Executando verificação de segurança...
11

🎨 My JSON Server - Crie sua própria REST API em minutos.

Criando uma JSON API de forma rápida, sem precisar registrar, configurar nada.

Estou desenvolvendo um projeto React Front-End fictício chamado Coffee-Delivery, que é um E-commerce para venda e entrega de cafés. O mesmo possui um cardápio, contendo vários tipos de cafés, o usuário escolhe alguns, envia para o carrinho, informa seu endereço, e finaliza o pedido.

Após desenvolver toda a estrutura e estilização, fiquei pensando:

Ok, onde eu vou armazenar todos esses dados dos cafés (nome, descrição, preço, imagem...) para exibir no cardápio ?

Pensei em criar um arquivo JSON na pasta do projeto, importar e fazer um map nestes dados. Mas me incomodava o fato de ter isso estático em um arquivo, pois geralmente não é assim que acontece na vida real. Geralmente terá uma API responsável por gerenciar esses dados (incluir, excluir, alterar, consultar). Eu poderia ter desenvolvido o back-end para esse projeto, porém como o foco tem sido o React, resolvi procurar outra solução.

📜 My JSON Server

Para minha felicidade, encontrei um site chamado My JSON Server, que faz a criação de um servidor "fake" onde você consegue hospedar seus arquivos JSON, e ele passa a se comportar como uma REST API, ou seja, você consegue fazer chamadas HTTP (get, post, put, delete...) neste arquivo.

A vantagem do My JSON Server é que não é necessário criar conta e nem configurar chaves. Você simplesmente cria um repositório no Github, e nele cria um arquivo chamado db.json. Pronto, seu servidor já vai estar de pé.

Após completar o passo a cima, você terá acesso a uma URL, que é composta da seguinte maneira:

https://my-json-server.typicode.com/{NOME-USUARIO-GITHUB}/{NOME-REPOSITORIO}

Após substituir na URL o seu nome de usuário do Github, e o nome do repositório criado, esse endereço devolve o conteúdo que está no arquivo db.json. No seu arquivo JSON, cada conjunto de dados será uma rota do servidor, exemplo:

{
    "coffee": [
     "Café Tradicional", "Café Expresso", "Capuccino"
    ],
    
    "users": [
      "Pedro", "Carol", "Matheus"
    ]
}

Analisando o exemplo a cima, temos dois conjunto de dados: coffee e users. Cada um deles será um rota da API, exemplo: https://my-json-server.typicode.com/{NOME-USUARIO-GITHUB}/{NOME-REPOSITORIO}/coffee retornará apenas os dados que estão em coffee.

https://my-json-server.typicode.com/{NOME-USUARIO-GITHUB}/{NOME-REPOSITORIO}/users, retornará apenas os dados que estão em users.

Vale ressaltar que o My JSON Server é muito útil quando precisamos armazenar informações simples em um JSON, porém não é muito recomendado para ambientes em produção. Ele é mais uma ferramenta de teste, para validar uma idéia, e portanto não possui tanta segurança e nem capacidade.

Espero que tenha ajudado. Abraços.

Carregando publicação patrocinada...
3

De certa forma é válida a utilização.
Porém mesmo o teu foco sendo front acho que deveria prender o básico do back. Digo isso pq pelo o que eu entedi tenho o mesmo foco que vc, e no meu caso, o fato de eu estudar o back end para fazer o meu projeto aumentou o me nível de front imensuráveis vezes. É sério, ajuda muito a entender o que tu está condando no front.

1

Concordo, mas até pra quem entende de back essa ferramenta é util. Como eu disse o foco dela não é substituir um back, já que possui muito menos segurança, performance e escalabilidade. O ponto principal é poupar tempo enquanto você valida uma idéia. Por exemplo, "Deixa eu ver se essa idéia que tive realmente funciona, mas vai demorar muito até eu verificar, pois tenho que construir o back-end...". Nesse caso você cria essa Fake API só pra ter uma noção de como vai ficar sua aplicação, se o fluxo está ocorrendo da forma esperada.

Outro ponto: Imagina que você está com prazo apertado, e precisa mostrar algo ao cliente. Cria em dois minutos a Fake API e pronto. Eu não estudei muito back-end ainda mas entendo o fluxo das informações, inclusive já criei algumas API's em Node.

1
2

Entendi. Sim está nos meus planos dar um foco durante um tempo no back-end, mas acho que não é a hora ainda para mim. Apesar que já fiz alguns projetos full stack que realmente me ajudou muito entender o que se passa em ambos os lados.

2
2
2
2

Vale também lembrar que o my-json-server ainda não funciona em repositórios privados, mas planejam adicionar ao aplicativo, junto com autenticação, etc!

2

Sim. Acho que não vai substituir um back-end, mas pelo menos vai simular um muito bem. Para quem estiver começando, e quiser treinar chamadas para uma API, vai ser uma ferramenta muito boa.

1
2
1