Executando verificação de segurança...
37
name
13 min de leitura ·

🔐 Existe algum app realmente perfeito para a privacidade? 🔐 [ 4ª ATUALIZAÇÃO ( Discord ) ]

ESTA THREAD ESTÁ SENDO CONSTANTEMENTE ATUALIZADA, VOLTE PARA VER AS ATTS
AGRADEÇO TODO UPVOTE!

| Privacidade 🔐

Hoje em dia, a busca pela privacidade na Internet vem aumentando cada vez mais, explicando o sucesso de muitos projetos como Telegram, Signal, Brave, etc. Todos estes, alegam respeitar a privacidade do usuário ao máximo, e principalmente os navegadores, de proteger o usuário contra possíveis ameaças. Porém, será que tudo isso é verdade de fato?


| Entendendo 🔎

Nesta thread, iremos usar como exemplo da segurança da privacidade do usuário os populares navegadores.

Não é novidade que atualmente as empresas exploram todas as possibilidades quando o assunto é te espionar e usar todos seus dados a favor delas, grandes exemplos são os aplicativos da rede Meta, TikTok e dezenas de outros aplicativos/sites. Com essa dor na comunidade, muitos projetos vem com a missão de cuidar da privacidade do usuário e a proteção de seus dados, mas será que isso de fato acontece? Iremos ver isso em alguns exemplos nessa thread e conferir em cada aplicativo popular usado hoje em dia se a privacidade é respeitada da maneira correta, vamos lá?

Lembre que não quero convencer ninguém de parar de usar nenhum aplicativo, eu por exemplo, utilizo o Brave e o aprovo muito como navegador, porém, apenas quis trazer alguns fatos sobre o cuidado com a privacidade dentro de vários desses apps utilizados hoje em dia.


| Seções 🔗

NAVEGADORES
Brave

| Brave 🦁

Nível de privacidade relativamente boa

Navegue com privacidade. Pesquise com privacidade. E livre-se da Big Tech.

De fato, o navegador Brave, vem com várias soluções para o usuário que procura privacidade, como um AdBlock embutido e bloqueador de rastreadores, porém quando se realmente trata da privacidade dentro do navegador podemos ter alguns questionamentos.

> 1°

O Brave utiliza auto-updates e verificará se há atualizações toda vez que você o executar e você não pode evitar com que isso aconteça. Você deve estar se perguntando agora: quais são os problemas de atualizações automáticas? Elas geralmente chegam para que algum problema seja arrumado e muitas vezes melhora a segurança, né?. Você não está errado, diversas atualizações realmente vem com o intuito de dar mais um up na segurança deste. Porém, o auto-update, deve ser algo totalmente da escolha do usuário, visto que muitos aplicativos podem utilizar disso para implementarem funções muitas vezes indesejadas pelo usuário.

> 2°

Durante a execução, o Brave fará muitas solicitações ao domínio p3a.brave.com como telemetria. Eles alegam que armazenam os dados coletados por vários dias. Essa função pode ser desativada nas configurações de privacidade do Brave.

> 3°

O Brave agora tem um novo recurso semelhante ao Firefox Pocket chamado Brave Today. Se você não sabe o que é o Firefox Pocket, ele é basicamente um feed de notícias que é mostrado em todas as abas em branco. Esse recurso que o Brave possui envia muitas solicitações aos servidores do Brave, o que pode ser indesejável para uma parcela de usuário. Há um tempo já foi algo que não era possível de ser desativado, hoje em dia é.

> 4°

O Brave usa o SafeBrowsing. É um recurso que tenta "proteger" o usuário de sites e extensões potencialmente inseguros. No entanto, ele envia solicitações para buscar as informações necessárias. O SafeBrowsing do Brave é desenvolvido pelo Google. Outra coisa que pode ser indesejável para uma parcela de usuários. Isso pode ser desativado também nas configurações de segurança do Brave.

Vale ressaltar que diferente de muitos browsers, o Brave quase não tem problemas com privacidade, apenas os que eu listei e eu não considero elas ofensivas para o usuário comum.

Opera / OperaGX

| Opera / OperaGX 🎮

Nível de privacidade consideravelmente ruim.

Mais rápido, seguro e inteligente

O Opera é um navegador que vem se tornando muito popular tanto entre os gamers quanto na comunidade da internet em geral, muito por conta de sua propaganda forte. Porém será que ele também é assim em questão de privacidade? Vamos ver alguns pontos a serem questionados.

> 1°

Assim que iniciado o Opera realiza em torno de 83 requests não solicitadas

Opera1

Por padrão, ele espiona toda a sua navegação. Trabalha em estreita colaboração com anunciantes e rastreadores. Ele é integrado ao Facebook/Meta, um dos maiores violadores de privacidade do mundo. Tem o Google como mecanismo de pesquisa padrão. E além de tudo seu código é de fonte fechada.

> 2°

O Opera também realiza requests de geolocalização.

Opera2

> 3°

Sempre que você visita um site, o Opera faz uma solicitação como esta para verificar se ele é malicioso. Portanto, está literalmente espionando todo o seu histórico de navegação. ( Isso pode ser desligado nas configurações de segurança do Opera. )

Opera3

> 4°

O Opera tem um botão do Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram na barra lateral esses aplicativos fazem parte de uma das organizações mais anti-privacidade que existem.

