Executando verificação de segurança...
4

Meu Primeiro SaaS: O Desafio de Torná-lo Público | Dúvida

Olá pessoal! Ultimamente, tenho visto muitos posts sobre SaaS, como aquele dos 50k, e isso me encheu de ideias. Inspirado, decidi começar a desenvolver meu próprio SaaS, que promete facilitar o jeito de conseguir um novo emprego criando currículos otimizados para sistemas ATS.

Só que, no momento, estou numa fase financeira complicada, literalmente vendendo o prato pra comprar o almoço. Mas vamos lá, porque a paixão pelo projeto é maior que os obstáculos.

Estou tentando hospedar meu SaaS no meu próprio computador. Como não tenho um IP público estático, estou usando o DNS dinâmico do No-IP, que deveria facilitar as coisas.


A ideia parece simples, mas não tá rolando...

Hospedagem Local: Minha aplicação tá rodando no IIS e funciona localmente, conectando ao SQL Server numa boa.

Desafio: Quando tento deixar ela pública na web usando o No-IP, nada acontece. Acho que tá tudo configurado certinho, mas não vai.

Impedimento: Ainda faltam algumas coisas pra terminar o SaaS, mas esse problema tá me travando de um jeito que não consigo avançar.



Se alguém tiver dicas ou já passou por isso, comenta aí! Vamos trocar uma ideia e ver se a gente desenrola isso juntos.

Este é apenas o começo de uma série de postagens onde vou compartilhar cada etapa dessa jornada, atualizando vocês sobre as novidades e respondendo todas as dúvidas que forem aparecendo.

Carregando publicação patrocinada...
5

Hospedar na sua própria máquina não é uma boa ideia, mas o serviço de ddns da winco é bem melhor que do noip. Lá tem um plano gratuito que funciona muito bem e pode adicionar até 5 domínios.

Agora, sobre hospedagem, se for um site estático com html,css e js, você pode hospedar de graça no github pages.

Se for algo mais complexo como, por exemplo, ter banco de dados ou php, então você vai precisar contratar alguma hospedagem. Tem hospedagens compartilhadas bem baratas hoje, até de 10,90/mes na brs, só tem que comprar por 3 meses e ainda ganha 30 dias gratis. Se não tiver jeito mesmo, aí você pode tentar por alguma hospedagem gratuita nesse repositório aqui.

Sobre domínio, dá pra comprar por até 2,99 na hostinger. Esse preço vale pelo primeiro ano, depois a renovação é uma paulada, mas esses domínios são baratos para usar uma vez só mesmo, para brincar, mas já serve como solução para você.

Você pode também criar uma conta na cloudflare que te dá direito a gerenciar o zoneamento dns de um dominio gratuitamente.

A hospedagem compartilhada pode não te oferecer o que precisa dependendo das tecnologias usadas no seu projeto, sendo assim, você precisará de uma vps. Esse já é um assunto mais complexo, você terá que criar o seu servidor em linux e pra isso tem que ter o conhecimento.

A AWS fornece um ano gratuito pra testar a vps (depois de um ano cobra e é violento, então cuidado, coloque a trava que limita para não cobrar). E tem vps barata também na contabo a partir de 5 dolares que são muito boas. Mas como eu disse, você tem que ter um conhecimento bom em terminal linux para instalar por exemplo um Aapanel e gerenciar por ssh.

Hoje, se quiser, você consegue deixar um projeto online com menos de R$ 40 conto. Mas o grande detalhe é o mais rápido possível fazer lucro para esse custo se pagar sozinho.

Espero que essas dicas te ajudem. Boa sorte.

1

Obrigado pelas dicas, silvestrini! Vou explorar o serviço de DDNS da Winco e as opções de hospedagem que você mencionou. Minha ideia inicial era manter os custos baixos, gastando apenas com o domínio, por isso estou tentando hospedar localmente.

