Executando verificação de segurança...
5

Gosta de vespeiro, né? :D

Debater tecnologia não deveria, mas é algo religioso. Em PHP costuma ser pior. Por alguma razão que eu não sei (ahhh, eu sei, mas é melhor não falar) tende a dar mais problemas que outras tecnologias. Vem seguindo de JS, Python, Java e depois começa ficar menos relevante, as discussões raramente acontecem. Eu vou só falar uma coisa, essas tecnologias costumam ter mais fanboys (PHP é a dos mais radicais), então você não pode fazer nenhuma crítica que você vira hater para eles. E aqui começamos entender o mundo PHP.

Eu uso PHP há muitos anos, e é das 3 linguagens que mais usei na vida. Eu estudo linguagens porque é o assunto que mais gosto na computação, Quando falo de estudar, não é aprender os comandos simplesmente.

Eu uso PHP como ela foi concebida. Não uso da forma como as pessoas usam hoje em dia porque tem ferramentas melhores para usar desta forma, ferramentas que foram feitas para usar desta forma. Então hoje PHP tenta ser o que ela não nasceu para ser, e isso é ruim.

Só é pior usar para algo que não seja backend web, onde até o criador da linguagem me disse pessoalmente que isso é errado.

Ele também disse não gostar de Hack, principalmente porque não gosta da Meta. Entendeu? Os iguais se atraem. Mas PHP está se transformando em Hack. Por isso não dá muito certo. Hack fez melhor porque resolveu não ter compromisso com PHP, apenas ser a base. Hack é conduzida hoje por uma das pessoas mais inteligentes da computação. Mas ninguém quer saber a não ser a Meta. Hack foi necessária porque PHP já não era adequada mais. E para mudar precisava quebrar compatibilidade, não tem como ficar no meio do caminho, você acaba ficando com o pior dos mundos.

O PHP é útil, não há dúvidas disso, caso contrário eu não usaria. Mas para fazer sites simples.

O PHP funciona para algo mais complexo que isso, não há dúvidas disso, caso contrário não teria tanta gente usando. Mas não é o mais adequado nessas circunstâncias, pelo menos não na maioria dos casos.

PHP é um framework com uma linguagem acoplada para produzir páginas web. Se quer mais que isso, tem soluções mais robustas, poderosas e eficientes. Por isso é estranho rodar um framework em cima de outro.

O PHP em si nem é tão ruim e pode ser usado até onde não é o mais adequado. O problema maior é o ecossistema em volta dele, algumas das piores ferramentas estão ali. Mas não tem o que fazer, agrada muita gente. Não tecerei mais comentários porque já estou entrando em bastante polêmica.

O PHP usado da forma como foi concebido é imbatível. Tanto que o Wordpress usa muito mais assim do que o jeito "moderno". Se as pessoas usam tanto o WP para mostrar o sucesso do PHP, então porque não o usam para decidir como trabalhar com PHP? É estranho. Não parece uma decisão muito bem pensada.

A linguagem PHP não é boa e isso até o criador admite. É direito de qualquer um discordar, mas quem costuma estudar linguagens sabe disso e não tem o que discutir. Ela é cheia de falhas, e muitas delas são mais recentes. A maioria das novidades foram mal pensadas, e existem mais para dizer que tem o que as concorrentes têm, mas nas outras faz mais sentido e forma mais bem pensadas. Não tem como consertar certos problemas sem quebrar a compatibilidade. Não tem uma mágica que fará a linguagem ser melhor. Especialmente isso não acontecerá pela maneira como o processo é conduzido. Ela recebe novos recursos, ser bom é outra questão. Ela está evoluindo, melhorando é algo mais pontual.

Me preocupa e diz muito sobre a comunidade que diz que versões mais novas consertou a linguagem. Aclro que alguma melhora aconteceu, mas teve pioras também e as pessoas não enxergam assim. Então naõ tem o que discutir, se a pessoa não vê ela acha que não existe.