> 5°

O Opera também tem uma lista de "parceiros", nestes estão os sites que estão no SpeedDial por padrão. Se você clicar em um deles a partir daí, eles saberão que você os visitou a partir do Speed Dial do Opera. Essas solicitações também incluem IDs de usuário exclusivos.

Firefox

| Firefox 🦊

Nível de privacidade um pouco ruim.

Nenhuma política de privacidade obscura nem acesso escondido para anunciantes. Apenas um navegador extremamente rápido, que não vende você como produto.

O Firefox é um navegador extremamente popular, principalmente entre devs e que vem melhorando entre muitos aspectos. Será que isso acontece com a proteção da privacidade? Veremos em alguns pontos.

> 1°

Sempre que você inicia o Firefox, ele emite esta request:

Firefox

Na verdade, faz isso toda vez que você acessa um site e até algumas vezes seguidas para um único site. Portanto, o Firefox está fazendo essas requests o tempo todo, sem o seu conhecimento. Pode ser desabilitado nas configurações do Firefox em about:config (defina ''network. captive-portal-service. enabled'' como false para desabilitar esse recurso) Mas, como você já iniciou o Firefox, ele fará essa solicitação pelo menos uma vez.

> 2°

O Firefox foi integrado à plataforma chamada "Google Analytics". Tambem é confirmado que agora enviam análises para o Google. De acordo com um desenvolvedor do Firefox, este recurso no é "extremamente útil para nós e já avaliamos o custo/benefício do uso do rastreamento". É possível ver isso nesta Issue no Github.

> 3°

Supostamente o Firefox utiliza o SafeBrowsing para protegê-lo de sites "phishing", mas, no final, ele faz várias solicitações ao Google a cada 30 minutos (de acordo com a Mozilla), incluindo uma solicitação POST com sua versão do Firefox e um cookie exclusivo, persistente e oculto. Pode ser desabilitado APENAS em about:config.

> 4°

O Firefox possui um recurso chamado Pocket em sua barra de navegação, que permite "salvar qualquer artigo, vídeo ou página do Firefox" e "Ver no Pocket em qualquer dispositivo, a qualquer momento". Vamos ver como isso fica nos termos de privacidade: "Além das informações que você nos fornece ao se registrar para uma conta de usuário, coletamos informações sobre os URLs, títulos e conteúdo do páginas da web e outras informações que você salva no Pocket." Portanto, tudo o que você convenientemente coloca no "seu" Pocket está sendo armazenado. "Os tipos de informações que coletamos incluem seu tipo de navegador, tipo de dispositivo, ID do dispositivo, fuso horário, idioma e outras informações relacionadas à maneira como você acessa as Pocket Technologies."

Portanto, sempre que você visualizar um arquivo no "seu" Pocket , eles sabem tudo sobre o dispositivo que você usou para fazer isso. "Também podemos usar "pixel tags", "web beacons", "clear GIFs" ou meios semelhantes (individual ou coletivamente "Pixel Tags") em conexão com e-mails que enviamos aos nossos usuários para coletar dados de uso." Portanto, eles estão agindo como qualquer site de rastreamento antigo, mesmo de maneiras que não têm nada a ver com sua funcionalidade.

"Também podemos compartilhar o ID do seu dispositivo com terceiros em relação a campanhas publicitárias." E eles também trabalham com anunciantes! Descrever todas as violações de Pocket ocuparia todo este artigo. Existem serviços semelhantes com melhores políticas de privacidade, mas, no final, eles ainda armazenam as coisas que você vê na "nuvem".

> 5°

O Firefox também utiliza das updates automáticas, já foi explicada nessa thread a possível desvantagem disso.

> 6°

Às vezes, o Firefox também faz uma solicitação para "self-repair.mozilla.org", que se parece com isto:
Firefox2

Ele inclui "optimizelyEndUserID", o que provavelmente significa o que te identifica exclusivamente.

> 7°

A Mozilla tem um recurso chamado "Proteção aprimorada contra rastreamento". O objetivo declarado desse recurso é proteger o usuário de ser rastreado. Isso seria bom se a Mozilla não colocasse na whitelist uma enorme lista de domínios

NO CASO DO NAVEGADOR FIREFOX, É POSSÍVEL DESATIVAR GRANDE PARTE DESSES RASTREAMENTOS, PODEREI COLOCAR NESSA THREAD QUANDO POSSÍVEL.

Google Chrome

| Google Chrome 🔎

Nível de privacidade terrível.

O navegador criado pelo Google

O Google é de longe o navegador mais popular. Conta com diversas funções que deram origem a outros navegadores ( baseados em chromium ) e colaborou muito com o crescimento dos navegadores. Porém ele é conhecido pela sua baixíssima preocupação com a privacidade do usuário, vamos ver alguns motivos.

