A maldita frase - o fim
Olá, boa tarde a todos, esse post aqui é para contar uma situação que aconteceu essa semana comigo, essa situação tem a ver com a frase a baixo.
" Você estuda programação e está no mesmo lugar que eu "
Para vocês entenderem o motivo dessa frase ter me afetado vou precisar fazer uma tangente sobre a minha história na programação vai ser uma coisa rápida
Minha breve história
Chamo-me Mateus tenho 23 anos e já estou inserido na área da computação/programação há exatamente 12 anos, sou completamente apaixonado por programação não consigo ficar um dia sequer sem escrever uma linha de código para mim o meu dia só está completo quando eu coloco a minha playlist de rock e abro terminal/editor e começo a codificar
quando eu faço isso parece que o tempo e quando eu começo a digitar o código parece que sou um astro do rock em conduzindo um show.
Eu resumi bastante a minha historia com programação pois esse não é "foco" principal desse post, a frase acima que eu falei mexeu muito com o meu ego e com meu "coração".
Quando a pessoa me falou isso na hora do almoço eu congelei não sabia o que falar, pensei em me agredir pensei em largar tudo e nunca mais voltar naquele lugar, mas não fiz isso haha, fiz algo pior.
Sair do refeitório fui para minha sala anotei essa frase em um papel, analisei ela palavra por palavra separei sujeito do predicado, feito isso eu pensei continuei o meu dia "normalmente". Chegando em casa peguei esse papel colei ele na minha parede e comecei a analisar o motivo da frase ter me afetado tanto.
Eu não trabalho com programação hoje por opção minha, pois programar hoje para mim, é minha vida e o que me motiva a viver e não quero transformar isso em um trabalho, pois dessa forma a coisa mais doce da minha vida ficará amarga.
Após ter analisado esse papel por exatamente 21 horas eu vi que fiz péssimas escolhas
na visão das pessoas em volta de mim, esse ano eu recebi uma proposta para trabalhar fora, mas não aceitei, pois, não quero "fazer da minha arte um trabalho", quando as pessoas que estão estudando programação do meu trabalho me perguntam algo eu fico feliz em responder, pois, o conhecimento precisa ser passado adiante e tudo que eu sei hoje foi graças a outras pessoas que passaram o conhecimento para frente.
Após ter ficado tanto tempo analisando a frase resolvi abrir o vim e começar a codificar uma automação para calibração de cor dos monitores, mas assim que mudei pro mode de inserção de texto no vim o código que estava na minha mente sumiu e só veio aquela maldita frase na minha mente e assim foi por longas 3 horas, não consegui digitar uma linha sequer quando estava quase dormindo em cima do teclado resolvi ir para cama.
Assim que eu acordei tomei um café e fui tentar fazer a automação novamente e nada saiu,
pensei "acho que estou sobrecarregado vou ouvir um pouco de música ler algum livro para poder limpar a mente" fiz exatamente coloquei uma música relaxante(She's Gone - Steelheart) e li o livro "O médico e o monstro".
Quando deu 22 horas resolvi voltar pro vim e tentar escrever a automação e nada saiu novamente, fiquei preocupado, pois, o que eu iria fazer era um algo relativamente simples, mas mesmo que eu me esforça-se não sai um palavra sequer foi então que comecei a pensar talvez falte uma música, reiniciei meu pc peguei me headset coloquei a minha playlist de Slipknot para tocar abrir o vim, quando começou a tocar Duality, falei agora sim,
vamos codificar..., e pasme mesmo tocando minha música favorita eu não sentia sensação de astro de rock que sempre senti foi então que percebi que algo dentro de mim, tinha se quebrado.
Fui para frente do espelho e, perguntei o que aconteceu com o você? eu pensei respondendo "Você precisa parar agora", eu entendi que programação tinha acabado para mim, não perdi tempo apaguei todas as minhas contas/repositórios do github e gitlab, apaguei todos os meus projetos de estudo e pessoal que estavam no meu computador pessoal, parei meu servidor de desenvolvimento, peguei o notebook reserva e apaguei o sistema operacional depois fui pro meu computador pessoal me despedir dele e removi tudo o que tinha nele, tranquei as faculdades EAD que estava fazendo e guardei todos os meus livros técnicos em um armário.
Eu sei que essas decisões foram rápidas demais porem não consigo mais estudar ou ouvir a palavra programação, me sinto vazio. "Começo pode ser final, final pode ser começo".