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Como descobrir se meu MVP não gerou lucro devido ao produto ser ruim ou se a estratégia de marketing não funcionou?

Estou pensando em criar um MVP e fiquei com uma dúvida: como posso saber se a falta de lucro está relacionada à qualidade do produto ou à eficácia da minha estratégia de marketing? Alguém já passou por isso e pode compartilhar suas experiências ou dicas?

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só gostaria de dizer que: baita pergunta!

acho que esse tipo de coisa é pouco falada, mas quando aprendi sobre teoria de startup, tive a impressão de que foi construída pra um mundo onde falar que fez algo inovador já era o suficiente pra ter gente te dando atenção e feedback, e hoje em dia, conseguir atenção das pessoas pra ter feedback é o maior desafio.

o que pensei quando estava trabalhando com startups é que a ideia da startup precisa ter marketing embutido, como por exemplo algo compartilhável ou o founder ter muitos contatos para clientes (comunidade), para pelo menos ter feedback o suficiente.

sinto muito não ter uma resposta exata, mas fixa a visão no objetivo final e segue.

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Utilize o bom e velho esquema de "isolar variáveis", o que é estritamente referente a estratégia e o que é ao mvp? Se liga nesse flow de usuário:

  • Aqui está o seu usuário ideal, provavelmente assistindo algum podcast da vida.

  • Nesse momento aqui digamos que ele passou na estratégia de marketing :: isso você saberá apenas com as métricas da estratégia.
    ** foi postagem? Quantos likes / visualizações tiveram?
    ** campanha de anúncios online? A própria plataforma terá inúmeras métricas para você analisar.

O fato é: Independente da estratégia que você utilizar, coloque links com identificadores para cada origem de tráfego, depois você faz um esforçozinho para detectar como as pessoas acessam o seu MVP e qual é a tragetória delas
** elas entram e saem?
** ou você percebeu que as pessoas que menos utilizam o seu MVP são aquelas que vem do email?

Enfim, tem muitas formas de se analisar isso, apenas desfragmente o problema e analise individualmente cada probabilidade e por fim ligue os pontos para encontrar o ponto crítico que precisa ser melhorado.

Ass.: ▟ ▙ █▬█ ⬤ █▀ █▀

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bom dia, sr.

uma hora, nós temos de chamar alguém que é de marketing, alguém de design, alguém de produto, alguém de área comercial; para trabalhar conosco.

às vezes, é melhor que tal pessoa tenha múltiplas habilidades, a fim de que haja menos sócios.

quando vc falou MVP, entendi que vc já tem uma dor de mercado ou um problema a ser resolvido, logo já tem um nicho. porém, se vc nem pensou nisso tudo acima, como vai ser possível se preocupar com a validade de um mvp caso nem estudou sobre mercados TAM SAM SOM? só assim, com tais conceitos, vc vai conseguir entender a fatia de mercado que vc vai estar entrando, e talvez seja uma das razões para teu MVP n ser validado.

além disso, há muitos conceitos em aceleração de startup que vale a pena vc aprender.

muitos vão querer só encontrar a dor, e depois que der certo com 100 ou 1000 acessos diários/mensais que vão então estudar sobre aceleração de startups.

n há problema nisso. porém, já tem que saber que é uma das razões para falhar e fracassar. pelo menos, errou mais cedo do que os outros, logo vai ppder aprender algo mais rápido, para aplicar no próximo "Micro SaaS" nichado.

participe de ideathons, hackathons, startup weekends, e outros eventos de networking e ideação.

sebrae e núcleos de empreendedorismo universitários são o melhor caminho para começar a buscar por oportunidades. Fator S Agita é do sebrae. algumas universidades fazem ideathons, onde vc encontra multidisciplinaridade aliada com conceitos mínimos de startuping.
é a base para depois querer acelerar.

eventos de ideação -> pré-acel. -> aceleração -> pré-incub. -> incubação

vc já tem um nicho? alguma dor em que focar? conhece a fatia de mercado?
vc tb é dev ou é designer, comercial, marketer, etc?

vc já fracassou com algum mvp antes? o que aconteceu? poderíamos acessar alguma preview por curiosidade?

aguardo retorno.

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Cara, eu acho que essa é uma dúvida super valida, eu como dev sempre me prendi ao desenvolvimento dos meus projetos pessoais, nunca foquei muito na parte de marketing, embora saiba que ela é extremamente importante, não saberia por onde começar nessa parte.

Acho que um 50% em cada pode ser interessante, não exatamente assim, o marketing é extremamente importante nesse quesito, muito produto bom acaba sem ser visto por falta de marketing, já também existe muito produto péssimo que acaba indo bem por causa de um marketing excelente, mas como balancear o produto bom com um marketing bom para que tudo ocorra as mil maravilhas?

Logo logo, terei que embarcar nessa área se eu realmente ir com tudo no meu projeto novo de Saas, imagino que quem quiser que seu projeto dê relativamente certo, não pode deixar de lado a área de marketing, e fazer uma divulgação mais ou menos

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Está relacionado aos dois, mas marketing é tudo! tem uma cartela de produtos por aí menos funcionalmente/esteticamente atraentes que outros que são extremamente bonitos e excelentes para o domínio que atuam, que quase ninguém usa por puro Marketing ruim. Vide o rapaz André Elias do loveyuu, com certeza deve ter outros produtos nichados que atuam nesse cenário em questão de relacionamentos amorosos que não devem passar de 100, 50, 40, 10 clientes, talvez até melhores funcionalmente,enfim, o produto dele é simples e direto, ele soube vender, o marketing dele deu certo e booom! faturando uma grana, bem ranqueado no Google... Saca?

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Concentre-se no problema que pretende resolver. Aproxime-se de uma centena de usuários, potenciais ou reais e os ouça com cuidado. Quanto mais adequada a sua solução, menores as chances de ela ser a causa do fracasso.

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Dependendo do seu produto marketing pode ser essencial. As pessoas acabam por ter muitas opções de sistemas para usar hoje em dia...

Se o software tiver uma boa qualidade ou uma que seja no minimo perceptível, esse vai ser o diferencial (marketing) que vai atrair novos usuários. Nos negócios é muito dificil medir quantativamente esse tipo de coisa com uma fórmula para: "ler os pensamentos dos clientes". Por isso, hoje em dia tem várias métricas estabelecidas e todas elas podem medir a qualidade do produto e satisfação do usuário.

A melhor forma de saber e mais direta, ainda hoje, é perguntando ao usuário. Existem outras formas indiretas de obter isso que é como foi citado acima

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