Executando verificação de segurança...
12

🧙 A Penseira de Hogwarts: Aprendendo a aprender

Harry Potter é uma das histórias que eu acho mais fascinante, pela história como um todo, seus detalhes e a grande quantidade de personagens carismáticos e únicos. Eu nunca li os livros, apenas assisti aos filmes. Há uns dias atrás, maratonando os filmes pela octagésima nova vez, ao observar o comportamento de um objeto mágico mostrado em um dos filmes, me surgiu a idéia de escrever este post. O objeto em questão é a Penseira, mostrada pela 1ª vez no 4º filme, Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Para quem não se lembra ou nunca assistiu, a Penseira é uma espécie de bacia que contém um líquido, onde é possível revisitar memórias e pensamentos de uma forma bem imersiva. Para ficar mais claro a visualização, é como se você pudesse relembrar seu primeiro dia na escola de uma forma bem realista, ou seja, você é introduzido fisicamente no espaço onde ocorreu este evento, onde neste exemplo, você sentaria em uma carteira vazia da sala de aula por exemplo, e visualizando em 3ª pessoa os acontecimentos porém sem conseguir alterar o passado, pois você só consegue visualizar, mas não impactar o evento/ambiente.
No filme, para visualizar uma memória, os personagens "tiram uma cópia" dessa memória do cérebro utilizando uma varinha mágica, e essa memória vem no formato líquido, onde despejam esta memória na Penseira, e literalmente mergulham nela.

Exemplo Penseira

Professor Dumbledore extraindo uma memória, e utilizando a Penseira.


"Nossa, muito legal Matheus, mas isso é uma plataforma para discutir assuntos de tecnologia, e não Harry Potter."

Eu sei disso, e agora vou explicar meu ponto de vista sobre como aprender algo em tecnologia, e que casa muito bem com o funcionamento da Penseira.

🌌 "Tecnologia é uma área enorme"

Tenho certeza que você ja viu ou ouviu essa frase, e é verdade. Um braço da área de tecnologia seria o Desenvolvimento de Software, e ela sozinha possui um universo de caminhos e aprendizados. Muita gente desiste de aprender programação porque acha que deve armazenar, processar e absorver esse universo de aprendizado apenas na sua cabeça, e obviamente não vai conseguir.

Voltando ao filme, o personagem Dumbledore explica para o Harry o objetivo em se utilizar a Penseira:

"...muito útil se você tem coisas demais na cabeça."

E também diz algo como:

"Ela permite rever coisas que eu já vi, encontrar detalhes que passaram despercebidos."

Ou seja, fazendo um paralelo com nossos estudos diários, utilizariamos algo como uma Penseira, extraindo o que acabamos de aprender para dentro dela, e desta forma perceberiamos detalhes, e até mesmo falhas que um determinado aprendizado armazenado em nosso cérebro possui. Se você acha que aprendeu de verdade um determinado assunto que você viu, faz o teste, e tenta escrever sobre ele em um pedaço de papel. Você vai notar falhas, detalhes que armazenados em seu cérebro você não percebeu ou não processou devidamente. Provavelmente você não saberá explicar.

Por exemplo, esses dias atrás, um amigo de uma comunidade no Discord fez uma pergunta sobre algum recurso do framework NextJS que eu tinha certeza que sabia. Ao tentar explicar para ele o funcionamento de tal recurso, eu travei. Eu escrevia e logo em seguida apagava, pois não tinha certeza do que estava escrevendo, comecei a perceber falhas no aprendizado deste recurso. Ou seja, se eu não tivesse essa experiência de tentar escrever algo que aprendi, eu não teria identificado essa falha, e estaria até hoje achando que realmente aprendi. Neste exemplo, minha Penseira foi o chat do Discord, onde eu fiz uma imersão em um aprendizado que eu tinha, porém identifiquei falhas, e que logo em seguida busquei corrigi-las, lendo a documentação novamente, e assistindo a série Como Criar um Site (Grátis e Moderno), que está disponível no canal do Youtube do nosso mestre Filipe.

🤿 Construa sua Penseira

Até aqui, vimos a importância de sempre estar revisitando memórias, e como isso vai te ajudar a manter seu aprendizado fresco, e também conseguir identificar o que falta melhorar para aprimorar um conhecimento em determinado assunto.

