Interessante post, mas deixa a deseja em algumas coisas, na minha opinião, as quais irei pontuar aqui:
- Como o @pedrohaveloso já falou em seu comentário, a própria Mojang refez o Minecraft em C++. Podemos argumentar quanto ao quesito bugs, já que com certeza essa versão os tem bem mais, mas definitivamente também possui mais desempenho, o que ainda é uma reclamação constante na edição original. Na sua reposta dada ao comentário, você disse que a versão Java continua sendo a queridinha de comunidade, mas isso é uma visão de dentro da sua bolha. Na realidade, a versão Bedrock é a mais jogada justamente pelo seu porte de C++ conseguir atingir várias plataformas além de PC. Por fim, a razão de parte da comunidade do PC ainda preferir a versão Java, é por ser um público mais antigo e que entende as diferenças entre os jogos, como por exemplo não precisar pagar por um mapa, skin ou mod na loja.
- Sua afirmação em relação à linguagem Squirrel me deixou bem intrigado, então fui dar uma olhada do que se tratava mais afundo. De fato a linguagem é usada no jogo, porém com dois detalhes importantes: (i) a engine do jogo é uma versão modificada da Source, que por sua vez é escrita em C++, o que certamente justifica melhor como um jogo daquele porte seja performático; (ii) a linguagem, apesar de ser interpretada, tem a proposta de "ser uma linguagem de script leve que se encaixe nos requerimentos de tamanho, uso de memória e requisitos de reposta em tempo real de aplicações como jogos" (Squirrel (programming language)), nesse caso ficando claro que não é uma linguagem de script qualquer, e sim uma com foco justamente para o que está sendo trata.
- Por favor, colocar um link de onde foi retirada tal informação quando estiver escrevendo alguma coisa.
Quanto ao resto do exemplos dados, não tenho proficiência para falar e também não tenho interesse de pesquisar, por isso não possuem comentários.
Claro, entendo seu ponto de apenas escolher uma linguagem, independente de qual, e fazer o trabalho, o que definitivamente é válido para quem programa por hobby ou é iniciante, e busco aqui somente elencar alguns pontos a serem analisados.
Por último, o que eu tenho a dizer ao que imagino que seja o público alvo do post (programador por hobby ou iniciante): se já possuem alguma visão de que carreira quer seguir na área de tecnologia, busque entender quais ferramentas e linguagens são utilizadas e as aprenda. Se você quer ir para área de embarcados, por exemplo, não ache que você conseguirá ficar muito tempo fazendo coisas em JavaScript e Python, e evitando programar tendo que gerenciar memória em C/C++/Assembly, porque não é sempre que você vai ter um hardware suficientemente poderoso para rodar um sistema operacional e interpretar seu código. Se quiser ir para a área de áudio ou gráfica, provavelmente terá que usar C ou C++. Se quiser ir para web front-end, tem que saber JS/TS e ponto. O mundo de programação é enorme e com certeza não consigo citar todas as possibilidades aqui, por isso: pesquisem, tenham foco e estudem constantemente.