Executando verificação de segurança...
0

O Que Vocês Acham Do Flutter ? Linguagem Morreu ?

Recentemente comecei a me interessar por desenvolvimento mobile e um amigo me falou sobre o flutter , achei interessante o fato de poder compilar pra ambas as plataformas ao mesmo tempo e com um só código! Mas ao pesquisar na Internet vi inúmeros vídeos e postagens falando que p flutter morreu! E ao pesquisar no LinkedIn e programathor realmente não achei vaga nenhuma para dev flutter Jr e com isso fiquei me questionando se valeria a pena investir tempo e esforço nisso sendo que não irei conseguir uma vaga na área?

Carregando publicação patrocinada...
1
1
1

Como dev Flutter a mais de dois anos ativo no mercado eu te garanto que vaga tem.
Uma coisa que concordo com o vídeo do Montano citado acima é que é difícil encontrar bons devs Flutter e ultimamente realmente tenho visto menos vagas.
Mas meu conselho é o seguinte: Se já sabe programar e está pensando em migrar para o Flutter para ser Jr. tudo bem, acho que vale a pena tbm dependendo de com o que você trabalha hoje. Porém se ainda é aspirante e planeja começar a estudar programação, para de procurar a linguagem que paga mais no momento e foca em aprender o básico tlg? Porque durante o trajeto tu vai achar algo que tu vai curtir e isso pode vir a se tornar teu ganha pão.
São 3h51 da manhã e eu tô virado a dois dias já. Trabalhando em dois projetos Flutter de duas empresas diferentes. Fora os outros que tive que rejeitar por falta de tempo.
Como alguém que tem vivido do Flutter nos últimos anos, olhando pro futuro não vejo cenários em que ele vá morrer em breve.
Se for quenem o PHP então kkkkk
pode dar mais 20 anos pra

1

No final de 2022 eu comecei a aprender Flutter/Dart porque gostei da proposta de uma linguagem para Android e iOS ao mesmo tempo.

Mas durante os cursos que adquiri na Udemy (e inclusive recomendo o da Academimd com o excelente instrutor Max Schwarzmuller), fui percebendo o quão complexa é a linguagem, ou como disse um colega dev: "Quanto código pra pouca coisa".

Esse é o problema que eu vi na linguagem. Achei bacana e inteligente a organização do código, mas definitivamente é muito complexa adicionar wrappers (sem plugins) ou simplesmente dar espaçamento entre widgets.

Enfim, não sei se está morrendo, mas realmente tenho visto muito menos vagas para Flutter que no ano passado.

Ainda assim estou desenvolvendo um app para controle de cigarrete cards no Read Dead Redemption 2, pra uso próprio kkk

1

Tive um trabalho mobile na faculdade e o professor recomendou Flutter, gostei muito de utilizar, achei diferente esse tipo de abordagem de trabalhar com containers e talz, um problema que achei foi que para seguir os cursos que fiz tive que utilizar o Android Studio com emulador, pesando muito na máquina, consumia na brincadeira no mínimo uns 6GB de RAM, porém da pra usar o VSCode.

Enfim, quanto a vagas, realmente não se vê muito por ai, vejo abordagens isoladas e testes em empresas, aqui onde trabalho fizemos uma POC em Flutter de app interno, mas acabamos seguindo com Xamarin, até porque temos outros apps feitos em Xamarin.

Mas como disse o pessoal do Flutterando, a empresa quer um aplicativo, se você vai fazer em Flutter, RN, Xamarin, Kotlin ou Swift ai é uma decisão sua e de sua equipe que foi contratada pra isso. Faça uma pesquisa em cima dessas stacks, veja o que as empresas pedem de conhecimento pra Mobile, veja o que uma empresa que você imagina estar usa, em cima disso estruture seu objetivo e foque em resolver o problema que essas empresas/vagas possuem.

1

Não sei se você viu o vídeo do Lucas Montano sobre essa questão.

O problema do Flutter é que ele é baseado numa linguagem que já nasceu na desvantagem (Dart). Diferente de um React Native que você tem um "rollback" para o JavaScript caso se arrependa, no Flutter você está preso pois ninguém usa Dart fora do Flutter.

Continua estudando Flutter se você acha interessante, mas não se prenda a ele e estude outros frameworks e linguagens (e principalmente a base da computação) para caso Flutter dê errado você tenha um plano B.

1

Quer desenvolver RAD, para iOS, Windows, macOS e Android com um único codigo? Use Delphi. Ha muita vaga no mercado, ferramenta excepcional, perde apenas pelo fato de ser paga, mas voce consegue iniciar os estudos e até uma startup com a versão Community Edition.

https://youtube.com/adrianosantostreina

Excelente canal pra aprender, entre outros.

1

Atualmente estou como Dev Sênior em uma empresa onde todos os aplicativos mobile (e um web) são feitos em Flutter.

As vagas para júnior estão mais escassas em geral, não é algo do Flutter. Eu ainda encontro um número ok de vagas para o meu nível técnico. Agora, é claro que Flutter terá menos vagas que outros frameworks mais populares. Na MINHA opinião um desses motivos pode até ser a facilidade de implementação dos sistemas. Eu sou o único fulltime do meu time mobile em uma empresa de médio porte com 3 sistemas complexos em Flutter e não perco em produtividade para nenhum outro squad da empresa. Isso pode ser uma questão dos profissionais e não do framework? Óbvio que sim. Mas na minha experiência parece que as facilidades do framework diminuem o número de profissionais necessários por squad.

Maaaaaaaaaaaaaaaaaas, mesmo que o Flutter morra isso não me diz nada e não deveria dizer nada para ninguém também. Já mexi com Web Vue, BE Java nativo, BE TS, BE Python e se o Flutter morrer vou apenas trocar a ferramenta que uso no trabalho. Todos os conceitos continuarão na cabeça e é isso que importa. A qualidade e senioridade não dependem da ferramenta, um bom pedreiro não vai passar a ser ruim porque trocou de martelo. Então como outras pessoas já disseram: foque no core. Todo dia uma linguagem morre, todo dia alguém entra em pânico porque uma linguagem supostamente morreu, e na verdade nada disso deveria importar. Aprenda de verdade os conceitos porque são universais e você não irá deixar de usá-los.

Um conselho que eu já dei para pessoas que mentorei no mesmo nível técnico que você é praticar alguma tecnologia mais popular no momento para não ficar desempregado e brincar com as menos populares como freelances ou projetos pessoais. Não acho muito esperto tratar como prioritária uma stack que não irá te empregar no momento. Quando uma vaga aparecer, você se joga. Mas tem uma pegadinha nisso tudo: quanto mais popular, mais vagas e mais CONCORRENTES. Pode acontecer de você achar 10 vagas Flutter com 20 concorrentes e 100 de Native com 200 concorrentes.

0
1

Eu indicaria você a não se prender em framework, estudar lógica, fudamentação, estrutura de dados, para que não fique refém de framework, para quando migrar para uma nova tecnologia a adaptação seja rapida, pq a lógica se mantém