Ainda estou aprendendo, mas acredito que minha máquina seja boa o suficiente para essa tarefa:

Processador: Ryzen 5 5600G
Placa de Vídeo: MSI 1660 Super
Memória RAM: 32GB (2x16)
Internet: 500 Mbps de download e upload

Como o SaaS se concentra na geração de PDFs, imagino que, a menos que haja um grande volume de usuários simultâneos, o desempenho não será um problema.

1

A questão não é a performance da sua máquina, mas sim os projetos que traz você expor uma máquina doméstica a rede dessa forma e a disponibilidade que seu serviço vai ter. Pense um pouco, acha mesmo que o valor de energia que você vai gastar ao manter sua máquina liga vai ser menor do que uma hospedagem barata? Como programador eu sei que pode ser empilgante configurar e criar coisas do zero, só que o conselho que posso dar é que você foque em gerar receita com o menor trabalho possível.

1
3

Primeira coisa que me pergunto: porque usar o IIS?
Hoje em dia o mais comum é manter tudo em servidores Linux, de preferência contêineres, e tanto Apache quanto Nginx são excelentes e bem leves, além de fáceis de configurar.
Segunda coisa: porque não procurar uma hospedagem gratuita pra começar, colocar no ar a versão inicial, ganhar uma grana, e então migrar pra um serviço pago?
A propósito, seu SaaS é escrito em quais linguagens e frameworks?

1

Qual serviço de hospedagem gratuita que aceita você publicar e configurar seu próprio domínio (comercial) e continuar gratuito ?

A maioria dos serviços de hospedagem também coloca nos termos de serviço, de forma direta ou indireta (pelo que entendo), que o teu software não pode ser o de produção, sendo assim como ganhar uma grana ?

No meu entendimento, para começar ganhar uma grana, é preciso investir primeiro no servidor.. Seja ele na núvem mesmo ou um VPS da vida.

Claro, até onde eu sei dá pra vender por exemplo info-produto e usar hospedagens gratuitas, até certo ponto, e com algumas restrições de domínio. Mas não sabia que com um SaaS também rolava.

Mas mano, explica aí.

1

Outro ponto que eu não tinha nem pensado, problema seria eu hospedar, rodar bonitinho, e um dia quando o saas tiver caminhando ja, vir um bomba inesperada dessa.

1

No momento, estou usando IIS porque é a plataforma com a qual estou mais familiarizado, mas estou aberto a explorar alternativas como Apache ou Nginx no futuro. Meu SaaS está sendo desenvolvido em ASP.NET Core, que é um framework do C#.

A ideia de começar com uma hospedagem gratuita é interessante e pode ser um bom ponto de partida para ganhar tração antes de investir em opções pagas... porem é realemtne muito dificial achar hospedagens gratuitas que rodem minha stack, que eu vi ate hoje, somente aws, azure e google, porem depois que começa a cobrar tenho medo de ser uma facada(ja tomei umas da aws).

1

Realmente, a sua stack é favorecida por ambientes Windows.

Inclusive eu já trabalhei com ASP.NET Core, mas no Linux mesmo (nunca usei Windows profissionalmente).

E aí é AWS, Azure e GCP (talvez a Oracle Cloud) mesmo, pra começar de graça. Mas se você tiver ganhando dinheiro, lembre-se que uma parte deve ser reinvestida no negócio, e nada mais justo que pagar pelo uso das plataformas que te permitiram começar de graça.

Outra opção, menos plausível, seria migrar o SaaS para a stack PHP com MySQL. Mas o esforço provavelmente não vai valer a pena.

2
1
2

Cara eu não entendi direito o teu saas mas hospedar na tua máquina é uma péssima ideia, vê o que tu precisa para colocar no ar, se quiser me chama e trocamos uma ideia.

1

Chamo sim.. mais porque seria uma pessima ideia?

Ainda estou aprendendo, mas acredito que minha máquina seja boa o suficiente para essa tarefa:

Processador: Ryzen 5 5600G
Placa de Vídeo: MSI 1660 Super
Memória RAM: 32GB (2x16)
Internet: 500 Mbps de download e upload

1

1- Avalia se tu consegue docketizar tua aplicação.

