Executando verificação de segurança...
5

👻 O que me fez estagnar na programação

O meu objetivo com este post é alerta-los sobre algo que aconteceu comigo, e que provavelmente está acontecendo com muitos de vocês que se sentem estagnados na área, e que não percebem uma evolução em seus estudos.

🧙 Conhece-te a ti mesmo

Há um tempo atrás, eu me senti estagnado na programação. Por mais que eu estudasse todos os dias, parecia que eu não saia do lugar. Mesmo aprendendo coisas novas, eu estava sempre fazendo as mesmas coisas.

Um certo dia, ao analisar meus projetos no Github, eu percebi que o primeiro projeto que eu publiquei na plataforma (há mais de dois anos) não tinha muita diferença dos projetos mais recentes. Todos tinham a mesma base: HTML, CSS, Javascript, consulta a uma API de terceiro, salvar algo no local storage...

Foi como tomar um soco no estômago, me senti um lixo, pensei seriamente em desistir da área. Eu havia adquirido uma constância nos estudos, porém eu não evoluia.

Depois de alguns dias, comecei a refletir, relembrar meu comportamento em situações de aprendizado, e percebi algo: Me lembrei que na época da escola, eu tinha muito medo de errar. Se o professor fazia uma pergunta para a sala, mesmo sabendo a resposta, eu ficava quieto. Com base nisso, consegui identificar que o que estava me deixando estagnado na programação era o meu medo de errar.

🙀 O medo de errar

É normal ter medo de errar. Ninguém gosta de errar, e as vezes deixamos de fazer coisas devido a este medo. O problema é quando isso acontece em uma situação onde não há nenhum risco envolvido. Ou seja, quando você tem medo de errar, mas se você errar, nada irá acontecer.
E isso acontecia comigo: Eu tinha um medo muito grande de receber um erro na tela quando estava programando, e por conta disto, eu sempre estava fazendo coisas semelhantes. Eu não arriscava aprender algo muito diferente.

Quando um erro acontecia, eu ficava muito chateado, sem saber que na programação, são os erros que vão te fazer evoluir. Além disso, não há nenhum risco real envolvido ao receber uma mensagem de erro na tela do computador (não, o computador não vai explodir).

⚔️ Superando este medo

Mesmo identificando a causa do meu problema, e sabendo que não havia motivo para ter medo, ele não me deixava, e o motivo é simples: Ego.

Você tem medo de errar porque isso fere seu ego. Ao ver uma mensagem de erro, é como se seu cérebro estivesse falando para você:

Nossa, você acabou de estudar isto, e ainda assim está errando ?

O que fazer então ? Deixe seu ego de lado. Não é fácil, e não é do dia para a noite. Eu estou neste processo, e tem sido uma experiência agradável. Desde o dia que identifiquei o problema até agora, comecei a me aventurar mais na programação, por exemplo: Sempre utilizei Windows como S.O, e mesmo sabendo que Linux é amplamente usado, principalmente na área de tecnologia, eu me sentia confortável. Configurei o WSL 2 na minha máquina, configurei um setup com Docker (que eu só sabia na teoria, por ter medo de usar) e demais ferramentas para criar meus projetos. Recebi muitos erros, as coisas não funcionavam, mas com persistência fui descobrindo como arrumar, e o que eu aprendi fazendo isso é muito mais do que eu vinha aprendendo anteriormente.

Como eu disse, não é fácil admitir isso, e muito menos mudar essa situação, principalmente se como eu, você já tem esse medo há anos. Aos poucos isso está se revertendo.

Gostaria da opinião de vocês, se vocês já passaram por isso, e o que fizeram para superar, ou se acabaram de descobrir que também sentem medo de errar (ou você não está preparado para admitir isto ?)

Carregando publicação patrocinada...
2

Muito bom o seu post, realmente já passei e passo por isso todos dias, eu acho a parte mais dificil é o aceitar que você tem medo e tudo bem.. rsrs
Hoje o que mas me desanima é a falta de vontade de fazer... Eu sou muito de ir para pratica, mas eu fico o dia inteiro no trabalho programa do alguma coisa que as vezes gosto de fazer e outras nem tanto, chegar e pegar pra estudar mais desenvolvimento.. as vezes sinto meio sufocado sacas..
Mas novamente acho que o maior problema nisso é admitir... kkk

2
2

Isso é a mais pura verdade, acontece comigo no meu trabalho também, as vezes sei que é possível fazer uma aplicação, porém com medo da complexidade acabo resistindo na hora de implementar ou na hora de fazer os testes e acabo procrastinando um projeto pois tenho receio de ver os erros surgirem, realmente bem real esse medo, mas sempre quando falamos sobre ele, nos tornamos mais conscientes e percebemos que esse "gigante" começa a ser comparado a algo menor cada vez que notamos e falamos sobre ele... Assim então com o tempo passe a ser mais um obstaculo a ser superado.

2

Parabéns pela reflexão Matheus! Passei por isso nos primeiros anos em que estive programando e o que me ajudou foi um pensamento do próprio Deschamps, onde ele disse o seguinte: Eu não sei em quanto tempo vou terminar isso, mas sei que vou conseguir terminar. E geralmente por pensarmos que não vamos conseguir, nem passamos pelo tempo necessário de maturação naquele projeto ou estudo, logo, se expôr a mais projetos e conceitos vai te fazer perder esse medo de errar, pois, você já sabe que vai conseguir no final né?

E claro, dar tempo ao tempo ajuda também. Não é pq você estudou algo recentemente que torna obrigatório você ter todas as respostas engatilhadas. Segue tua rotina de estudos normalmente, toma bastante água, se exercita e descansa bem. Isso geralmente funciona pra qualquer cosia hehe

Abraço e bons estudos!

