Executando verificação de segurança...
11

Mudaria de carreira para programação mesmo que ganhasse +ou- 5k como policial e com o MERCADO exigindo ANOS de experiência para JR?

Olá, amigos do TabNews. Me chamo Luciano e estimo que estejam todos muito bem.

Atualmente estou vivendo um grande dilema que está me preocupando bastante. O que você faria em minha situação?

/Mas antes, deixa eu te dar contexto para que possa dar sua opinião/

Bom, há aproximadamente 7 anos eu resolvi estudar para ter uma carreira como servidor público, pois queria ter uma certa qualidade de vida e garantir minha estabilidade e "boa aposentadoria". Escolhi estudar para o concurso da polícia militar do meu estado. Após duas tentativas frustadas, finalmente consegui a aprovação e isso me custou muito esforço e tempo.

Talvez até aqui para alguns de vocês esteja tudo bem e pensando em me parabenizar por isso. Entretanto, ao longo dessa trajetória estudando muuuuito para concurso público, tive que abrir mão de muita coisa, o que é normal para qualquer brasileiro que quer sair da extrema pobreza para alcançar alguma coisa na vida.

Mas preciso mencionar que durante esse tempo estudando eu precisei sobreviver. Consegui um emprego como atendente de alunos de uma rede de faculdades privadas do Brasil. Esse trabalho junto com o grande esforço para alcançar a aprovação, trouxeram um ENORME cansaço mental para minha vida.
Na minha rotina de trabalho eu tinha que atender uma média de 35 a 45 alunos por dia, depois ir para casa e abidicar de tudo, inclusive do descanso, para ESTUDAR. Isso por longos 4 anos nesse trabalho.
Após passar tanta raiva por tantos xingamentos de alunos mal educados e enfrentar a dúvida da aprovação após 2 tentativas frustadas, desenvolvi um cansaço mental enorme.

/Então me pergunto, será que valeu mesmo a pena? Será que não teria sido tão melhor para mim ter seguido meu coração e ter investido em minha carreira como programador lá atrás? Bom, não adianta chorar pelo leite derramado./

Mas agora o fato é que eu finalmente fui aprovado no concurso público. MAS DE LONGE JÁ PERCEBI QUE NÃO É ISSO QUE ME FAZ FELIZ.

Correr risco de vida para ganhar um salário de +ou- 5k com a criminalidade nas alturas OU abrir mão de tudo e tentar uma vaga de JR na programação com um salário de 2.8k sendo casado(sem filhos)?

-->Bom, como concursado tenho minha ESTABILIDADE, tenho meu plano de carreira com aposentadoria garantida com salário de +ou- 8K. Isso depois de tanto esforço.
-->Como programador, um trabalho sem periculosidade, salários altos depois de anos de experiência e dedicação na área. Aquilo que meu coração queria seguir.

SINCERAMENTE, eu sei que é uma decisão particular e não irei seguir a risca o conselho de ngm. Todos temos opiniões diferentes.

Mas penso que com a mesma dedicação e esforço que apliquei para conseguir esse cargo público, eu poderia alcançar altos patamares com a programação. Sinto que é isso que eu deveria fazer.
Estou pensando seriamente em mudar de carreia, até faria isso se após alguns anos estudando e fazendo free lances alguma vaga me aceitasse como JR.
Eu aceitaria fácil uma redução de alguns mils reais no meu salário.

Por mais louco que possam me achar, digo-vos que SER POLICIAL NÃO É NADA FÁCIL!!!!!!!!!!!!!!!!

Sei que estou romantizando um pouco a parada quando falo que queria encontrar uma oportunidade como JR após alguns Freelas. Mas voltar ao nível de estagiário fica inviável para minha vida. Tenho meus boletos rsrsrs.

Bom, é isso, o que vocês fariam?

Carregando publicação patrocinada...
4

Olha, estava em uma situação "semelhante", estava em um emprego clt com plano de carreira, trabalhando como Suporte de T.I. Infelizmente não havia a possibilidade de mudar de área, recém casado há 1 ano, tive que trabalhar no horário comercial (8h às 18h) e estagiando por 4 horas todos dia (19h às 23h), levei essa rotina por mais de 10 meses e então sai do estágio. Depois de muito aplicar para vagas como JR, a uma semana chegou meu sim e agora é economicamente viável deixar o cargo de Suporte.
Talvez você devesse tentar um estágio assíncrono, pode até ser pouco/nada remunerado, no final o que vai valer é a experiência.