Mas qual o local ideal para revisitar essas memórias ? Ou seja, o que eu posso utilizar como Penseira ?

Até agora, os exemplos foram dados tendo como base a escrita, porém você pode utilizar outros meios, como participar de uma discussão em um chat de voz, ou gravar um vídeo para o Youtube. Outras Penseiras podem ser:

  • Criar uma postagem no Linkedin, ou outra rede social,
  • Ajudar outras pessoas em fóruns e semelhantes,
  • Utilizar ferramentas como Notion para documentar os aprendizados,
  • Escrever um post aqui no TabNews, ou comentar na postagem de alguém.

Enfim, não importa o local, desde que você não deixe um aprendizado ficar esquecido na sua mente.

Comenta ai o que você utiliza como Penseira. Valeu!!

Carregando publicação patrocinada...
2

Ótimo post! Uma coisa que costumo fazer há bastante tempo é fazer cadernos de anotação, depois de um tempo eu volto naquele caderno, e isso faz toda a diferença. Devo ter uns 4 cadernos. Agora tava pensando em uma ideia bem maluca, pegar um caderno enorme, tipo 1mil ou 2mil páginas e revisar toda a stack de game engine rs

2

Eu nunca gostei de escrever as coisas na mão, com caneta, lápis etc. (minha letra é horrível, e depois de um tempo eu nem sei o que eu mesmo escrevi). Hoje eu faço as minhas anotações no Notion, mas eu já vi bastante gente comentando que escrever na mão tem mais benefícios, ativa áreas do cérebro que escrever digitando em um teclado por exemplo não ativam.

2

Sim, escrever na mão faz voce usar mais sentidos em uma determinada coisa, porque entre apenas tocar uma tecla de um simbolo, e "desenhar" esse mesmo simbolo, faz com que mais areas do nosso cerebro sejam ativadas.To ponderando ainda a ideia do caderno enorme, mandar fazer uma capa de couro e queimar com ferro na capa C++ :v

2

Muito massa, eu to começando pegar hábito de documentar as coisas, esses dias comecei a rever um pouco de react-native e fiz um markdown bem completo com todo o setup de projeto e tudo que configurei, foi muito bom porque agora tenho ali de fácil acesso conteúdos que fiquei no mínimo uma semana procurando. Coloquei no meu gist e compartilhei com meus colegas de trabalho 👏

2

Ótimo artigo! Estou fazendo a migração do notion para o obsidian, confesso que está sendo pouco difícil pra se acostumar. Sobre as anotações, o que me ajudou muito foi primeiro anotar no papel e depois passar para o obsidian.

1
2
2

Gosto de utilizar a escrita, o ato de escrever força seu cérebro a focar mais no que esta fazendo, já o ato de digitar é muito automático, e ativa poucas áreas do cérebro em relação a escrita, que tem toda uma seguência de movimento.

1

Sim. Eu já tentei utilizar a escrita, mas é complicado para mim, primeiro porque minha letra é feia, e segunda porque demoro tempo demais. Eu sou uma pessoa visual, ou seja, eu dificilmente vou ler um livro que não tem nenhuma imagem, etc. Mas uma revista, com ilustrações e tal, eu já consigo. Daria para desenhar na mão e tals, mas também não sou muito bom, então nestes casos um Notion da vida me ajuda muito.

1

Entendo, no caso de livros recomendo que você procure algum que goste muito do tema, leia por prazer, sem figuras mesmo, vc vai aprender a imaginar as situações diretamente na sua "penseira", certamente vai pegar o gosto e perder horas e horas lendo, vai por min, é muito bom e novas ideias vem a mil, além de estimular a inteligência.
Meu assunto de interesse por exemplo é ficção científica!

2
2

Tenho o costume de registrar no notion, numa seção que chamo de "Base de conhecimento". Utilizo os ícones da página para determinar se preciso revisitar aquela anotação para aprender mais ou se ela está "completa". O status de "completa" significa que me sinto preparado para criar um conteúdo, ensinar a alguém e/ou aplicar no meu dia a dia.