> 1°

O Google Chrome rastreia o histórico de pesquisa do usuário, contém vários recursos de spyware que interagem com histórico de pesquisa do usuário sendo carregado nos servidores do Google. Isso é confirmado pelo texto das políticas de privacidade, esclarecendo os recursos de spyware que dependem disso.

O primeiro recurso de spyware é a integração do Google Chrome com sua"Conta do Google". "Se você estiver conectado a um site do Google ou ao Chrome e o Google for seu mecanismo de pesquisa padrão, as pesquisas realizadas usando a barra de endereços do Chrome serão armazenadas em sua conta do Google."

> 2°

O Google Chrome monitora o uso do seu computador, possível visualizar também nas políticas de privacidade, incluindo rastreadores de mouse e de memória do computador.

> 3°

O Google Chrome está integrado com o Google Payments que é um serviço de spyware que registra suas informações bancárias e as envia para o Google.

> 4°

O Google Chrome contém um keylogger, Isso foi confirmado em vários lugares 1 2. Basicamente, sempre que você digita na barra de pesquisa, essa informação é enviada ao Google. Aparentemente, você pode desativá-lo optando por sair do "serviço de sugestões".

> 5°

O Google Chrome vigia usuários de várias maneiras De acordo com a política de privacidade, o Google Chrome cria perfis de quais tipos de formulários da web você preenche, bem como em que tipo de idioma o conteúdo que você consome é principalmente. O Google Chrome também cria um identificador exclusivo para cada instalação que você faz. Esse identificador exclusivo é enviado ao Google sempre que você inicia o navegador, para que o Google possa criar uma identidade de usuário consistente para você.

> 6°

O Google é um software de updates automáticas, já foi explicado aqui o malefício disso.

Tor Browser

| Tor Browser 🧅

  • Nível de privacidade boa (quase perfeita) *

Navegue com privacidade. Pesquise com liberdade.

O Tor é um navegador famoso por te fornecer diversas camadas de proteção e acesso a links .onion, posteriormente usados para múltiplas coisas. A rede Tor é muito mais privada do que as conexões normais, pois você não tem um endereço IP associado a você. Acredito que não há muito o que falar sobre, mas vamos lá.

> 1°

O Tor é um aplicativo que utiliza das updates automáticas por padrão, porém, você pode desativar isso.

> 2°

Se você acessar about:networking, verá vários endereços relacionados à Mozilla, mesmo antes de a segurança Tor estar conectada. Acredito que hajam macetes pra evitar que isso ocorra.

Eu também acredito que eles possam usar telemetria, mas não tenho certeza.

No geral acredito que o Tor pode ser ótimo quando o assunto é privacidade e segurança, porém peca em performance.

Vivaldi

| Vivaldi 🔻

Nível de privacidade razoavel/mediano

Obtenha opções de personalização incomparáveis e recursos integrados para melhor desempenho, produtividade e privacidade.

O Vivaldi é um navegador que possui diversas funcionalidades que o diferencia dos outros. Ele foi criado pelo Co-fundador e CEO do Opera, que saiu da equipe após insatisfações com o desenvolvimento. Vamos ver aqui algumas pautas sobre a segurança da privacidade nesse navegador.

> 1°

Assim que iniciado, o Vivaldi faz em torno de 118 requests e continua a fazer algumas conexões insolicitadas pelo usuário. E possui o Yahoo como mecanismo de buscas padrão, conhecido por ser extremamente anti-privacidade. Vivaldi2

> 2°

A homepage do Vivaldi é simplesmente bloqueada se você estiver usando uma conexão Tor e você será redirecionado para um captcha Cloudflare. Vivaldi1

> 3°

O Vivaldi cria um ID especial para você assim que instalado, como dito nas Políticas de privacidade
Quando você instala o navegador Vivaldi, cada perfil de instalação recebe um ID de usuário exclusivo que é armazenado em seu computador. Vivaldi enviará uma mensagem usando HTTPS diretamente para nossos servidores localizados na Islândia a cada 24 horas contendo este ID, versão, arquitetura da CPU, resolução da tela e tempo desde a última mensagem.

> 4°

Não pode ser buildado a partir da sua source code.
"No entanto, é apenas o nosso trabalho do Chromium que é encontrado em https://vivaldi.com/source. Se você o construir e executar, nada será exibido, pois a interface do usuário HTML/CSS/JS está ausente. Esta interface do usuário é disponível apenas como parte de nossos pacotes de usuário final, que são cobertos pelo EULA." Fonte

APPS DE CONVERSA
Discord

| Discord 🎮

Nível de privacidade terrível

IMAGINE UM LUGAR, onde você possa pertencer a um clube escolar, um grupo de gamers, ou uma comunidade artística mundial.

O Discord é um plataforma de mensagens que se popularizou radicalmente nos últimos anos, ainda mais depois da pandemia aqui no Brasil. Eu mesmo o utilizo, mas será que o Discord valoriza a privacidade do usuário? Vamos dar uma olhada.

> 1°

O código fonte do Discord é fechado, impossibilitando qualquer um de averiguar o que acontece por debaixo dos panos.

> 2°

O Discord coleta toneladas de informações do usuário, isso está escrito nas políticas de privacidade.