3

Primeiro parabéns pelo concurso! Não é fácil, você lutou e conseguiu.

Agora analisando bem o caso eu vejo que sua situação não é tão complicada assim. Veja que você terá um salário ok, dará para viver e você não tem filhos o que é uma vantagem extraordinária. O pior da sua profissão é realmente você ser policial, pq vc acaba sendo visado por vagabundo, tem que andar esperto, e corre o risco de vc ter que passar fogo em alguém e por mais vagabundo que seja essa é uma experiência que muda a pessoa e uma que eu particularmente não gostaria de passar...

MAS, vc não precisa radicalizar. Faça a mudança aos poucos. Por exemplo, tu vai ganhar 5k certo? Consegue viver com 4k? Se conseguir a cada quatro meses tu "compra" um mês, até chegar um ponto que você terá uma reserva para se arriscar. Quanto mais você conseguir economizar mais rápido vc poderá tentar. Fora isso você pode separar um horário todo dia para estudar e ir fazendo um portfólio. Enfim, eu não chutaria o balde, vc não está no desespero. A única coisa que eu não faria é ficar nessa carreira para sempre até se aposentar. Eu acho que você já percebeu o que você realmente quer para sua vida.

2

Caro @flaviobarros,

Não concordo com 100% de sua visão, e acredito que tudo bem por isso...
Somos livres para expor nossas opniões.

Mas, achei de extremo valor esta sua fala sobre reserva financeira, realmente quem faz isso, se torna um ponto fora da curva, pois quase não vejo os 'devs' falando disso, sendo q, se tivessemos esta pratica, acredito que nos prepararia melhor, tendo tempo para estudar, praticar e aplicar algo melhor.

2

Antes de mais nada, agradeço pelo seu serviço à comunidade!

Agora, em relação à sua pergunta...

Sinceramente, não sei o que faria nesta situação. A incerteza de possivelmente levar mais tempo do que o esperado para conseguir uma vaga júnior me faria pensar bem sobre a decisão.

Geralmente, quando alguém pede opiniões, é porque, no fundo, já tomou uma decisão...

Então tente avaliar como está o mercado em sua região, estude sobre ele, veja experiências de como desenvolvedores conseguiram seu primeiro emprego.

Gostaria de recomendar a leitura de algumas publicações:

Não estou certo se isso ajuda muito, mas essa era minha intenção.

3

Boa noite, Luciano!

Olha, eu segui o caminho um pouco inverso disso. Assim que terminei a Graduação em Sistemas de Informação, em meados de 2021, comecei a tentar vagas para Júnior remoto, pois a minha região carece de vagas pra desenvolver. Após um ano tentando, fazendo projetos paralelos, trabalhos voluntários como desenvolver, ainda assim, o máximo que consegui foi uma entrevista. Nada além disso.

Detalhe: eu trabalhava na área administrativa antes já concursado, e se conseguisse uma oportunidade, estava disposto a abrir mão do concurso para ser desenvolvedor.

Porem, como não consegui a vaga, mudei e comecei novamente a estudar pra concursos até que passei para Técnico de TI, e pude abrir mão desse cargo administrativa que tinha.

Hoje, mesmo não sendo desenvolvedor, não abriria mão para tentar uma vaga como júnior. Mas isso é uma opinião minha. Mas se fosse para trabalhar como desenvolvedor por meio de um concurso, sim, iria.

Sem mais delongas, mas bem desgastante, seria se dedicar a concursos de Analista de TI para trabalhar com desenvolvimento, ou tirar licença sem vencimento e tentar como Júnior. Até porque se não for aquilo aue você esperava profissionalmente ou financeiramente, teria como você voltar a trabalhar como policial.

Boa sorte aí na sua escolha. Sucesso!

2

Assim, ser um policial requer um estilo de vida, então certamente vc ja tem isso em mente. Claro que programar e progredir pede muito de si, aliás qual area de atuação não faz o mesmo? Só qcho que sua vocação vai te dar a direção. Tem pessoas que não estariam em outras áreas, programação te daria a chance de fazer as duas coisas, mas na boa, tem muito profissional não realizado, ganhando um monte ou abaiydo que merece. A pergunta pode ser onde vc se realiza e ainda se sente feliz. Bem utopia, mas é um diferencial. Tente as duas coisas pra poder fazer uma escolha. Não tem resposta fácil. Digo isso conhecendo pessoas de ambas as áreas. Boa Sorte!

