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Só entenda que isso foi dito antes da internet ser como é hoje.

Eu não sou contra a ideia, mas as pessoas poderiam ser um pouco mais críticas, e sempre avisar que ela está aprendendo e pode estar cheio de erros porque ela pode ter aprendido de um lugar que estava cheio de erros. É claro que a pessoa poderia ser um pouco crítica também para evitar aprender de locais que estão cheios de erros e não tem aviso algum. Mas isso é um pouco mais difícil de fazer, até porque até os livros têm erros. Mas a internet é pior.

A internet deu voz para todos, mas não significa que todos conseguirão ser boas vozes. Então é cada vez mais importante escolher suas fontes. E mesmo que escolha boas, elas podem errar eventualmente, e você precisa desenvolver um senso crítico acima do que precisava no passado. Minha experiência indica que está acontecendo o contrário. E vira um ciclo vicioso.

Não se esqueça que o Dick Fey (que intimidade... :D) era uma das mentes mais fantásticas que existe, e isto não aconteceu porque ele ensinava, mas ele se ensinava bem pela mente que tinha. Você certamente aprenderia algo muito bom vindo dele.

É bem mais difícil você aprender algo bom vindo de mim, mesmo em programação, mesmo que estando nisso há 40 anos, e tendo "ensinado" milhares ou milhões de pessoas em alguma coisa. Minha mente não é tão privilegiada. Pelo contrário.

A chance de alguém aprender com quem está começando pode ser bem menor.

Claro, pode ser que ela fale mais a língua do leigo, ela terá alguma vantagem, mas tem uma chance razoável dela também ensinar errado. E se você aprender errado, vai ensinar outra pessoa de forma errada. E assim o erro vai sendo treinado e perpetuado. E vemos isso acontecendo cada vez mais na área. E faz muita gente reclamar que está difícil arrumar emprego.

Não sei bem como solucionar tudo isso de forma ideal, mas acho que só da pessoa se comprometer o máximo que dá, avisar de forma bem destacada que pode ter aprendido errado e quem está consumindo aquilo pode ser falho, já é um passo importante, pelo menos até conseguir acertar na grande maioria dos casos, ou quase todos, porque mesmo um erro já pode ser complicado.

E antes de ensinar algo, pense e se aprofunde mais. Porque é isso que o Feynman quer dizer. Você deve estudar mais ainda para poder ensinar outro. Não é aprender de qualquer jeito e ensinar mais alguém de qualquer jeito. Tem que ser algo difícil, caso contrário estará só repetindo coisas, só fazendo algo mecânico, sem dar muito resultado. Quando ele disse isso, provavelmente todo mundo que ensinava tinha muito comprometimento com isso.

Eu não sei se ele falaria a mesma coisa hoje. provavelmente sim, mas com ressalvas. Ele veria que está sendo mal interpretado. Pelo menos é a minha interpretação.

Uma das coisas que eu sempre gostei no Stack Overflow e agora isso está destruído, é que você tinha muita gente boa respondendo, e muita gente boa avaliando o conteúdo. Então você tinha algo curado, algo que não era o esforço de uma pessoa, mas era isso com a validação de várias outras pessoas, muitas deles bem qualificadas. Ainda poderia ter problemas, e em alguns casos algo bem avaliado poderia não ser tão bom, mas no geral funcionava. O conteúdo bom era bem qualificado. Hoje não é mais assim, mas o conteúdo bom ainda está lá, e bem avaliado. A grande vantagem é que não funcionava como uma rede social, que vale o like. Lá era um voto de confiança que o material realmente tem qualidade. Tanto que não era tão fácil conteúdo só curioso prosperar (mas acontecia, claro). O importante é que era bem raro conteúdo errado ser bem avaliado.

Um blog não tem muito isso. E é pior, provavelmente a pessoa só receberá elogios, mesmo que o conteúdo seja ruim, e a pessoa vai se iludir achando que está mandando bem. Isso pode ser tornar um enorme problema.

Não quer dizer que a pessoa não deva fazer, mas pode ter maneiras melhores. Ou pelo menos ela deve ser muito crítica enquanto faz, para aproveitar isso ao máximo, e poder ajudar as pessoas de forma mais efetiva, e não contribuir com problemas para elas.

