Qual linguagem de programação você deve usar
Opa pessoal, tudo bem?
Podem me chamar de Nigro, eu sou desenvolvedor faz 3 anos e decidi escrever isso hoje para discutirmos sobre um "problema" que todo mundo na área chega em algum momento: Qual linguagem de programação eu devo usar?
Vou ser 100% sincero com vocês, eu pessoalmente ainda sofro bastante desse problema, mas acho que tenho uma opinião minimamente concreta sobre isso.
A linguagem é uma ferramenta
- Quando você precisa fixar um prego em materiais como a madeira, a melhor opção seria um martelo.
- Quando você precisa apertar algum parafuso, a melhor opção é uma chave de fenda ou furadeira.
Você até consegue usar uma chave de fenda e bater com tudo no prego, ou usar o martelo para apertar o parafuso. Você usa a melhor ferramenta disponível para cada caso.
O que eu acho que programadores estudam
Na minha opinião um programador não aprende linguagens como Python ou C#, ele aprende a lógica. Você precisa usar uma ferramenta para um trabalho.
Hoje em dia tem várias opções, algumas mais fáceis e outras mais difíceis de aprender. Saiba pelo menos o básico que o resto vai que nem água. Aproveite que hoje em dia tem todas essas oportunidades e você não precisa escrever em assembly.
Essa linguagem é mais rápida que essa
Na maioria esmagadora dos casos, isso não vai importar em nada. Esses milissegundos de diferença não vão mudar nada. Você escrever um código bem feito em Python pode ser mais rápido que um código mal feito em C++. Aprenda a lógica e a estrutura, não as linguagens.
Considerações finais
Eu sei que eu disse que é melhor usar a melhor opção para cada ocasião, mas calma.
Eu imagino que ninguém queira trabalhar como desenvolvedor na rua com fome e desempregado, né?
Então use a linguagem que você mais gosta ou prefere.
Não adianta você usar a melhor opção se ela é difícil e você não sabe nada sobre ela, escolha alguma e vá até o final.
Exemplos:
- Angry Birds foi feito com Lua, linguagem interpretada feita aqui no Brasil na PUC-Rio.
- Project Zomboid foi feito com Java.
- Minecraft foi feito com Java.
- Apex Legends é programado em uma linguagem interpretada chamada Squirrel.
- O código de Undertale é horrivel.
- AWS, Cloudflare, etc usam Javascript em seu backend.
Qualquer pessoa que tente refazer o Minecraft em outra linguagem vai ter um jogo muito mais rápido e com um desempenho muito melhor. Você conhece algum "Minecraft mais rápido" famoso? Ou algum "Apex Legends que não seja pesado"? Alguma "AWS mais rápida"?
O que eu estou querendo dizer é: termine o seu projeto, quem vai usar são os clientes e eles não ligam para os 10ms de atraso, o uso alto de RAM ou o código espaguete. Faça algo bom.
[!] Isso é a minha opinião, vocês estão convidados para discutirem sobre isso no post :)