Eu gostei muito de ver esse post chegar exatamente quando eu estava com uma dúvida. Enquanto eu jogava Diablo IV, me deparei com a seguinte questão: os jogos de hoje são melhores do que os de antigamente, mas a tecnologia atual também é superior à de antigamente. Será que criar um jogo hoje é tão difícil quanto era antigamente, ou os jogos avançaram mais do que a tecnologia em si? Com esse post, eu descobri que é muito mais difícil criar um Diablo IV hoje em comparação com o Diablo I, mesmo com os avanços tecnológicos.
é muito mais difícil criar um Diablo IV hoje em comparação com o Diablo I, mesmo com os avanços tecnológicos.
Acho que isso é porque os jogos estão mais complexos (não necessariamente "melhores" ou "piores"). Mesmo com a tecnologia mais avançada, hoje temos jogos com cenários maiores, mundos abertos, NPC's com trocentos diálogos possíveis, história gigante, páginas e páginas de diálogos dublados, cinematics (feito por atores usando aqueles sensores de captura de movimento), trilha sonora (muitos usam orquestras com dezenas de pessoas), etc etc etc.
Por isso precisa de tanta gente trabalhando por tanto tempo.
Talvez o mais próximo que temos das equipes pequenas de antigamente sejam os jogos indie. Mas os jogos Triple-A não tem jeito, a escala atual destes exige equipes enormes para que seja possível fazê-los.
Usar o termo "melhores" foi realmente ruim porque eu queria expressar "maior complexidade".
Mas você tocou num ponto que eu não tinha pensado bem, um jogo não é só programação, existe muitas outras artes no meio que independem do avanço da programação e tornam o processo de criação de um jogo muito mais complicado.
Tem um outro ponto importante sobre isso que é o Timing de lançamento. Se sair um jogo novo de Diablo IV todo ano não vale a pena por alguns motivos:
- É mais barato investir no jogo já lançado.
- A história pode não ter tempo hábil para ser construída. Imagina todo trabalho de dublagem, criação de roteiro etc..
- Imagino que eles usem o tempo entre os lançamentos também para fazer pesquisa de mercado sobre mecânicas novas, feedbacks dos usuários.
Devem ter mais motivos, além de tudo que você mencionou.