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é muito mais difícil criar um Diablo IV hoje em comparação com o Diablo I, mesmo com os avanços tecnológicos.

Acho que isso é porque os jogos estão mais complexos (não necessariamente "melhores" ou "piores"). Mesmo com a tecnologia mais avançada, hoje temos jogos com cenários maiores, mundos abertos, NPC's com trocentos diálogos possíveis, história gigante, páginas e páginas de diálogos dublados, cinematics (feito por atores usando aqueles sensores de captura de movimento), trilha sonora (muitos usam orquestras com dezenas de pessoas), etc etc etc.

Por isso precisa de tanta gente trabalhando por tanto tempo.


Talvez o mais próximo que temos das equipes pequenas de antigamente sejam os jogos indie. Mas os jogos Triple-A não tem jeito, a escala atual destes exige equipes enormes para que seja possível fazê-los.

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Usar o termo "melhores" foi realmente ruim porque eu queria expressar "maior complexidade".
Mas você tocou num ponto que eu não tinha pensado bem, um jogo não é só programação, existe muitas outras artes no meio que independem do avanço da programação e tornam o processo de criação de um jogo muito mais complicado.