O PHP vai bem com o básico (que já está nele) e algumas poucas bibliotecas extras, como PHPMailer por exemplo. Até usar o framework e CMS chamado Wordpress faz algum sentido em certas circunstâncias. WP também é problemático, não vou entrar nisso, mas ele é útil e deve ser usado quando não tem nada melhor, e frequentemente não tem, uma pena. Eu tenho histórias para contar como as pessoas usam alguns frameworks e como isso é um enorme absurdo, mas não cabe aqui, e eu já disse em outros lugares. Mudar algo de 1MB para 1GB sem melhorar nada já mostra algo importante.

Eu tenho usado mais o PHPStorm ultimamente.

A linguagem continuará do jeito que está, evoluindo sem muito critério, as pessoas continuarão usando, e se você gosta dela não tem que se preocupar com nada. Se você já não desistiu então não tem porque fazer depois. Só quem faz análises rasas acha que o passado do PHP é problema e agora está bom.

PHP é das linguagens mais high profile que existem, e é responsável por tudo o que é, para o bem ou para o mal. Se ela não fosse tão visível ela não seria tão próspera. Me desculpe, mas essa visão eu tenho que discordar veementemente.

Bem, já despertei a ira de muita gente, então está bom até aqui. Um dia farei algo mais completo e "definitivo" sobre isso. Obviamente eu incentivo debates assim, não acho ruim, só é ruim se as pessoas acham que só uma visão é válida. Só fica estranho porque eu positivo o texto orignal porque é o assunto importante, mas não porque eu concorde com ele, acho que ficou óbvio.

Eu continuarei usando PHP onde faz sentido, esses dias mesmo farei algo com ela.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
3

A linguagem PHP não é boa e isso até o criador admite

Aproveitando, acho que vale a pena mencionar algumas frases famosas de Rasmus Lerdorf (criador do PHP):

  • Eu realmente não gosto de programar. Só criei essa ferramenta para programar menos, pois eu poderia reusar o código.
  • Não sei como parar isso, nunca foi minha intenção criar uma linguagem de programação. Não tenho a menor ideia de como criar uma, eu só vou adicionando o próximo passo que faz sentido.
  • PHP é tão empolgante quanto sua escova de dentes. Vc usa todo dia, ela cumpre sua função, é uma ferramenta simples, mas e daí? Quem quer ler sobre escovas de dente?
  • Nós temos coisas como propriedades protegidas. Métodos abstratos. Todas as coisas que seu professor de Ciência da Computação disse que vc deveria fazer. Não dou a mínima para essas porcarias.
  • Nunca achei que o PHP fosse mais do que uma ferramenta simples para resolver problemas.
  • Não sou um programador de verdade. Eu vou juntando as coisas até que funcionem. Programadores de verdade dizem: "Funciona mas está vazando memória pra todo lado, vc deveria corrigir isso". Eu só reinicio o Apache a cada 10 requisições.
  • Eu me preocupo com vazamento de memória, mas ainda sim não acho que programar é agradável.

Isso diz muito sobre o PHP, já que as frases acima revelam características que de certa forma acabaram influenciando a forma como a linguagem foi feita, e como ainda é conduzida atualmente (como já citado, muitas coisas são adicionadas pelo hype, mas não são muito bem pensadas).

Isso mostra que pra algo ter "sucesso" (larga adoção, popularidade, etc), não precisa necessariamente ser tecnicamente perfeito. Ter o primeiro não implica no segundo, e vice-versa.

0
0

eu entendo as falas dele, mas ele não é o criador unico da linguagem, ele fez as duas primeiras apenas, a gente ta na sétima versão do php, a visão dele não dita o que a comunidade fez com o php e a importancia dele no mundo atual, então não faz sentido analisar a linguagem apenas pela opinião de quem criou quanto tem tanta gente contribuindo com ela e tornando o que ela é

2

Se isso é verdade então ele mentiu pra mim.

De qualquer forma ele atraiu as pessoas que se encaixam com ele.

