👻 O que me fez estagnar na programação
O meu objetivo com este post é alerta-los sobre algo que aconteceu comigo, e que provavelmente está acontecendo com muitos de vocês que se sentem estagnados na área, e que não percebem uma evolução em seus estudos.
🧙 Conhece-te a ti mesmo
Há um tempo atrás, eu me senti estagnado na programação. Por mais que eu estudasse todos os dias, parecia que eu não saia do lugar. Mesmo aprendendo coisas novas, eu estava sempre fazendo as mesmas coisas.
Um certo dia, ao analisar meus projetos no Github, eu percebi que o primeiro projeto que eu publiquei na plataforma (há mais de dois anos) não tinha muita diferença dos projetos mais recentes. Todos tinham a mesma base: HTML, CSS, Javascript, consulta a uma API de terceiro, salvar algo no local storage...
Foi como tomar um soco no estômago, me senti um lixo, pensei seriamente em desistir da área. Eu havia adquirido uma constância nos estudos, porém eu não evoluia.
Depois de alguns dias, comecei a refletir, relembrar meu comportamento em situações de aprendizado, e percebi algo: Me lembrei que na época da escola, eu tinha muito medo de errar. Se o professor fazia uma pergunta para a sala, mesmo sabendo a resposta, eu ficava quieto. Com base nisso, consegui identificar que o que estava me deixando estagnado na programação era o meu medo de errar.
🙀 O medo de errar
É normal ter medo de errar. Ninguém gosta de errar, e as vezes deixamos de fazer coisas devido a este medo. O problema é quando isso acontece em uma situação onde não há nenhum risco envolvido. Ou seja, quando você tem medo de errar, mas se você errar, nada irá acontecer.
E isso acontecia comigo: Eu tinha um medo muito grande de receber um erro na tela quando estava programando, e por conta disto, eu sempre estava fazendo coisas semelhantes. Eu não arriscava aprender algo muito diferente.
Quando um erro acontecia, eu ficava muito chateado, sem saber que na programação, são os erros que vão te fazer evoluir. Além disso, não há nenhum risco real envolvido ao receber uma mensagem de erro na tela do computador (não, o computador não vai explodir).
⚔️ Superando este medo
Mesmo identificando a causa do meu problema, e sabendo que não havia motivo para ter medo, ele não me deixava, e o motivo é simples: Ego.
Você tem medo de errar porque isso fere seu ego. Ao ver uma mensagem de erro, é como se seu cérebro estivesse falando para você:
Nossa, você acabou de estudar isto, e ainda assim está errando ?
O que fazer então ? Deixe seu ego de lado. Não é fácil, e não é do dia para a noite. Eu estou neste processo, e tem sido uma experiência agradável. Desde o dia que identifiquei o problema até agora, comecei a me aventurar mais na programação, por exemplo: Sempre utilizei Windows como S.O, e mesmo sabendo que Linux é amplamente usado, principalmente na área de tecnologia, eu me sentia confortável. Configurei o WSL 2 na minha máquina, configurei um setup com Docker (que eu só sabia na teoria, por ter medo de usar) e demais ferramentas para criar meus projetos. Recebi muitos erros, as coisas não funcionavam, mas com persistência fui descobrindo como arrumar, e o que eu aprendi fazendo isso é muito mais do que eu vinha aprendendo anteriormente.
Como eu disse, não é fácil admitir isso, e muito menos mudar essa situação, principalmente se como eu, você já tem esse medo há anos. Aos poucos isso está se revertendo.
Gostaria da opinião de vocês, se vocês já passaram por isso, e o que fizeram para superar, ou se acabaram de descobrir que também sentem medo de errar (ou você não está preparado para admitir isto ?)