Executando verificação de segurança...
10
Carregando publicação patrocinada...
4

Lua foi feita exatamente para isso mesmo, ser uma linguagem de script, linguagem de cola. Lua é muito rápida(isso entre as linguagens de script mais rapidas), Lua tem uma ligação com C muito forte, e é muito pequena! muito mesmo.

Do ponto de vista de sua engenharia, Lua é uma perfeição em código. Cada linha C do codigo Lua é feito exatamente para está alí, não tem um byte solto, é perfeita. Mas desde seu surgimento lá na puc, ela já era isso mesmo, uma linguagem pra ser embutida em aplicações.

Ela é fraca? Não! Lua tem frameworks web, tem o torch para IAs, tem tudo que outras linguagens tem, compete no mesmo nivel com muitas outras, mas é isso. Ela é o que é.

Se sente falta de algo, faça! Lua pode construir qualquer coisa que outra linguagem faça, e muitas vezes, até melhor. Mas leve sempre em consideração que ela é uma linguagem de script e que talvez nunca vai engatar como Python ou JS.

Meu palpite é que python e js deram sorte, e apenas isso. Podia ter sido Lua, podia ter sido qualquer outra linguagem moderna de sintaxe facil, mas essas vieram primeiro e tomaram espaço no mercado.

3

Até era mas apareceu Python e atropelou.
Acredito que para voltar a se destacar Lua tem que fazer o mesmo que Python, ou seja, ser ou fazer um ótimo wrapper do Fortran.
Poderia também se inspirar na linguagem de script do Autohotkey, tem umas coisas muito legais.

1

Python não "apareceu".
Python é uma linguagem antiga. de 1991. É mais antiga que Java.
Uma linguagem com mais de 30 anos nāo "apareceu". Ela está aí há muito tempo!

2

Muito simples.

Tecnologias, (inclusive linguagens de programação) não se popularizam por méritos técnicos. Elas se destacam por marketing.

Os criadores do Lua, embora tenham acertado quase tudo do ponto de vista técnico, nunca acertaram em quase nada nestes outros termos.

0

Porque simplesmente não é uma linguagem relevante, maior caso de uso da linguagem é servir para scripts de extensão, exemplos: scripts extensão de features no neovim, criação de plataformas no roblox, e o cenário mais utilizado da linguagem é scripts para estender features de cheat para jogos. Maioria dos cheats para jogos tem uma TAB de scripts e geralmente a linguagem escolhida é lua, o desenvolvedor escreve o cheat em C++ e gera bindings para a linguagem lua, assim os usuários fazem scripts e conseguem estender/adicionar features ao cheat.

exemplo

1

É engraçado em como você começa falando que Lua não é relevante, mas depois dá exemplos em cenários em que ela é relevante e protagonsita indiscurivel. Não entendi. E vai muito além de cheats. Lua é sempre relevante quando você quer embutir habillidade de script em outro programa. E não se engane. O maior caso de uso de JS é o mesmo, "scripts de extensão", só que para o navegador.