Se não fosse assim as features novas não viriam com tantos problemas quanto acontece. Tudo não encaixa bem. Mas tem uma novidade, então as pessoas gostam.

Acompanha as discussões de como tudo é feito na linguagem? Acompanha as discussões em outras linguagens? Eu acompanho, o nível de discussão é absurdamente diferente, você vê quem sabe o que está fazendo e quem não sabe. E como algo mal pensado recebe valor em uma comunidade e não em outra.

O problema não é o Rasmus. Exceto pelo fato dele ter começado.

Ele tem uma frase que é verdadeira também, para justificar que ele disse que não sabe programar, que é mais ou menos "eu não sei programar, mas sei melhor do que você". Sim, é verdade, melhor que a maioria das pessoas, especialmente de quem está na esfera de PHP. Mas ele não programa melhor que as pessoas responsáveis pela maioria das outras linguagens.

Ele é um cara bacana e sabe programar, mas não é a melhor pessoa para criar e cuidar de uma linguagem. Ele pode ser melhor que eu, mas eu não tenho nada popular para criar problemas. Entretanto eu sei quase de imediato quando sai um feature nova que ela tem problemas. Já viu como é a votação e as justificativas para ter algo? É caótico.

Muita gente não sabe que ele trabalhou no Brasil. E não aprendeu português. Curioso isso.

2

Explicando melhor o que eu quis dizer:

...características que de certa forma acabaram influenciando a forma como a linguagem foi feita, e como ainda é conduzida atualmente

Sei que hoje há muitas outras pessoas responsáveis pela manutenção da linguagem, mas creio que o "espírito" geral se manteve.

As frases do Rasmus passam a ideia de que qualquer gambiarra serve, não precisa necessariamente ser bem feito e pensado (pra algumas coisas é verdade, mas pra algo que vai ser tão usado pra tantas coisas, é uma falha grave). É uma atitude que eu particularmente não gosto.

Agora imagine que o criador da sua linguagem favorita deixa claro (em várias frases diferentes) que essa atitude é ok. Isso inevitavelmente atrai muita gente que pensa igual. E posso estar enganado, mas minha impressão é que muitas decisões parecem ter sido feitas com este pensamento - por exemplo, como já dito acima, coisas que são adicionadas mais pelo hype do que pela necessidade, e/ou nem sempre feitas da melhor forma.

No fim, cai na teoria das janelas quebradas: se algo já começa "errado" ou torto, tende a não ser consertado.

Claro que nenhuma linguagem é perfeita, todas possuem defeitos. Mas dentre as mainstream, PHP é uma das que mais exagera.

Enfim, nada disso impede tanta gente de usar e "pagar as contas" (uma justificativa bem comum, aliás). E pode usar, eu também já usei e não me arrependo. Só não pode se iludir achando que ela não tem defeitos...

2

Se não me engano tem um texto que mostra como o bad design continua na evolução, mas não consegui achar. Pra mim um dos maiores erros da comunidade PHP é achar que a linguagem era ruim e agora é boa. Não tem como isso ocorrer, e mostra que a pessoa não entende bem como uma linguagem funciona. Claro que teve melhorias, alguns erros foram corrigidos, mas outros vieram também, a maioria não precisava ter vindo, alguns eram obrigatórios para corrigir outros.

O maior erro provavelmente é não aceitar que a linguagem, apesar de ser popular, útil, e boa em muitos aspectos, tem vários defeitos. Isso começaria melhorar.

É o criador atraindo outros que gostam do "mais ou menos" que atrai usuário que também gostam das cosias assim.

Tem caso que o "mais ou menos" me atende bem, então ela é a melhor opção que tenho. Mas não para tudo. Eu vou confessar que ter algo mais ou menos pronto ajuda muito. Eu acho que nunca mais (fiz há mais de 20 anos) começaria um projeto realmente do zero em PHP.

1

PHP é a dos mais radicais), então você não pode fazer nenhuma crítica que você vira hater para eles.

Faço das suas palavras as minhas. O Comunidade fdp