2 - Se conseguir, tenta subir sua aplicação na Render. Tem um nível free da pra subir um APP em container.

1

Consigo sim, so tenho que ver como faço isso com o banco de dados... fiquei anos em anos numa stack legado, entao nao estou tao familiarizado com o docker

1

Quando diz que deixa pública e nada funciona, você diz que nem acessa IIS?

se for esse o caso, você fez os redirecionamentos de portas no seu roteador para o seu "servidor" interno ? (NAT)

1

Cara, não recomendo hospedar seu SaaS na sua máquina local, tanto por questões de segurança quanto de desempenho. Porém, caso você não tenha outra opção no momento, o único custo seria comprar um domínio. Você pode hospedar na sua máquina, utilizando a Cloudflare, instalar o client deles na sua máquina, configurar, colocar a porta que esta rodando no seu computador para fazer um tunelamento com um subdomínio (essa parte sobre o Cloudflare foi mencionada por um amigo da área de infraestrutura/devops).

Não sei em qual stack você está desenvolvendo, mas, caso seja Next.js, por exemplo, você pode usar as API Routes como backend e hospedar na Vercel. Só precisaria de um banco de dados, que poderia ser algum com plano gratuito, como o Supabase.

Outra opção, com um custo inicial não muito alto, seria contratar uma VPS em alguma plataforma de hospedagem com um plano básico. Usando Docker, você consegue organizar bem e ter todos os serviços que precisa em um único lugar. Inicialmente, pode haver alguma perda de desempenho, dadas as circunstâncias, mas é algo que pode ser escalado facilmente. Se quiser conversar ou trocar uma ideia, estou à disposição.

1

Com o cloudflare tunnel ele cria uma conta free na cloudflare e coloca ele como o gerenciador de dns do dominio. Abre o zero trust e cria um tunnel, lá ele vai dar os clientes para instalar em todos os SO. Feito isso é só linkar o app local com o dominio. Tipo saas.xyz.com.br ele linka com o tunnel abc e a aplicação rodando na porta 8000. tá meio complexo falando mas tem video no YouTube ensinando

1

Eu acredito que voce tenha algumas opções mais escaláveis, até conseguir os primeiros clientes e ir melhorando sua infra-estrutura. Existem serviços backend como Supabase ou Firebase que podem auxiliar facilmente a ter um backend já com DB pronto para conectar ao sistema. Como opção de DB voce também tem o PlanetScale que pode atender a necessidade inicial do projeto até validar a ideia.
A hospedagem de páginas além da Vercel também tem a Netflify.

Acredito que usando ferramentas assim voce se preocuparia menos com a infra e escalabilidade e conseguiria focar mais em como desenvolver seu produto.

1

Uma dica para hospedagem é utilizar o free tier da Oracle Cloud Infraestructure... vc consegue uma máquina virtual com 4vCPUs Arm e 28Gb de RAM...

é suficiente para um banco de dados e sua aplicação, ao menos por um tempo

qualquer coisa pode me chamar, ficarei feliz em ajudar

1

Eu também estou desenvolvendo um SaaS... e como é complicado a vida sem infra e sem um aporte né.
No meu caso estou usando NodeJs com express. E muito interessante pois existem muitas opções de implantação em nuvem. Para quem não conhece o Nodejs é um serviço em tempo de execução, dessa forma existem serviços que executam o seu projeto da mesma forma que está instalado na sua máquina. Já usei Google Cloud e agora estou usando o Render.com
E muito dinâmico, basta vc configurar o seu projeto do Github no render de forma muito fácil e todas as vezes que você executar git pull para a branch main, seu projeto é automaticamente implantado. O Render ainda te oferece um endereço baseado no nome do seu repositório com SSL.
Tudo isso grátis, e o primeiro plano é bem barato.
😀 Ja para banco de dados usei outro serviço free o supabase. Ele oferece um banco de dados do PostgreSQL. Olha a velocidade do banco nem parece que está no EUA. quase não notei latência

1
1