🧙 A Penseira de Hogwarts: Aprendendo a aprender
Harry Potter é uma das histórias que eu acho mais fascinante, pela história como um todo, seus detalhes e a grande quantidade de personagens carismáticos e únicos. Eu nunca li os livros, apenas assisti aos filmes. Há uns dias atrás, maratonando os filmes pela octagésima nova vez, ao observar o comportamento de um objeto mágico mostrado em um dos filmes, me surgiu a idéia de escrever este post. O objeto em questão é a Penseira, mostrada pela 1ª vez no 4º filme, Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Para quem não se lembra ou nunca assistiu, a Penseira é uma espécie de bacia que contém um líquido, onde é possível revisitar memórias e pensamentos de uma forma bem imersiva. Para ficar mais claro a visualização, é como se você pudesse relembrar seu primeiro dia na escola de uma forma bem realista, ou seja, você é introduzido fisicamente no espaço onde ocorreu este evento, onde neste exemplo, você sentaria em uma carteira vazia da sala de aula por exemplo, e visualizando em 3ª pessoa os acontecimentos porém sem conseguir alterar o passado, pois você só consegue visualizar, mas não impactar o evento/ambiente.
No filme, para visualizar uma memória, os personagens "tiram uma cópia" dessa memória do cérebro utilizando uma varinha mágica, e essa memória vem no formato líquido, onde despejam esta memória na Penseira, e literalmente mergulham nela.
Professor Dumbledore extraindo uma memória, e utilizando a Penseira.
"Nossa, muito legal Matheus, mas isso é uma plataforma para discutir assuntos de tecnologia, e não Harry Potter."
Eu sei disso, e agora vou explicar meu ponto de vista sobre como aprender algo em tecnologia, e que casa muito bem com o funcionamento da Penseira.
🌌 "Tecnologia é uma área enorme"
Tenho certeza que você ja viu ou ouviu essa frase, e é verdade. Um braço da área de tecnologia seria o Desenvolvimento de Software, e ela sozinha possui um universo de caminhos e aprendizados. Muita gente desiste de aprender programação porque acha que deve armazenar, processar e absorver esse universo de aprendizado apenas na sua cabeça, e obviamente não vai conseguir.
Voltando ao filme, o personagem Dumbledore explica para o Harry o objetivo em se utilizar a Penseira:
"...muito útil se você tem coisas demais na cabeça."
E também diz algo como:
"Ela permite rever coisas que eu já vi, encontrar detalhes que passaram despercebidos."
Ou seja, fazendo um paralelo com nossos estudos diários, utilizariamos algo como uma Penseira, extraindo o que acabamos de aprender para dentro dela, e desta forma perceberiamos detalhes, e até mesmo falhas que um determinado aprendizado armazenado em nosso cérebro possui. Se você acha que aprendeu de verdade um determinado assunto que você viu, faz o teste, e tenta escrever sobre ele em um pedaço de papel. Você vai notar falhas, detalhes que armazenados em seu cérebro você não percebeu ou não processou devidamente. Provavelmente você não saberá explicar.
Por exemplo, esses dias atrás, um amigo de uma comunidade no Discord fez uma pergunta sobre algum recurso do framework NextJS que eu tinha certeza que sabia. Ao tentar explicar para ele o funcionamento de tal recurso, eu travei. Eu escrevia e logo em seguida apagava, pois não tinha certeza do que estava escrevendo, comecei a perceber falhas no aprendizado deste recurso. Ou seja, se eu não tivesse essa experiência de tentar escrever algo que aprendi, eu não teria identificado essa falha, e estaria até hoje achando que realmente aprendi. Neste exemplo, minha Penseira foi o chat do Discord, onde eu fiz uma imersão em um aprendizado que eu tinha, porém identifiquei falhas, e que logo em seguida busquei corrigi-las, lendo a documentação novamente, e assistindo a série Como Criar um Site (Grátis e Moderno), que está disponível no canal do Youtube do nosso mestre Filipe.
🤿 Construa sua Penseira
Até aqui, vimos a importância de sempre estar revisitando memórias, e como isso vai te ajudar a manter seu aprendizado fresco, e também conseguir identificar o que falta melhorar para aprimorar um conhecimento em determinado assunto.
Mas qual o local ideal para revisitar essas memórias ? Ou seja, o que eu posso utilizar como Penseira ?
Até agora, os exemplos foram dados tendo como base a escrita, porém você pode utilizar outros meios, como participar de uma discussão em um chat de voz, ou gravar um vídeo para o Youtube. Outras Penseiras podem ser:
- Criar uma postagem no Linkedin, ou outra rede social,
- Ajudar outras pessoas em fóruns e semelhantes,
- Utilizar ferramentas como Notion para documentar os aprendizados,
- Escrever um post aqui no TabNews, ou comentar na postagem de alguém.
Enfim, não importa o local, desde que você não deixe um aprendizado ficar esquecido na sua mente.
Comenta ai o que você utiliza como Penseira. Valeu!!