Tudo pode ser usado de forma boa ou ruim, eu espero que as pessoas façam, de maneira correta. Não é que não possa errar, mas precisa ser raro. Ou então é melhor fazer algo privado. O que dará menos chance de alguém ver o erro e corrigir. Embora esteja cada vez menos acontecendo, primeiro porque tem muito erro para corrigir (foi o que aconteceu no Stack Overflow), você vê que está enxugando gelo. Mas também desmotiva porque grande parte das pessoas não querem ser corrigidas, se torna inócuo (foi a desgraça final do SO). As pessoas que gostam de correções são as que aprendem.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

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Nossa, faz muito sentido esse texto, realmente esse artigo que fiz pode gerar umas variaveis que são propensas a falhas como isso que você disse de poder ensinar errado, realmente deveria-se colocar um aviso de que a pessoa ainda é iniciante e que pode cometer erros, uma solução que você mesmo disse no texto, mas não deve ter percebido para esse problema de ficar disseminando informações erradas é fazer de maneira privada criando da sua mente alguém ao qual vai ensinar, o que a maioria do pessoal faz que é dar aula para alguém imaginario da sua cabeça se colocando numa sala de aula mental, espero ter feito sentido o que eu quis dizer. Obrigado por mostrar para mim esse outro lado da moeda dessa proposta, sou uma dessas pessoas que gosta de correções quando necessarias como essa que você pontuou. Abraço cara :)

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Excelente ponto, mestre Maniero! Digo "mestre" porque você já me ajudou várias vezes no Stack Overflow. Realmente, é difícil saber quando é o momento de nos vermos como alguém capaz de transmitir conhecimento, como um professor. Existe uma frase que diz que você se torna um professor quando pode ensinar algo que o outro não sabe. Porém, isso por si só não o torna um bom professor.

Por outro lado, na minha opinião, "feito é melhor que perfeito", pois errar é fundamental para o processor de se acertar e melhorar com o tempo. Lembro-me de uma história que talvez você já tenha ouvido: havia duas turmas de desenho, uma ficou com a missão de produzir um desenho por dia durante um mês, e a outra ficou incumbida de produzir apenas um desenho durante esse período do mês todo. Surpreendentemente, a turma que fez vários desenhos obteve resultados muitooo melhores.

Como diz um pesquisador de inteligência artificial, que foi meu professor na faculdade, vivemos na era da informação, mas infelizmente não na era do conhecimento. Nessa internet de todos, precisamos filtrar bem as informações que consumimos, e se você não faz isso, está cometendo um erro de principiante.

Mesmo que alguém comece a ensinar o que está aprendendo em um blog, eu não me dedicaria a aprender com essa pessoa, pois posso aprender com os melhores da internet. Temos até cursos gratuitos de instituições como Harvard, não é mesmo? O que eu diria para essa pessoa é que, de fato, é melhor manter privado caso o conteúdo seja de má qualidade. No entanto, se ela se esforçar para aprender em bons lugares e tentar melhorar ou compartilhar conhecimento, tudo bem. Apenas sugiro que, por ética, ela mencione no início do artigo algo como: "Estou aprendendo tal coisa esta semana, sou iniciante e vou compartilhar aqui com minhas próprias palavras".

Não faço esse comentário como uma afronta ou discordância, mas sim como um complemento, para ser um incentivo para aqueles que são como eu e hesitam em começar algo mais tarde por conta da voz que diz: "Não faça isso, há quem faça melhor, não é bom o suficiente, etc, etc". Se pensarmos assim sempr, deixaremos até de respirar, pois sempre haverá alguém melhor em alguma coisa. E não é necessário um profundo entendimento de um compilador, arquitetura do computador, assembly, binário etc. para ensinar um "for" ou um "printf". Novamente, feito é melhor que perfeito.
Mas, de fato, tenho visto conteúdos muito ruins ensinando coisas sem pé nem cabeça. Isso é um grande problema, pois quando se aprende algo errado, desaprender aquilo pode ser muito mais difícil do que aprender corretamente pela primeira vez. Torna-se um vício, uma má prática.

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Isso mesmo. eu não me considero professor. Até já dei aulas oficialmente, então meio que você tem o título, mas é diferente. É outro comprometimento. Eu sou um engenheiro de software comprometido, com dificuldades, mas que tem tanto tempo de área, e se dedicou tanto, que pode passar algum conhecimento para algumas pessoas. E sempre que não tomar cuidado farei besteira, como já pode ser comprovado.

Como eu disse, errar é bom, fazer os outros errarem por sua causa não é.

Seu professor parece um cara esperto :)

Uma das coisas que eu não falei, e até me dá a oportunidade de falar sobre o que eu costumo postar no rodapé que pretendo ensinar as pessoas programem da forma correta.

Eu nem sei como vou fazer isso. Mas sei que isso tem um pouco de chamariz. Não será a prova de falhas, só sei que não será deliberadamente enganoso, como muita gente faz, e não terão erros básicos. Poderão cometer muitos outros erros, não sou nenhum gênio. Eu não cometerei alguns erros, que, reforço, são básicos, e que alguns experientes ensinam errado por aí. Note que nem estou falando de iniciantes. É importante isso para ter claro que todo mundo deve ser questionado. O filtro é fundamental. É mais difícil ver um erro em conteúdo de Harvard, mas até lá pode ter.

