Mudaria de carreira para programação mesmo que ganhasse +ou- 5k como policial e com o MERCADO exigindo ANOS de experiência para JR?
Olá, amigos do TabNews. Me chamo Luciano e estimo que estejam todos muito bem.
Atualmente estou vivendo um grande dilema que está me preocupando bastante. O que você faria em minha situação?
/Mas antes, deixa eu te dar contexto para que possa dar sua opinião/
Bom, há aproximadamente 7 anos eu resolvi estudar para ter uma carreira como servidor público, pois queria ter uma certa qualidade de vida e garantir minha estabilidade e "boa aposentadoria". Escolhi estudar para o concurso da polícia militar do meu estado. Após duas tentativas frustadas, finalmente consegui a aprovação e isso me custou muito esforço e tempo.
Talvez até aqui para alguns de vocês esteja tudo bem e pensando em me parabenizar por isso. Entretanto, ao longo dessa trajetória estudando muuuuito para concurso público, tive que abrir mão de muita coisa, o que é normal para qualquer brasileiro que quer sair da extrema pobreza para alcançar alguma coisa na vida.
Mas preciso mencionar que durante esse tempo estudando eu precisei sobreviver. Consegui um emprego como atendente de alunos de uma rede de faculdades privadas do Brasil. Esse trabalho junto com o grande esforço para alcançar a aprovação, trouxeram um ENORME cansaço mental para minha vida.
Na minha rotina de trabalho eu tinha que atender uma média de 35 a 45 alunos por dia, depois ir para casa e abidicar de tudo, inclusive do descanso, para ESTUDAR. Isso por longos 4 anos nesse trabalho.
Após passar tanta raiva por tantos xingamentos de alunos mal educados e enfrentar a dúvida da aprovação após 2 tentativas frustadas, desenvolvi um cansaço mental enorme.
/Então me pergunto, será que valeu mesmo a pena? Será que não teria sido tão melhor para mim ter seguido meu coração e ter investido em minha carreira como programador lá atrás? Bom, não adianta chorar pelo leite derramado./
Mas agora o fato é que eu finalmente fui aprovado no concurso público. MAS DE LONGE JÁ PERCEBI QUE NÃO É ISSO QUE ME FAZ FELIZ.
Correr risco de vida para ganhar um salário de +ou- 5k com a criminalidade nas alturas OU abrir mão de tudo e tentar uma vaga de JR na programação com um salário de 2.8k sendo casado(sem filhos)?
-->Bom, como concursado tenho minha ESTABILIDADE, tenho meu plano de carreira com aposentadoria garantida com salário de +ou- 8K. Isso depois de tanto esforço.
-->Como programador, um trabalho sem periculosidade, salários altos depois de anos de experiência e dedicação na área. Aquilo que meu coração queria seguir.
SINCERAMENTE, eu sei que é uma decisão particular e não irei seguir a risca o conselho de ngm. Todos temos opiniões diferentes.
Mas penso que com a mesma dedicação e esforço que apliquei para conseguir esse cargo público, eu poderia alcançar altos patamares com a programação. Sinto que é isso que eu deveria fazer.
Estou pensando seriamente em mudar de carreia, até faria isso se após alguns anos estudando e fazendo free lances alguma vaga me aceitasse como JR.
Eu aceitaria fácil uma redução de alguns mils reais no meu salário.
Por mais louco que possam me achar, digo-vos que SER POLICIAL NÃO É NADA FÁCIL!!!!!!!!!!!!!!!!
Sei que estou romantizando um pouco a parada quando falo que queria encontrar uma oportunidade como JR após alguns Freelas. Mas voltar ao nível de estagiário fica inviável para minha vida. Tenho meus boletos rsrsrs.
Bom, é isso, o que vocês fariam?