De certa forma é válida a utilização.
Porém mesmo o teu foco sendo front acho que deveria prender o básico do back. Digo isso pq pelo o que eu entedi tenho o mesmo foco que vc, e no meu caso, o fato de eu estudar o back end para fazer o meu projeto aumentou o me nível de front imensuráveis vezes. É sério, ajuda muito a entender o que tu está condando no front.
Concordo, mas até pra quem entende de back essa ferramenta é util. Como eu disse o foco dela não é substituir um back, já que possui muito menos segurança, performance e escalabilidade. O ponto principal é poupar tempo enquanto você valida uma idéia. Por exemplo, "Deixa eu ver se essa idéia que tive realmente funciona, mas vai demorar muito até eu verificar, pois tenho que construir o back-end...". Nesse caso você cria essa Fake API só pra ter uma noção de como vai ficar sua aplicação, se o fluxo está ocorrendo da forma esperada.
Outro ponto: Imagina que você está com prazo apertado, e precisa mostrar algo ao cliente. Cria em dois minutos a Fake API e pronto. Eu não estudei muito back-end ainda mas entendo o fluxo das informações, inclusive já criei algumas API's em Node.
Ss, eu não disse que substitui o back end. Só disse que é bom aprender ele pq ele impulsiona o conhecimento do front.
Entendi. Sim está nos meus planos dar um foco durante um tempo no back-end, mas acho que não é a hora ainda para mim. Apesar que já fiz alguns projetos full stack que realmente me ajudou muito entender o que se passa em ambos os lados.