Eles coletam:

  • Endereço IP
  • UUID do dispositivo
  • Endereços de email
  • TODAS as mensagens
  • TODAS Imagens
  • Todas informações de uma chamada
  • Programas abertos em seu computador ( Não está explícito nas políticas de privacidade, mas coletam. )

> 3°

Já foi confirmado que o Discord usa um monitorador de processos abertos em seu sistema operacional. Este é um recurso de spyware conhecido como "Process Logger" que geralmente é usado para registrar seus hábitos de uso do programa. Isso foi confirmado pelo CTO do Discord em um tópico do Reddit. O Discord afirma que esse recurso pode ser desativado por meio das configurações, mas não consegui confirmar isso.

Discord1

> 4°

O Discord utiliza o seu Process Logger para marketing. Isso é confirmado nessa opção aqui:

Discord2

Afirmam que os recursos do Process Logger agora estão sendo registrados nos servidores do Discord como uma forma de telemetria e remove as especulações sobre o motivo da existência desse recurso. Esse recurso pode estar possívelmente sendo usado para publicidade/marketing em usuários.

> 5°

O Discord tenta forçar alguns usuários a fornecer seus números de telefone bloqueando os usuários de seu serviço e não permitindo que continuem a usá-lo sem fornecer seu número de telefone ou entrar em contato com o suporte do Discord. Isso é especialmente verdadeiro para usuários do TOR. Esse tipo de recurso é projetado para extrair informações muito pessoais de seus usuários (números de telefone). Os critérios para bloquear usuários dessa forma ainda não são conhecidos e eu já passei por esse problema várias vezes.

Discord3

> 6°

O Discord recebe solicitações do governo para suas informações, isso foi confirmado em uma conversa por e-mail, dizendo que recebem solicitações de informações do governo. Portanto, sabemos que o governo potencialmente tem acesso a todas as informações que o Discord coleta sobre você.

> 7°

Não se sabe se o Discord atualmente está ou não vendendo informações do usuário. Porém, o Discord tem sido capaz de aumentar de forma consistente um novo capital de investimento, que está em um nível em que poderia razoavelmente cobrir todos os seus custos operacionais. No entanto, O Discord, como qualquer outra empresa, terá que passar de um modelo de negócios financiado por investimento para um modelo de receita que depende exclusivamente da geração de receita dos usuários da plataforma. O Discord já minera dados de seus usuários para produzir seu sistema de recomendação como já mostrado no 4° fato, o que significa que sua base de usuários é extremamente valiosa e rentável. O Discord tem 130 milhões de usuários e pode produzir um modelo estatístico de quais jogos cada usuário possui, joga e deseja comprar.

Esta é uma informação incrivelmente valiosa que o Discord pode vender se não conseguir cumprir suas funções de lucro com seu modelo de receita atual. Se o Discord tiver problemas financeiros, provavelmente será forçado a fazer isso.

❗Ei, esta thread está sendo constantemente atualizada, volte aqui para ver as novas atualizações.❗

Carregando publicação patrocinada...
2

Já estou utilizando o navegador Brave a muitos meses e estou tendo um ótima experiência, minha única dica é relacionada ao mecanismo de busca. Troquei o Google pelo DuckDuckGo e nunca tive nenhuma dor de cabeça, pois o resultados das pesquisas são muito bons, mas já não posso falar o mesmo do mecanismo de busca do Brave.
Então fica a dica navegador Brave + mecanismo de busca DuckDuckGo é sucesso.

3

A minha experência com os resultados do DuckDuckGo não foram muito bons e também esse ano teve uma polêmica envolvendo um acordo feito com a Microsoft onde descobriram que os rastreadores nos domínios relacionados a Microsoft não estavam sendo bloqueados, mas em agosto o acordo foi alterado e os rastreadores da Microsoft também estão sendo bloqueados.

No entanto, como já mencionei minha experiência com o DuckDuckGo não foi muito boa, por esse motivo decidi optar pelo startpage.com, os resultados do startpage se assemelham e muito aos do google, sendo que sem o rastreamento do google.

Segue abaixo alguns links dos sites que visitei quando tava pesquisando sobre as ferramentas de busca e que me ajudaram na escolha.

Referências

3

Agradeço pela sugestão do Startpage. Vou fazer um teste com ele pois já há algum tempo, estou com problemas usando o DuckDuckGo e essa notícia da Microsoft há tempos me perturba. Gostei bastante da interface da extension dele que coloca o nível de "segurança" existe em cada página, realmente é uma grande feature e dá para se atentar aos sites com muitos trackers

2

cara não sabia do startpage, acabei de acessar aqui, achei os resultados muitos semelhantes aos do google. Até cheguei tornar o duckduckgo como meu mecanismo principal, porém, alguns resultados achei que não se enquadrava no contexto da busca. Vou tornar o startPage como padrao e usar, achei bem interessante.

1

Estou testando agora mesmo o Startpage e por enquanto está dentro do escopo das minhas pesquisas, porém uma ressalva com páginas que levam a PDF's, algumas vezes ocorrem erros durante o carregamento da página somente em modo anônimo.