2

Além disso, existe o fator repetição. Se você quiser ficar bom em programação, e bom de verdade, você não pode repetir os mesmos exercícios, nem os mesmos projetos. Você precisa constantemente tentar ir um nível acima.
Se você fizer 100 landing pages, você não vai se tornar um programador muito diferente do que você era na sua vigézima ou trigézima landing page. O máximo que vai acontecer é que você vai ficar muito bom em fazer landing pages.
Isso não é necessáriamente ruim. Se você só quer fazer landing pages não tem necessidade de ir além, mas se você quiser evoluir, só fazer as mesmas coisas não serve.
Isso não vale só para programação. Se você tentar ficar fortão fazendo 100 flexões por dia, você vai ficar mais forte do que quando começou, mas em certo ponto, o seu corpo vai se acostumar, e você só vai ficar muito bom em fazer flexões. Também não adianta querer ser um desenhista melhor desenhando apenas um objeto, nem um corredor melhor correndo a mesma distância todo dia.

1

Infelizmente eu tenho vários outros tipos de problemas:

  • Medo de errar
  • Problemas para socializar
    • Não sou de ouvir músicas
    • Não sei dançar
    • Não sei nada de futebol ou BBB
    • Falo alto
  • Timidez para perguntar
  • Procrastinação
  • Sinceridade demais
  • Preguiça
  • TDAH

moeda

2

Tinha medo de errar/vergonha, de forma que me afetou muito negativamente em minha vida.
Infelizmente, não tem formula mágica para derrubar.
Este medo (que sabemos internamente que é bobo, mas nos trava ao ponto de não conseguir dar um passo), derrubei, com muito exforço, me colocando em situações pequenas onde teria que avançar um pouquinho na zona de conforto.
Fui fazendo isso por anos...
Até que de uns 3 anos atrás para cá, sinto uma liberdade que nunca senti antes.

Felizmente ou infelizmente, o modo de passar por isso é indo para cima do medo.

Claro que, como sabe que possui TDAH, essa é a raiz de todo esse problema.
Busque ajuda profissional caso puder, de um neuro e pscicologo, pois assim poderá lhe auxiliar a dar a volta por cima dela.

E ao fim, lhe desejo força para passar por cima de tudo isso !

1

Eu não sei se você já assistiu, mas o Fabio Akita postou um vídeo sobre TDAH, Autismoe Depressão, onde em uma parte ele explica que uma coisa pode levar a outra. Por exemplo, o TDAH te leva a preguiça, procrastinação, problemas para socializar, etc. Ou seja, você não tem tudo isso. Você tem um transtorno, que é o TDAH, que te leva a essas outras coisas. Vale a pena assistir: https://www.youtube.com/watch?v=yjhn2fjByNU

1

Amigão, eu vi que vc citou TDAH como uma de suas causas. Vc tá procurando ajuda médica? É extremamente importante.

Talvez vc já esteja, então desconsidere esse comentário, mas é que eu conheço bastante gente que tem alguma situação do tipo TDAH, ansiedade, depressão, e fica postergando a busca por tratamento. Eu mesmo já fui um exemplo disso.

Então, sempre que posso, dou essa dica ai pra quem puder.

Vlw.

2

Uma psicóloga, até que ajudou, me recomendou um livro para ler e fui a psiquiatra.
Com a psiquiatra comecei a tomar os remédios, mas melhorava uma coisa e piorava outra.
Sempre estou largando de emprego, acaba que perco o convênio médico da empresa, receita vence, e aí vou trocando de médicos também.
Fui passar em outra psicóloga ela simplesmente disse que não existe TDAH em adultos. 🤷‍♂️
Passei a não saber o que eu realmente tinha, pensei se nem as "especialistas" sabem, cada uma fala uma coisa, como eu vou tratar o que eu tenho.
Passei em outra, ela ficava olhando no relógio a todo tempo, sempre fazia questão de falar: Só temos mais 15 minutos de consulta, só temos mais 10 minutos de consulta. Não dava nenhuma dica como passar pelo problema, não encaminhava para psiquiatra, só eu falava, então ela dizia que eu não era obrigado a dizer nada poderia ficar quieto durante a consulta, uma hora ou outra fazia alguma pergunta sobre algo que eu disse e nada mais.
Numa das consultas ela perguntou, se achava que eu tava melhor, aí veio a minha sinceridade, falei que não e que talvez o único benefício era desabafar com alguém, assim como eu estivesse conversando com alguém num bar, deu para perceber que ela ficou furiosa e olha que eu não sou de notar a expressão das pessoas, então nunca mais voltei.

1

São bons conselhos. Quem falha nessas e algumas outras coisas tem mais dificuldade de evoluir.

Muitas vezes a pessoa não vai porque acha que está melhor do que está, isso provoca estagnação. Não pode se conformar. Claro que não pode entrar em paranóia, mas precisa atenção a isso. Algumas pessoas podem precisar de ajuda profissional com isso.

Eu vejo que o medo e a vergonha de errar, ainda mais publicamente, impede as pessoas de fazer muita coisa. Impede a evolução porque ela acaba, por mais paradoxal que pareça, criando compromisso com o erro. Todo mundo erro de montão, mas quem não quer errar, ou evitar fazer ou abraça o erro como se ele fosse o certo, engana o cérebro. Isso é algo que não é fácil perceber. Nada fácil. Também pode ser caso para ajuda profissional.

A ajuda profissional nem sempre é boa. As que são custam muito caro. A vida é assim. Não espere justiça. Faça sua parte o melhor que puder.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1
1
1