Bom, contando uma história que aconteceu comigo: durante a faculdade, um amigo me disse: "Qualquer um pode programar. Você faz engenharia, tem que focar em ser gestor". Ele era uma pessoa que eu respeitava, e, durante um tempo, isso acabou me limitando em me tornar um programador melhor.
Eu até quis desistir em um momento, porque achava que tinha escolhido a profissão errada. Mas depois, por querer ir embora do Brasil, acabei vendo um vídeo do BRKsEDU, no qual ele falava: "Se você for um programador medíocre, por que iriam querer te contratar, se há programadores medíocres no próprio país?" Isso mudou minha mentalidade e me trouxe até onde estou.
Eu tenho um vídeo em que pensei em desistir por ter encontrado uma barreira no projeto de um jogo que estou desenvolvendo, mas, depois de dar um tempo e respirar, tentei novamente algum tempo depois e consegui. Pode ser que você só precise de um tempo para retomar.
Sobre desistir, sim, é uma escolha. Escolher é perder. A questão é entender se isso é realmente o que você quer ou se é algo que está considerando apenas por ter encontrado uma barreira.
Espero ter ajudado.