Sobre o DuckDuckGo, pelo o que diz na reportagem é só o browser e não a search engine, mas foi ótimo saber sobre esse acordo, pois estava totalmente por fora desse acontecimento. Única desvantagem que senti sobre a search do DuckDuckGo no Brave é que não consigo deixar uma região em específico por padrão nas buscas.

1

Fala Samuel estou curiosos sobre como posso utilizar o Brave + mecanismo de busca DuckDuckGo. Pesquisei aqui e não encontrei nada relevante além de usar a extensão do DuckDuckGo no Brave. Consegue dizer como agente usria esse conjunto de Brave + mecanismo de busca DuckDuckGo??

1
2
2

De fato, eu gosto bastante do design e tem algumas funcionalidades bem diferenciadas, pensando se adiciono nessa thread... 🧐

2
2

Thread simplesmente incrível!

(Por sinal eu uso o Brave e para mim, é um dos melhores navegadores, sobretudo por conta da feature de AdBlock simplesmente excepcional).

2

Interessante a Thread, parabéns pela iniciativa!

Eu utilizo o Firefox com a maioria das opções desativadas, e com o adicional de algumas extensões: HTTPS Everywhere, Privacy Badger, uBlock Origin e NoScript

Para pesquisa por padrão uso o DuckDcukGo, porém não tenho neura de usar o Google de vez em quando.

É a velha discussão, a maioria dos serviços das grandes empresas, exige que você entregue um pouco/muito da sua privacidade para poder utilizá-los.

Um bom site que traz alternativas para alguns desses serviços é o Privacy Tools.

Grato pelo post!
Excelsior

2

O Tor Browser é de longe o mais seguro de usar. Isso porque ele bloqueia scripts de todos os sites, não armazena histórico, limpa todos os cookies ao fechar o navegador e na teoria impede que você seja localizado apenas por acessar um site.

Mas nem tudo são flores, na verdade os sites lá demoram bastante pra carregar, e justamente por impedir scripts, os sites perdem muitas funções, você pode comentar mais sobre ele na sua thread.

Eu costumo usar o Firefox para uso próprio, e para programar costumo usar o Chrome.

Em um fórum, eu vi um artigo com o seguinte título: O Tor Browser MENTE para você. Você NÃO está seguro. Acho que vale a pena eu trazer ele aqui, pois mesmo lá, diversas opções que facilitam a identificação, no caso de dispositivos móveis, até mesmo de impressões digitais (WebGL) estão ativadas por padrão.

1

Pois é Gabriel. Acho que está para nascer um navegador que realmente não peca em nenhum detalhe. Acho válido você trazer esse artigo para cá, conto com você. 😉

1

A pergunta que fica é: se a culpa são dos navegadores, ou nossa (programadores) que criamos as soluções já pensando em como impedir o usuário de acessar o conteúdo caso ele não aceite ser rastreado, ou não queira ler os anúncios.

Na empresa que trabalho, sempre que me perguntam se tem como impedir o usuário, a minha resposta é sempre negativa, colocou na rede é público e sem controle 😄.

1

Tor realmente é maneira mais segura de navegar na internet, mas como você disse toda essa segurança vem com o custo de ser mais lento (já que existe todo um processo de roteamento que passa por diversos computadores, recomendo esse vídeo do Computerphile de como funciona o TOR, acho muito interessante)

E ele definitivamente não é 100% confiável, existem diversos nós da rede que pertencem à uma organização ou um indivíduo, e dependendo de como o roteamento é feito, ele passa por esses nós permitindo a eles a saber quem e o que está acessando, esse vídeo do Mental Outlaw fala sobre isso.

1

Na verda, Gabriel, o Tor é lento por causa dos Relés. A requisição passa por diversos servidores a fim de mascarar o IP do usuário, isso faz o caminho de rede ser bem mais longo e isso gera uma latência maior.

2

Sim, perfeito! Hoje existe uma balança entre privacidade e usabilidade, o Tor é bastante seguro, porém é "ruim de usar" por diversos motivos:

  1. Todas as sessões são encerradas, o que para um usuário comum isso não é nem um pouco interessante.
  2. Vários sites perdem funções, e todo mundo concorda que um navegador que funcione todos os sites é bem melhor.
  3. A lentidão, que foi o que a gente já falou.
  4. E em sites onion, a possibilidade de encontrar coisas ruins, é grande demais. (Mesmo a possibilidade de encontrar coisas úteis sendo bem maior, se você estiver procurando por isso)
2

Thread fantástica! Depois dela revisitei o Brave para observar as mudanças e novas implementações. Tinha utilizado bem no início do projeto, mas não engajei muito. O Chrome sempre foi um grade foco de produtividade para mim devido aos perfis do Workplace. Estou dando uma nova chance ao Brave e tenho tido uma ótima experiência. Vale a pena destacar o conjunto de extensões que me ajuda um pouco na privacidade:

  • UBlock Origin
  • Privacy Badger
  • Smart HTTPS
  • Tampermonkey
2

Que belezinha, cesar, muito obrigado pelas recomendações de Extensões. Uma das melhores features do Brave era o Brave Rewards, infelizmente não está mais sendo feito no Brasil, porém recomenso você ainda sim ver os anúncios e juntar alguns tokens pra quando voltar a atividade aqui no Brasil.

