boletos me ajude", porque a empresa provavelmente já tem problemas demais, ela só quer alguém que a ajude a resolvê-los e não alguém que traga ainda mais dor de cabeça, saca?

Grande abraço.

1
1
1
1
1

Que aula! kkkkk eu já estou no mercado e entrei nele de certa forma fácil nele devido à ajuda da minha faculdade, inclusive quem for de são paulo recomendo sptech eles tem uma visão diferente sobre o ensino, mas eu não vim escrever sobre isso agora kkkkkk o que eu iria falar é que se eu não tivesse essa ajuda para entrar no mercado eu não sei bem como eu estaria de fato você é muito criativo e desenrolado, mas eu já sou muito tímido e sem tanta criatividade para fazer algo assim, e como eu, deve haver muitas pessoas ótimas tecnicamente, mas péssimas de se vender. Por mais conteúdos como o seu parabéns.

1

João, sei exatamente do que você está falando.

Já contratei dezenas de pessoas com esse mesmo perfil introvertido gordinho-lolzeiro-que-mora-num-porão-odeia-conhecer-gente-nova-e-vive-de-pizza 😂 e entendo a dificuldade de se vender.

O texto é obviamente meio exagero, mas as idéias podem ser aplicadas até por quem não consegue falar muito bem.

Digo isso, porque a principal dificuldade de algumas pessoas, é serem “notadas” em um primeiro momento, porque elas fazem as mesmas coisas, falam as mesmas coisas, seguem os mesmos padrões e depois reclamam que são injustiçadas por não “conseguirem uma primeira vaga“, e o ponto é exatamente esse, para fases de processos seletivos onde você ainda não precisa se expressar verbalmente, ou aparecer o rosto, você pode montar uma narrativa mais interessante sobre você mesmo.

Eu acho mais fácil se vender via texto, já que você pode pensar, analisar, trocar as palavras, pedir feedbacks, rever novamente, do que falar algo de bate pronto, como em uma entrevista.

Em resumo acredito que ainda que alguém seja vergonhoso, aplicar narrativas que sejam mais interessantes e que te destaque da multidão pode valer a pena, ainda que o perfil de pessoa seja mais introspectivo.

1

Sensacional, Paulo!! Eu estou tentando fazer algo diferente também para ser visto de primeira pelas empresas, um site currículo.

Ainda estou trabalhando na ideia, mas essa forma de se mostrar para as empresas eu vou aderir, estou em busca do meu primeiro emprego!

1

Eu ri muito de tudo, mas não por que achei ridículo, na verdade acho que é a primeira vez que vejo algo assim kkkkkkk e é simplesmente incrível.

1
1
1

Ahhhhhh moleque brabo.
Acredito muito em fogo nos olhos e determinação focada isso faz toda a diferença.
Algo que precisa também ficar claro e isso não é jogar areia é maturidade de vida, após toda essa determinação e um viés diferenciado e ousado é preciso mostrar serviço a partir de um conhecimento prévio que você já precisa ter e não é conseguir na hora, pelo fato que a sua forma arrojada gerou também alta expectativa. Logo não dê o tiro no pé.

1
1