Caso real: Servidor Linux sem espaço, o que fazer?
Olá pessoal, sei que esse espaço não é 100% focado para pessoas que atuam como analistas de suporte🚒🔥 mas sei que posso compartilhar conhecimento para ajudar a comunidade!
Fase Inicial: Busca de informações.
Trabalho como analista de Suporte Técnico em uma Empresa de desenvolvimento e hoje cedinho peguei um das tasks do suporte de Emergência que estava em fila de atendimento, e assim que iniciei o atendimento descobri que a demanda se tratava de uma falha em nosso sistema.
Fiz o acesso remoto ao servidor do cliente e por lá conectei no servidor via putty para buscar mais informações para descobrir o motivo da falha. Assim que conectei já rodei o comando DF -h
para saber o quanto de armazenamento em cada partição o linux tinha, e com esse simples comeando matei a charada!. Descobri que o problema estava ocorrendo por falta de armazenamento em uma das partições do sevidor, a partição onde estava alocado o banco de dados, notei que estava com 0Mb
de armazemanemto disponível, sabendo disso comecei uma analise minunciosa em meio aos diretório dentro dessa partição para descobrir o motivo de tal estado.
Fase de execução e resolução
Com a ajudo do chat GPT comecei analisando os arquivos maiores dentro dessa partição usando o comando find / -type f -size +500M 2>/dev/null
, onde prontamento retornou os arquivos principais do banco de dados, vendo isso pude ter certeza que alguma coisa tinha que ser feita. mas como se tratava de emergência o o tempo era meu inimigo, sabia que se eu atacasse os processos e dados do banco de dados em busca de limpar ou ganhar armazenamento ia me tomar muuuito tempo, então decidi focar os arquivos fora do servidor que seriam menos criticos de serem apagados pois precisava de apenas 100Mb para o que o sistema pudesse rodar a rotina ao qual estava gerando todo o problema. sabendo disso segui a sugestão do GPT e comecei a "limpar a casa".
As Como as pastas temp e logs são diretório de despejo e para uso de analises fiz o download dos arquivos para meu compotador e adicionei a task com uma forma de backup e removi usando os comandos sugeridos pelo GPT:
Logs
du -h /var/log
#Tamanho dos arquivos
rm -f /var/log/*.log.*
# Remove logs arquivados
truncate -s 0 /var/log/syslog
# Esvazia logs atuais
truncate -s 0 /var/log/auth.log
Feito os logs foi para a pasta temp
Temp
du -h /tmp /var/tmp
#Tamanho dos arquivos
rm -rf /tmp/* /var/tmp/*
# Remove o diretório temp
Feito isso ganhei armazenamento quase que suficiente mas sabia que podia fazer melhor.
apt-get
E podia também limpar o cache do apt get do linux que despeja arquivos dos pacotes de instalação usados pelo linux...
Usando o comando apt-get autoremove
e comando apt-get clean
Pude concluir e me certificar que a quantidade que eu precisava.
Feito todos estes processos foi só tentar novamente rodar a rotina necessária dentro do sistema e pronto! Mais uma Task resolvida!
Pessoal, humildemente espero que gostem e me deem feedback sobre!
Espero ter ajudado, forte abraço. Até o próximo post!
Link do chat com o GPT .Link