2
2
0
1
1
3

E aí meu camarada, acabei de adicionar! O Tor realmente é bala na agulha quando o assunto é privacidade do usuário e segurança em.

1
1

Eu uso o Brave, é um otimo navegador com todas as funcionalidades do Chrome, porem, com mais segurança, infelizmente ele ta tendo alguns bugs de não aparecer o texto de pesquisa rapida.
Mas Ja entrei em contato com o suporte e eles disseram que estão arrumando, é um ótimo navegador

1

sugestão
Ferramentas de pesquisas, ficar na mão da grande Bigtech "G" é um pe no saco, por diversas vezes sinto como se realmente fosse um produto em teste

1

Entendo, pedrosa. Infelizmente eu não vejo uma ferramenta de pesquisas que supra minha necessidades assim como a do Google faz, então acabo por utilizar ela.

1
1
1

Eu já utilizei duckduckgo, mas eu sinto uma diferença quando vou pesquisar sobre assuntos escolares em cada engine, e o Google notavelmente se sai melhor nos resultados.

1

O Duckduckgo de fato é muito bom! Mas infelizmente o aprendizado que o Google possui por conta dos usuários acaba facilitando muita coisa no dia a dia, seja para um uso mais tranquilo navegando na internet como procurando coisas bem específicas para desenvolvimento. De qualquer forma é bom testá-lo para entender se ele atender as necessidades do usuário 😄

1

Muito interessante a discussão, o assunto de privacidade digital está muito envonvido no meu dia a dia, em especial, dois tópicos que gostaria de abordar;

Outros Tópicos da Privacidade

🗃️ Armazenamento de Arquivos como Google Drive ou Dropbox

Recentemente, com as notícias de que o Google Drive está banindo pessoas com conteúdo impróprio de seus serviços, percebemos que eles não só têm acesso à nossos aquivos como os leem frequentemente.

Acho extremamente válido abordarmos esses serviços na discussão, eu gostaria muito de conhecer serviços seguros e saber o quanto eles não são.

📝 Texto Criptografado em Núvem como Evernote ou Google Doc

Outro tema problemático são armazenamentos seguros de textos, onde muitas vezes usamos para guardar informações mais sensíveis como credenciais. Me lembro da notícia de quando o Evernote abriu arquivos excluídos de um usuário por ordem judicial. Google Docs, como descrito anteriormente nos serviços do Google, é claramente não criptografado ou sigiloso.

1
1
1
1

as empresas terem acesso a suas informações pode afeta em algo sua vida? eu nunca tive problemas relacionados a nada do tipo e nem conheço alguém que teve

1

E aí Miguel! Acho que isso é algo que você deve se preocupar apenas caso não queira todos seus dados sendo vendidos para várias empresas ou caso você seja um ciber-criminoso.
De qualquer forma, fiz algumas atualizações na thread. Confere aí!

1

já conferi, eu não me preocupo muito com empresas tendo acesso às minhas informações e sim "pessoas" tendo acesso então os apps de conversa para mim são o ponto mais importante agora precisamos do WhatsApp!! e telegram.

2

Miguel, ai é que está o problema... Se as empresas tem acesso os seus dados, a chance de ser vazado para pessoas com más intenções são reais...
Ja aconteceu comigo, é péssimo chegar uma compra no seu cartão de crédito, que você não fez. Isso foi vazamento de dado de uma plataforma de pagamento (e pasmen) foi um programador que tava querendo host na godaddy. Ou seja, pode ter sido até mesmo alguém da empresa.

1

concordo mas isso não me faz fica preocupado acho a chance tão pequena tipo eu deveria me preocupa com o teto da minha que pode a qualquer momento quebrar? (mesmo não tendo nenhum problema) talvez deveria mesmo que o teto esteja em perfeitas condições vai saber mas é uma chance tão pequena que acabo relevando, e bom como todo mundo já usei muito a Internet pesquisas,mensagens,chamadas,senhas,contas e nunca vazou nada e se vazou nem me fez diferença porque até hoje não sei então não consigo me sentir preocupado com isso mas entendo que tem gente que se preocupa bastante com isso

1
1

Elas podem saber mais sobre você e o que você gosta do que você mesmo. E as redes sociais hoje em dia literalmente ganham dinheiro para convencer as pessoas a consumir coisas, e eles fazem isso muito bem.

O problema existe mas tá tão enraizado que não é tão evidente assim pra quem tá no meio do rolo. É tipo Rio de Janeiro, os cara tão mais acostumado a ver gente com furo de bala em valeta por aí ou de acordar com tiroteio.

1

Achei incrível sua análise e o nível de detalhamento do seu post, parabéns!

Eu sempre paro pra pensar e me assusto com o nível de informações que a Google armazena de todos nós, é gigantesco o poder que eles tem nas mãos, acabam inclusive treinando várias inteligências artificiais com nossos dados. Constantemente somos rastreados...

