Só entenda que isso foi dito antes da internet ser como é hoje.
Eu não sou contra a ideia, mas as pessoas poderiam ser um pouco mais críticas, e sempre avisar que ela está aprendendo e pode estar cheio de erros porque ela pode ter aprendido de um lugar que estava cheio de erros. É claro que a pessoa poderia ser um pouco crítica também para evitar aprender de locais que estão cheios de erros e não tem aviso algum. Mas isso é um pouco mais difícil de fazer, até porque até os livros têm erros. Mas a internet é pior.
A internet deu voz para todos, mas não significa que todos conseguirão ser boas vozes. Então é cada vez mais importante escolher suas fontes. E mesmo que escolha boas, elas podem errar eventualmente, e você precisa desenvolver um senso crítico acima do que precisava no passado. Minha experiência indica que está acontecendo o contrário. E vira um ciclo vicioso.
Não se esqueça que o Dick Fey (que intimidade... :D) era uma das mentes mais fantásticas que existe, e isto não aconteceu porque ele ensinava, mas ele se ensinava bem pela mente que tinha. Você certamente aprenderia algo muito bom vindo dele.
É bem mais difícil você aprender algo bom vindo de mim, mesmo em programação, mesmo que estando nisso há 40 anos, e tendo "ensinado" milhares ou milhões de pessoas em alguma coisa. Minha mente não é tão privilegiada. Pelo contrário.
A chance de alguém aprender com quem está começando pode ser bem menor.
Claro, pode ser que ela fale mais a língua do leigo, ela terá alguma vantagem, mas tem uma chance razoável dela também ensinar errado. E se você aprender errado, vai ensinar outra pessoa de forma errada. E assim o erro vai sendo treinado e perpetuado. E vemos isso acontecendo cada vez mais na área. E faz muita gente reclamar que está difícil arrumar emprego.
Não sei bem como solucionar tudo isso de forma ideal, mas acho que só da pessoa se comprometer o máximo que dá, avisar de forma bem destacada que pode ter aprendido errado e quem está consumindo aquilo pode ser falho, já é um passo importante, pelo menos até conseguir acertar na grande maioria dos casos, ou quase todos, porque mesmo um erro já pode ser complicado.
E antes de ensinar algo, pense e se aprofunde mais. Porque é isso que o Feynman quer dizer. Você deve estudar mais ainda para poder ensinar outro. Não é aprender de qualquer jeito e ensinar mais alguém de qualquer jeito. Tem que ser algo difícil, caso contrário estará só repetindo coisas, só fazendo algo mecânico, sem dar muito resultado. Quando ele disse isso, provavelmente todo mundo que ensinava tinha muito comprometimento com isso.
Eu não sei se ele falaria a mesma coisa hoje. provavelmente sim, mas com ressalvas. Ele veria que está sendo mal interpretado. Pelo menos é a minha interpretação.
Uma das coisas que eu sempre gostei no Stack Overflow e agora isso está destruído, é que você tinha muita gente boa respondendo, e muita gente boa avaliando o conteúdo. Então você tinha algo curado, algo que não era o esforço de uma pessoa, mas era isso com a validação de várias outras pessoas, muitas deles bem qualificadas. Ainda poderia ter problemas, e em alguns casos algo bem avaliado poderia não ser tão bom, mas no geral funcionava. O conteúdo bom era bem qualificado. Hoje não é mais assim, mas o conteúdo bom ainda está lá, e bem avaliado. A grande vantagem é que não funcionava como uma rede social, que vale o like. Lá era um voto de confiança que o material realmente tem qualidade. Tanto que não era tão fácil conteúdo só curioso prosperar (mas acontecia, claro). O importante é que era bem raro conteúdo errado ser bem avaliado.
Um blog não tem muito isso. E é pior, provavelmente a pessoa só receberá elogios, mesmo que o conteúdo seja ruim, e a pessoa vai se iludir achando que está mandando bem. Isso pode ser tornar um enorme problema.
Não quer dizer que a pessoa não deva fazer, mas pode ter maneiras melhores. Ou pelo menos ela deve ser muito crítica enquanto faz, para aproveitar isso ao máximo, e poder ajudar as pessoas de forma mais efetiva, e não contribuir com problemas para elas.
Tudo pode ser usado de forma boa ou ruim, eu espero que as pessoas façam, de maneira correta. Não é que não possa errar, mas precisa ser raro. Ou então é melhor fazer algo privado. O que dará menos chance de alguém ver o erro e corrigir. Embora esteja cada vez menos acontecendo, primeiro porque tem muito erro para corrigir (foi o que aconteceu no Stack Overflow), você vê que está enxugando gelo. Mas também desmotiva porque grande parte das pessoas não querem ser corrigidas, se torna inócuo (foi a desgraça final do SO). As pessoas que gostam de correções são as que aprendem.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).