Tem uma postagem aqui no Tabnews que a pessoa coloca coisas erradas. Não tem muito problema, desde que ela esteja aberta para receber correções, críticas. Algumas pessoas fizeram certinho, e ela fez oque devia, postou algo para ajudar até no seu próprio aprendizado e recebeu um feedback, e se as pessoas que lerem forem espertas, vão ler as respostas que tem ali e vão aprender mais corretamente. E o autor original evoluirá. O problema se dá só quando a pessoa não aceita nada disso porque se ela aprendeu de um jeito ninguém pode questionar. O problema é ela postar algo errado e ninguém mostrar que está errado.

Um dos motivos que o SO perdeu sua função é esta. E hoje não gosto mais porque não tem mais alguém com capacidade para ir lá dizer que eu fiz algo errado ou que posso melhorar, e assim eu aprender mais e ter um conteúdo melhor. Se meu conteúdo não é bom, ficará ruim, pra todo mundo ver. Isso é ruim para todo mundo, virou perde-perde em vez de ganha-ganha, como era antes.

Eu não questiono o que a pessoa quer ensinar, desde que seja certo. Pode ser um if, mas precisa estar correto. Ou precisa do alerta para ninguém consumir aquilo como certo.

Já deve ter visto eu falar, que se treina o erro é ele que fará para sempre. Eu tenho muita dificuldade com isso, e é uma tragédia lidar com o que aprendi errado.

Obrigado.

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Entendi seu ponto de vista, como uma pessoa iniciante pode ensinar outra pessoa iniciante se mesmo uma pessoa experimentada comete erros e gafes?

Eu vejo a técnica do Feynman de outra maneira. Você não precisa realmente ensinar alguém ou passar algum conhecimento para alguma pessoa (já imaginou a confusão que seria se todo mundo resolvesse fazer isso?), mas o simples fato de você preparar aquele assunto que se está estudando para ensinar alguém já faz você condensar esse conhecimento na sua cabeça, levanta perguntas e te motiva a procurar mais informações. Também organiza esse conhecimento de tal maneira que você fica aberto a novas descobertas e sabe onde colocar essa nova peça de informação.

Em programação sou apenas um embrião, não faz nem um mês que estou me dedicando a isso, mas em outras áreas do conhecimento eu já sou um adolescente, com mais de 15 anos de experiência. Eu sei na prática que as duas melhores maneiras de aprender é (1) pela prática e repetição constante, corrigindo erros e perseverando; e (2) ensinando alguém ou pelo menos tentar explicar para si mesmo de uma maneira mais simples, como se estivesse explicando para outra pessoa que está começando.

Acredito ser isso o Richard Feynman pensava.

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É uma decisão difícil, porém quem é iniciante cometerá muitos erros, e pode sequer ter a noção que pode fazer isso.

Eu também vejo bem a técnica como mais você se preparar para isso do que fazer. Mas sem fazer não testará se funciona :) Viu? É difícil.

Não tem uma resposta definitiva, só estou colocando outros pontos de vista e a pessoa deve refletir sobre. O que eu não gosto é de verdades absolutas, a não ser que elas existam. Tipo, a Terra é redonda (ou perto disso).

Vai fundo que parece estar indo bem.

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Eu acho que desde que a pessoa tenha humildade para reconhecer seus limites, é possível sim exercitar o "ensinar aprendendo".
Por exemplo: um iniciante em programação, se humilde, não vai se meter a falar de assuntos dos quais ele mal sabe e só ouviu falar. Um post de blog onde ele consegue organizar as ideias de forma a conseguir explicar o que é um if e um else já o ajudaria bastante no seu nível de conhecimento.
Eu já me beneficiei disso e até hoje mantenho blog. Confesso que já tive essa mesma dificuldade de tentar falar sobre algo que não dominava bem e me enrolar. Mas eu vejo hoje que isso mais me ajudou do que me atrapalhou. SObretudo na habilidade de escrita, de conseguir organizar e expor um raciocínio de forma clara.
Quando você consegue fazer isso escrevendo, logo conseguirá fazer isso falando. Isso me ajudou a falar melhor em público e em entrevistas. Muito do meu nervosismo simplesmente sumiu. Hoje, não tenho problemas em ter que expor minhas ideias em uma reunião com muitas pessoas.

Então eu vejo muitas vantagens em escrever e compartilhar conhecimento. Apenas não dê passos maiores que suas pernas.

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O raciocínio é válido e correto, o problema é achar essas pessoas. Quase sempre o que eu vejo é a pessoa achando que está fazendo certo e não está. Aqui mesmo no Tabnews acontece muito. Até anda acontecendo menos. E sempre alguém tem que ir lá e corrigir. E tem casos que ninguém se dipõe, e fica mais complicado.

Parabéns.