1

VOu te ser honesto mas o brave é o completo oposto de privacidade. Não concordo. o melhor é o firefox, ele manda esses requests, masé tudo configuravel e tem varias configurações por ai na internet para privacidade, alem disso, o tor é baseado no firefox, vou deixar pra vocês pensarem porque.

1

Compartilho da mesma análise dentre os navegadores descritos. Um Browser realmente confiável é um problema. Há alguns anos tinha um projeto para desenvolver um Browser simples e totalmente livre de espionagem.
Alguém se abilita a ressuscitarmos este app??
Abraço e parabéns pelo projeto.

1
1
1

Olá Gustavo, acabei de realizar uma atualização nessa thread e inseri o Google Chrome. Por sinal não inclui todos problemas de privacidade, acredito que se eu colocasse a thread ficaria lotada.

1
1
1
1

edge é bem parecido com o G, até pior levando em consideração que ele esta até na barra de tarefa como "noticia e interesses" que pra mim acaba servindo como atrapalho ja que ele junto cm windows come toda a pouca ram que tenho

1
1
1

Olá, só avisando que eu adicionei mais algumas coisas à thread, incluindo até o Discord! Dá uma olhada ae.

1
1

Para aqueles que usam Brave, Vivaldi, Chrome e derivados, apenas atentem que em ambiente Linux (principalmente) há um processo chamado “enable-crashpad” que consome bastante recursos, sendo que na internet existem vários casos de pessoas mencionando uso de disco excessivo ou memória.

Existem várias sugestões de como corrigir isso, alguns mencionam desativar aceleração via GPU, outros que é o envio de dados de debug para os servidores e assim vai. Nenhuma dessas modificações surtiu efeito para mim. No meu caso, a única mudança eficaz é sempre que abro o navegador pela primeira oportunidade, navego até as flags, altero “falsamente” alguma delas - seto um valor diferente e depois retorno para o original, suficiente para habilitar o botão de reiniciar - e reinicio. Isso mata o processo.

Outra dica é, nada vale usar um navegador "mais seguro" e ter o DNS apontando para Cloudflare ou Google. Eles venderão seus dados de igual forma. Nesse caso sugiro pagar um ou usar do seu próprio ISP.

1

Pelo que saiba o problema do 100% disco é simplesmente quem usar o Windows 10 com um hdd, como a Microsoft não fez "direito" digamos assim, o Windows 10 para rodar com hd's acabar que randomicamente seu disco vai chega em 100% usar um sistema mais antigo ou usar com ssd sempre resolve o problema.
claro que existem casos de disco 100% que não estão associados à isso mas eles são "isolados" é tipo uma pessoa é exposta a altas doses de radiação e descobre câncer na semana seguinte, todo mundo que é exposto a radiação a esse nível vai descobrir que tem câncer mas muito raramente pode ser que o câncer da pessoa que passou por isso não esteja associado a radiação mas isso é algo bem isolado comparado ao todo de pessoas.

1

Faz algum tempo que não uso o Windows, logo, não me recordo de ter reparado o problema lá. Mas no Ubuntu e Manjaro percebi a falha e o alto consumo de memória. Se você usar durante o dia, no final dele estará com valores de memória acima do 3GB e escrita em disco bastante excessivo.

Bom, fica a dica aos colegas e irei atentar para isso no Windows.
👊

1

Eu queria conseguir me desapegar do Chrome, mas por ser um navegador com muita experiência, sua funcionalidades e facilidades o tornam muito útil, estou completamente acostumado com suas ferramentas, muito difícil pra mim me adaptar a outro navegador, talvez mais pra frente...

1

Amigo a maioria dos navvegadores hoje em dia tem as mesmas funcionalidades que o Chrome, e ate mais, alem de serem mais leves e consumirem bem menos memoria ram

1

eu também, em meados de 2010 a 2013 eu usava o firefox por ser o mais rápido pra mim naquela época depois comecei a utilizar o chrome aos poucos e acabei me adapitando muito a ele e só consigo usar ele.

1

Devo te parabenizar pelo post e unificação das informações sobre a segurança e privacidade dos atuais browsers do mercado, com certeza ficarei de olho nas atualizações!

👉 Algumas observações próprias minhas a respeito de tópicos abordados no post:

  1. Utilizei o Brave por volta de 6 meses em 2022 e realmente ele possui tudo que seja necessário para um usuário do Google Chrome, por exemplo. Sou designer além de programadora, utilizo algumas extensões frequentemente e tinha medo de que o Brave não suportasse, mas me surpreendi! Tudo funcional.

É engraçado também que querendo ou não muitas vezes não conseguimos nos desvincular das contas Google em si.

  1. Gostava também da funcionalidade web3 do Brave de "pagar o usuário pela navegação" (os termos corretos não são esses, mas vou resumir kkkk). No entanto, acho que no mês passado comecei a ter problemas de sincronização da minha carteira. O navegador atualmente possibilita esse envio somente para a Uphold ou Gemini e ambas não sincronizam mais para brasileiros...

  2. Outro problema que tive foi em relação às atualizações automáticas - mencionadas no post. Não conseguia de jeito nenhum manter mais de uma conta Google logada e acessar os e-mails individualmente, mas fazendo um downgrade manual foi tudo normalizado. Acredito que um usuário mais leigo, por exemplo, não iria parar seu fluxo de trabalho para fazer um downgrade e tentar resolver esse problema externo.

