pera, você descreveu vários papéis diferentes ai...
analista de negócios, designer, front end, back end, qa..
qual sua real especialidade ou a tecnologia que domina melhor?
pera, você descreveu vários papéis diferentes ai...
analista de negócios, designer, front end, back end, qa..
qual sua real especialidade ou a tecnologia que domina melhor?
Eu faço tudo que descrevi, minha especialidade é tudo isso ae, eu trabalho em programação com Angular, Node, Hyperledger Fabric, Docker, más isso é só parte de código, o restante que descrevi ali eu faço também. Ah, e tudo que faço (código) é em Type Script.
Vc pode fazer tudo isso, mas não tudo sua "especialidade"
Vc mesmo perguntou se pode ser considerado "dev fullstack jr", logo, vc é dev
Naturalmente, em muitas empresas, dev precisa lidar com tudo isso
Meu conselho inicial seria, foque em um lado do desenvolvimento para ser de fato muito bom naquilo (backend ou frontend) e tenha noção do outro.
Assim vc pode se posicionar melhor no mercado.
Na minha opinião, sequer deveria existir Fullstack JR
JR está começando, aprendendo.
Já é difícil ser bom (de verdade) tanto no back quanto no front quando se tem experiência, quanto mais sendo Senior.
Eu sugiro vc se aprofundar em um tendo uma boa noção do outro (para ter flexibilidade quanto as vagas que pode aplicar)
Se vc já foca em ser fullstack desde o início, corre risco de não ficar realmente bom me nenhumd os dois, apenas ser mediano em ambos.
Faz muito sentido a resposta, obrigado pela dica. Irei aprofundar meu conhecimento no front end, que é onde mais estou me desenvolvendo, e continuar estudando oque for necessário para meu trabalho na parte back end, eu pretendo futuramente ser um arquiteto, quero fortemente seguir a carreira de arquitetura de software, quando eu me sentir muito bem com o front end (conhecimento pleno pelo menos), ai vou atrás de me aprofundar no back end, acredito que daqui 2 anos vai ser legal seguir esse caminho.
Que tipo de Arquiteto vc quer ser?
Pergunto pq em geral as posições de arquiteto exigem muito mais conhecimento de backend do que frontend.
Na real acho que nunca vi um Arquiteto Frontend. É sempre alguém experiente, com background forte de Backend e talvez conhecimento básico de frontend. Ele conhece bem do deploy pra frente, decidir por exemplo por mobile ou web, web estático ou web ssr, deploy num S3 na AWS, CDNs, etc. Mas não manja mto de React por exemplo. Ele delega isso para os devs Seniores.
Esse é o perfil que eu mais vejo por aí.
Como backend vc naturalmente se aproxima mais de um Arquiteto. Se preocupa mais com performance nas interações com a rede, bancos de dados, etc. Docker, Kubernetes, Microserviços, API Gateways, Serveless...
Em geral frontend se fecha mais na aplicação em si, consumo de APIs, UX...
Vc pode focar os próximos 11 meses em virar de fato um dev backend a depender do seu objetivo. Imaginando que vc já tem a base de programação que é indiferente a back ou front.
Vou te falar que front-end ultimamente tá se ligando muito mais com questões de performance, Edge, serverless e derivados do que antigamente. No ecossistema React eu vejo isso acontecendo cada vez mais, principalmente com as inovações da Vercel puxando o carro.
Talvez um arquiteto de perfil front não seja uma visão recorrente hoje, mas no futuro, quando o OP chegar nesse nível, isso mude.
Sim, eu vejo isso
Porém eu não vejo um "Arquiteto Frontend" se formando, eu vejoa mais o Arquiteto que já existe, cujo background mais forte é backend buscando conhecimento especificamente nessa parte da arquitetura "externa" da aplicação, deploy, etc, não necessariamente dominando o desenvolvimento frontend
certo, nesse caso vai buscar vaga do que exatamente? angular, node, fabric, dev ops...
foca na parte que mais domina e vai pra cima!
Olha, seria uma vaga de programador full stack, que trabalhe com Angular e Node, seria algo nesse sentido que estou buscando, más minha pergunta foi pelo seguinte, sei que back end tem muita, mais muita coisa para se aprender, o front eu me considero um Jr, más o back, eu só crio funções para conectar com o postgres, funções para conectar com o fabric (blockchain), ou seja, eu literalmente só crio as rotas, funções e é isso, por isso que não sei se de fato sou um full stack ou não, visto que é meu primeiro emprego na área.
Pela sua descrição do que faz no back, definitivamente não é fullstack.
E nem chamaria nenhum JR de fullstack na real.
Vc sabe fazer o mínimo de backend que vc precisa para o projeto no qual vc trabalha.
Às chances de, em uma nova oportunidade, as tarefas de backend poderem ser resolvidas desse mesmo jeito são mínimas.
Se te pedirem o mais "comum" hoje em dia no backend, vc sabe fazer? E quando digo é saber de fato o que tá fazendo, não abrir um vídeo no youtube agora e reproduzir o que o autor do vídeo faz.
Ex:
Criar uma API Rest seguindo algum padrão bem conhecido de arquitetura (ex: http controller > service > db repository), connectada a um banco SQL qualquer com testes unitários cobrindo 85% do código.
https://roadmap.sh/backend
Compreendo, de fato eu sei muito pouco de back end, acredito que teria que aplicar para vagas de front end Jr então, obrigado pelas respostas galera, está ajudando muito!
Full mano, é o que faz tudo hahah!
acho que nao pegou a minha pergunta...o cara faz tudo, beleza.
o que ele REALMENTE faz bem?
dificilmente o cara vai atuar em todos esses papeis ao mesmo tempo sempre, precisa focar. ou vai virar um profissional pato
Então foi brincandeira kkk, quis dizer que "full" é o cara que faz tudo, desde design a backend. Um faz tudo na empresa