O bom de ter esse material registrado é que tenho acesso mais rápido para revisitar esses conhecimentos e ter eles como apoio.

Sempre escrevo esses textos com as minhas palavras justamente para já fazer o exercício de entendimento do conteúdo.

Essa analogia com a penseira é muito boa, inclusive vou mudar o nome da minha seção no notion kkkkkk

2

Nossa gostei da sua ideia. Eu uso o OneNote. Vou criar algo parecido com o seu, pois curti a ideia de ter uma base de conhecimento com suas palavras para voltar e rever aquilo.

1

Eu também separo os conteúdos dependendo do assunto, me ajuda a localizar as coisas, e de tempos em tempos, eu leio novamente o que escrevi. Essa de colocar o status de um determinado aprendizado é uma baita idéia, não tinha pensado nisso. Valeu.

2

bom artigo! eu curto muito usar aplicativos de Zettelkasten, eles ajudam bastante a estruturar o que você já aprendeu e a fazer ligações novas entre isso e o que se está estudando no momento.

2

Olha, tem que armazenar na cabeça sim. Eu criei um site para guardar tudo que sei, só que criei o vício de consultá-lo. Agora nas entrevistas de emprego eu tomo ferro toda hora, sempre passo pelo RH e me derrubam na entrevista técnica, pois não lembro as coisas.

1

Eae Wellington, beleza ? Eu acho que esse é um contexto muito específico, é como se fosse estudar para uma prova para passar. Ai enste caso sim vale a pena "decorar", mas se você quer aprender algo a longo prazo, eu acredito muito no processo de salvar em algum lugar.

2
2

O que eu costumo utilizar como a minha penseira, é um caderninho que fica sempre na frente do meu computador, sempre que aprendo algo novo, seja estudando ou alguém me ensinando, eu vou lá e escrevo no caderno o que eu entendi do conteúdo, desse jeito eu consigo lembrar melhor (e claro, tbm fica no caderno caso eu queira dar uma revisada no conteúdo novamente).

2

Eu utilizo o Notion por causa da "liberdade" e um design mt "aconchegante" sabe? Acho essa forma de aprendizado muito eficaz principalmente para pessoas que não trabalham apenas com tecnologia, vejo pessoas que estão trabalhando por exemplo: Em obras, Música, etc. Aí com o Notion fica tudo mais fácil ir lá e sempre ir revisando os conteúdos

1

Eu não tinha esse hábito de anotar as coisas quando comecei a estudar, mas ai conheci o Notion, que é uma experiência diferente, pois as anotações ficam mais flexíveis e fáceis de visualizar (adicionado imagens, códigos, links, tabelas, etc.). O meu já demora um pouquinho para carregar kkkkk

2

Belo post meu caro! Uma boa opção seria o Obsidian, o pessoal até chama ele de "Second Brain" e realmente ele é muito bom para manter anotações.

Eu o utilizo com muita frequência para estudos, leitura e anotações diárias.

1
1

Eita,você me lembrou que eu preciso de um novo app para armazenar mais zettlekastens,ou encontrar a versão premium na internet do Hypernotes,que não consigo criar mais por ter o premium lá,e eu não conseguir achar uma versão modificada do mesmo.Acho muito complicado usar o Obsidian,por isso uso esse outro app.
Alguém daqui sabe algum outro app interessante pra usar que seja mais simples desse nível pra eu testar?
Seria de grande ajuda enquanto não acho essa versão do app que eu falei.

1

Olha no começo eu também achava ele complicado, mas depois ver alguns tutoriais no Youtube sobre como utilizar os plugins dele, cara ficou sensacional o uso e você pode fazer qualquer coisa praticamente.

Os vídeos dessa moça me ajudaram bastante incluindo esse sobre zettlekastens, então, tenta dar mais uma chance, haha :) https://youtu.be/6n-skHJSoXQ

1

Eu tenho dificuldade de entender o conteúdo dela,eu já tentei fazer mas ficou muito complicado de fazer no celular. Você poderia fazer um blog explicando melhor esse conteúdo?

1

Olha, eu não tenho muito tempo atualmente para escrever um blog, mas se quiser eu posso te ajudar a configurar, se tu tiver discord ou insta eu te mando DM, caso queira.