Com tudo isso rolando em pouco tempo de uso, estou digitando agora do Google Chrome kkkk Queria voltar para o Brave, não desinstalei da minha máquina, mas como me deixou na mão fico um pouco receosa.

EDIT1: O Adblock interno do Brave também merece muitos elogios, funciona show.

1

Já tive problemas com o Brave por demorar muito em carregar algumas páginas e abrir o inspecionar, mas depois de mudar para o Brave Nightly ele voltou a funcionar belezinha.

1

Privacidade é Diferente de Anonimato

Primeiramente precisamos entender a diferença entre Privacidade e Anonimato;
em uma breve explicação:
se você entra no banheiro e tranca a porta, as pessoas que viram você entrar sabem que é você quem está lá dentro (sem anonimato); mas não sabem exatamente se você está fazendo o número 1, 2 ou 3 (com privacidade).

Anonimato

é sobre identificar a pessoa.

Privacidade

é sobre identificar os atributos de uma pessoa.

Não é o tempo todo que desejamos privacidade e/ou anonimato;
algumas vezes desejamos realizar atividades sensíveis e nem por isso queremos contratar serviços específicos.

Alguns recursos podem proporcionar diferentes níveis de privacidade e/ou anonimato; como proxys, vpn, extenções...

Mas no caso de estar executando alguma atividade sensível; que exija um alto nível de anonimato, então eu recomendo usar o sistema operacional Tails (que pode ser executado em live CD/pendrive ou máquina virtual).

" Tails
é um sistema operacional portátil
que te protege de
vigilância e censura.
"
(Link)

Adcionalmente você ainda pode executar a sua atividade sensível utilizando uma internet pública; por exemplo em um café ou shopping.

1
1
1
1

Muito boa a ideia da thread, no momento em que vivemos nossos dados são "roubados" sem que nós mesmo sabemos, e é de fundamental importância que incidentes como o da Cambridge Analytic não aconteçam mais.

Fiquei bem surpreso com o Brave, me parecia apenas um navegador que vende a privacidade só pra inglês ver dado as polêmicas anteriores, no entanto, como o autor da thread disse, atualizações silenciosas podem adicionar funções maliciosas (como o Google faz com o chrome) e eu espero que aqui seja um lugar para se consultar no futuro.

Seria interessante também trazer à tona os mecanismos de pesquisa, como o Bing, Google e o DuckDuckGo.

1

Excelente Thread, mas no caso do Brave eu tenho uma dúvida.

Lá tem uma opção de abrir uma conexão privada com o Tor, isso ai realmente é valido?

1

O que você quis dizer? Pode reformular a pergunta?
Mas pelo o que eu entendi, sim, o Brave pode abrir uma conexão privada com o Tor e acredito que possa ser contado como uma feature..

1
1

Bom, eu prefiro usar o Tor mesmo, por algum motivo o Brave bloqueia varios .onion que eu tento acessar, mas acho que é uma configuração minha que da pra arrumar.

1

Dificilmente terá a mesma eficácia. Apenas um exemplo: O Tor Browser irá bloquear plugins de browser tais como Flash, RealPlayer, QuickTime, e outros, uma vez que eles podem ser manipulados para revelar o seu endereço IP.
No fim, não tem um motivo bom o bastante para usar o Brave ao invés do Tor Browser para acessar a rede TOR.

1
1

Se tu se importa realmente com privacidade e tá:

  • Usando rede social mainstream tipo Twitter, Tiktok, Facebook e Instagram;
  • Usando Windows, principalmente o 10 e o 11 que tão pivotando mais pra assinatura e versão gratuita com anúncio;
  • Usando Android com gapps (basicamente qualquer Android stock e alguns custom;
  • Usando app e joguinho de intenção duvidosa, até mesmo da Play Store;

Privacidade realmente não é tua prioridade máxima.

E tá cada vez mais difícil atingir essa utopia kkkkj.

Não é VPN que patrocina tudo quanto é canal de YouTube ou um navegador super pica das segurança que vai te salvar se tu não se salva.

Se tu não pode escapar, o melhor que tu pode fazer é não usar o Chrome da Google mas sim um fork como o Chromium, e usar o uBlock Origin pq muitos dos maiores atentados a privacidade e segurança acontecem em propaganda.

1
1

Bom ao meu ver, com tanto tempo que uso a internet desde 1998, nos últimos anos com o surgimento das big techs e que o "novo petróleo" são os dados criados a partir de como nós geramos e interagimos online com nossos histórico de navegação. Fica dífícil para um usuário comum ter como ficar totalmente anônimo pelo simples fato que se nós não pagamos pra usar um determinado produto digital, seja ele uma rede social ou um navegador, nós somos o produto.

1

Uso o Brave desde o seu lançamento, é incrivel o jeito que ele controla a privacidade e todos aqueles pop-up chatos de anuncios, sinceramente não tenho contras. Se você quiser um combo de uma boa segurança use o Brave com o Startpage.

0