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Como ingressar no mundo de desenvolvimento de jogos estando no Brasil?

Sempre sonhei em trabalhar com games. Trabalhar no proximo GTA, em um Assassins Creed... passei boa parte da minha vida adulta estudando sobre a indústria e programação de jogos, mas sem sucesso nenhum. Nos ultimos anos, no periodo pós pandemia, tivemos uma enchurrada de conteúdo para programação, muitos voltados para web, mas alguns poucos perdidos voltados para desenvolvimento de jogos.

Com uma breve pesquisa no google "Curso de desenvolvimento de jogos" você vai se encontrar num tutorial hell que nunca imaginaria: Unity, Unreal, Godot, Game Maker, pra falar poucos. Acontece que, e essa é a chave, o segredo para trabalhar com jogos, dificilmente uma empresa grande como Rockstar ou Ubisoft usam esses softwares. Muitos vendem esses cursos dizendo que é possível trabalhar em grandes empresas aprendendo Godot, que se você aprender Unity alguma empresa grande vai te contratar uma hora ou outra, mas a realidade é que com essas engines você não vai conseguir chegar lá. Existem casos excepcionais, mas aqui vou tratar de casos comuns, os 80% que ficam pra trás, os normais.

Vamos ser sinceros, o máximo que você vai conseguir com uma engine de mercado é criar um ou outro game indie, e tudo certo! Isso é extremamente necessário. Eu mesmo criei alguns projetos usando o Godot e aprendi muita coisa (mesmo não chegando a lançar nada) e isso é necessário para que se entenda o processo de criação de um jogo.
Criar um jogo é muito parecido com a criação de um produto de software. 99% dos conceitos de produto são amplamente usados e eles realmente fazem a diferença. O software é mera formalidade. Independente do jogo, é possível desenvolve-lo em qualquer engine (que tenha o suporte que se deseja).

Por fim, você que quer se tornar um desenvolvedor de jogos, quer trabalhar como indie developer? Ótimo, uma engine de mercado gratuíta vai te servir muito bem. Agora, você quer se tornar um desenvolvedor de jogos na Blizzard ou na Riot? O caminho é muito mais dificil...
Basta pesquisar: o que os grandes desenvolvedores de jogos, pessoas que trabalham nessas empresas tem em comum? Todas elas usam C++ para desenvolver os jogos! Não apenas isso, engines próprias, modeladores próprios, até mesmo programas de áudio próprios, as grandes empresas não usam Unity (a maioria não pelo menos). Então creio que esse seja o caminho.
Então, resumindo, quer trabalhar com grandes empresas, aprenda C++ e seja feliz (mesmo se não conseguir um trabalho dos sonhos na Electronic Arts, ainda terá muitas ofertas de trabalho, pois C++ é imortal).

Concorda? Discorda? Vamos debater!

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Pra quem quiser estudar como fazer game engines, e também sobre C++ e APIs gráficas como OpenGL, eu recomendo o canal The Cherno. O cara é um ex desenvolvedor da EA que trabalhou na Frostbite Engine.

E não é impossível conseguir trabalho na indústria AAA. Só é necessário construir um bom portifólio que demonstre conhecimento e capacidade técnica, tal como em webdev.

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grandes empresas não usam Unity

Acho que isso vai dependender muito do tipo de jogo que a empresa faz não é?

Me parece que o Unreal Engine, que usa o C++ é para jogos com um orçamento maior, como Mortal Kombat 11 e Batman Arkham Kkight

E Unity para tipo, Cuphead ou Hollow Knight

[EDIT]

Acho que também tem a questão de desenvolvimento de Jogos para Mobile e desenvolvimento de jogos para PC/Console né?

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O Brasil não tem uma indústria de jogos desenvolvida, então pra quem mora aqui é algo distante e quase inalcançável trabalhar numa grande game house, pois terá que morar fora.

Por incrível que pareça o Brasil ainda ocupa o 12° lugar em faturamento nessa indústria, mas está extremamente atrás dos primeiros colocados.

Se o seu sonho fosse projetar aviões e trabalhar numa grande fabricante de aeronaves, teria no Brasil todos os meios para realizar este seu sonho.

É natural que os cursos daqui foquem naquilo que o mercado interno demanda, mas uma coisa não anula a outra, e se temos que começar por baixo, aprender essas tecnologias pra jogos indies faz parte do processo, e nenhum conhecimento é perdido.

Linguagens de programação e frameworks são apenas ferramentas, e o mais importante é saber como funciona a mecânica de um jogo e saber desenvolver a lógica dele.

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Opa, jogando meus 2 cents aqui! Trabalho com games há uns 10 anos e posso dizer que já vi muita coisa passar por baixo dessa ponte. Antes de mais nada, sempre digo que desenvolver jogos é algo extremamente difícil e é uma das profissões mais ingratas. Você precisa ser um engenheiro de software excepcional, mas o seu conhecimento técnico vai muito além do código e muito além de qualquer ferramenta.

O problema, ao meu ver, não é usar Unity, Godot, GameMaker, Construct, e tantas outras game engines por aí. E tão pouco, desenvolver apenas jogos indies. Pelo contrário, temos inúmeros exemplos de jogos feitos com essas engines que entregaram produtos espetaculares, de encher os olhos tecnicamente, que conseguiram virar e revirar a game engine de cabeça pra baixo, fazer ela dar cambalhota e dar estrelhinha. Se pesquisar um pouco mais a fundo vai ver que tem muito jogo bom, inclusive feito por empresas triple A. Tenho certeza que muitos desses profissionais conseguiram um emprego nessas empresas.

E aí que tá o "segredo". Conseguir um emprego em uma dessas grandes empresas, é no mínimo, a mesma dificuldade de você conseguir um emprego em uma das big techs. Vai exigir bastante estudo, bastante conhecimento, e um portfolio atraente. Aí que entram as tais game engines pra te ajudar nessa jornada. Então, na verdade TEMOS que aprender, usar e abusar das Unitys, Unreals, e Godots da vida. Até porque isso vai ser um grande "nice to have" na hora da entrevista.

Mas concordo com a segunda parte do texto. C++ é, e ainda será, a principal linguagem de programação para jogos altamente performáticos. Se fosse pra começar a minha carreira do zero, eu incluiria o C++ como parte dos meus estudos diários. Mas isso não quer dizer que, se você focou boa parte da sua carreira em C# (por exemplo) você não possa começar a estudar C++ agora.

Outros pontos que gostaria de explorar, mas vou deixar só uma pincelada pra não ficar muito longo:

  • Temos que refletir sobre essa romantização de trabalhar nas grandes empresas como se fossem o ápice da carreira como game dev. O mercado está mudando e a cada ano que passa temos uma base de usuários em games mobile que só cresce. Inclusive, essas grandes tem produzido mais conteúdo para esse mercado e acho que esse é o futuro à longo prazo.
  • Falando sobre indústria nacional. No momento, eu reconheço apenas duas empresas que estão na primeira prateleira competindo internacionalmente contra empresas de peso. A WildLife, e a Aquiris, que inclusive foi comprada pela Epic Games, e fez um rebranding da marca para Epic Games Brasil - um grande marco para a indústria nacional, diga-se de passagem. O que basicamente, significa que temos uma empresa triple A no Brasil.