2

fiz a migração de área assim como voce almeja, era servidor público da prefeitura, claro que não com um salario bom como o seu, mas tinha a estabilidade e aposentadoria garantida no futuro, arrisquei e me joguei de cabeça, iniciei em um proframa de trainee que fez com que a minha carreira engrenasse, deu certo mas foi um risco muito grande, mas a mentalidade que eu tive foi de que é um caminho sem volta então o plano A é fazer dar certo e o plano B é fazer o plano A funcionar, no seu caso primeiro se organize financeiramente, pague todas as suas dívidas, reduza o máximo de gastos que não são essenciais (lazer é essencial, então reduza mas não corte totalmente) e faça tudo que for possível para manutenção da sua saúde fisica e mental que vai ser cruciais dursnte o processo e até mesmo após, pois no início mesmo com as coisas dando certo você vai se questionar pelo menos um ou duas vezes ao dia se tomou a decisão certa principalmente por ter mais uma pessoa que direta ou indiretamente depende de você (sua esposa), depois disso veja o seu custo de vida mensal e junte 1 ano de reserva e nesse meio tempo vá estudando de acordo com a sua rotina, após juntar um ano de reserva avalie se o período que você estudou ja é o suficiente para voce ingressar numa primeira oportunidade de trabalho e se sim consiga uma vaga e faça a transição, na pior das hipóteses se der errado você terá um ano para buscar outra vaga na área ou encontrar uma alternativa caso tudo dê errado, corra riscos mas de forma que você possa gerencia-los.

outra dica, nessa fase você precisa focar em empregabilidade, então pesquise por vagas na região em que voce vive ou na região em que tem interesse e veja quais são as habilidades técnicas mais pedidas na maioria das vagas, foque nelas nesse início, depois de se firmar no mercado você passa a buscar o que realmente tem interesse.

2

Eu fiz o contrário, com mais de 10 anos no mesmo emprego de analista de TI, resolvi migrar para carreira pública, após uns dois anos de estudo passei para PMDF, porém ao ser convocado resolvi desistir, pois além dos rendimentos da CLT ultrapassarem o da PMDF (praça), eu havia iniciado um empreendimento que estava indo bem. Agora anos após isso tudo, deixei a CLT (com salário excelente) para cuidar apenas do meu empreendimento (que não tem nada com tecnologia) e começei a estudar programação como hobby.

Minha recomendação: Você pode estudar para concurso na área de TI, como você já tem uma bagagem em concurso é só ajustar um pouco as matérias, assim fará o que gosta com a estabilidade do setor público.

Com o esforço/disciplina que você deve ter, qualquer coisa que resolva fazer vai dar certo.

1

Criei conta só pra responder rsrsr...
Eu tava numa situação "semelhante", ganha 5k liquidos em um emprego que cada dia que eu ia odiava cada vez mais, na area administrativa.
Eu sou novo, tenho 22 anos. Estava bem acima da média pra minha idade, porém não me sentia feliz em fazer algo que não gostava a maior parte do meu dia. E passava a noite em claro estudando programação.
Eu recentemente entrei numa vaga como treinee ganhando 1800, foi um downgrade beeem grande.
Mas o que me fez optar por essa vaga (a qual estou MUITO feliz, até mais do que eu esperava) foi porque não tenho "deveres".
Tipo, não tenho filho, responsabilidades, e as contas estavam em dia!

Agora, se você quer ir pra programação, você vai migrar uma hora ou outra, só estará postergando sua decisão.

0

Se não tem filhos siga a carreira policial, trabalhar CLT está instável demais, nem parece uma parceria onde ambos vão lucrar, parece que estão nos fazendo um favor, que nunca estamos aquém do que eles querem, melhor coisa que tu vai fazer nessa vida é mamar na teta do governo, pense que há um plano de carreira e instabilidade.
Quem é CLT não está livre da violência não, está super complicado ter armas, já invadiram minha casa, é foda.
Você como policial poderá ter armas em casa e poderá defender sua família, também terão respeito em não mexer com você, trabalhador só toma grito e tapa na cara sem poder fazer nada.