se ela coloca comida na mesa é boa
Conheço várias pessoas que trabalharam em linha de montagem de fábricas diversas (ou seja, "apertar parafuso" o dia inteiro). Sem juízo de valor nem desmerecimento, pois é um trabalho digno e honesto, e segundo elas "pagava as contas". Mas todas diziam que o trabalho em si era horrível.
Atenção: não estou dizendo que programar em PHP é igual a apertar parafuso. Isso tudo é apenas pra dizer que "ser bom" e "colocar comida na mesa" são duas características diferentes e não necessariamente relacionadas. Vc pode ter algo que é apenas um ou outro. Ou ambos. Ou nenhum. No meu entendimento, uma coisa não é consequência da outra.
Até porque a história mostra que o melhor tecnicamente nem sempre é o mais usado. Pelo contrário, muita coisa que fez sucesso tinha várias falhas técnicas, mas uma série de outros fatores (marketing, hype, foi a primeira, teve patrocínio/lobby de grandes players, etc) fez com que fosse amplamente adotado.
E não estou dizendo que tudo que faz sucesso é ruim, e nem que tudo que era "o melhor" fracassou. Estou apenas constatando que isso aconteceu - e ainda acontece - bastante na nossa área.
Dito isso, já tivemos alguns debates sobre PHP. Sugiro ler todos, pois se eu for responder, vou acabar repetindo muita coisa que já foi dita ali:
- https://www.tabnews.com.br/blaxprism/o-que-voces-acham-do-php-nao-e-pergunta-repetitiva-e-sim-um-debate
- https://www.tabnews.com.br/Craverath/php-e-usado-por-78-por-cento-da-internet-seria-esse-o-motivo
- https://www.tabnews.com.br/VitorVitima/php-ou-c
Por fim, vale dizer que toda linguagem possui qualidades e defeitos. Não podemos ser fanboys que acham tudo perfeito, e nem haters que acham que tudo é ruim.