Como ingressar no mundo de desenvolvimento de jogos estando no Brasil?
Sempre sonhei em trabalhar com games. Trabalhar no proximo GTA, em um Assassins Creed... passei boa parte da minha vida adulta estudando sobre a indústria e programação de jogos, mas sem sucesso nenhum. Nos ultimos anos, no periodo pós pandemia, tivemos uma enchurrada de conteúdo para programação, muitos voltados para web, mas alguns poucos perdidos voltados para desenvolvimento de jogos.
Com uma breve pesquisa no google "Curso de desenvolvimento de jogos" você vai se encontrar num tutorial hell que nunca imaginaria: Unity, Unreal, Godot, Game Maker, pra falar poucos. Acontece que, e essa é a chave, o segredo para trabalhar com jogos, dificilmente uma empresa grande como Rockstar ou Ubisoft usam esses softwares. Muitos vendem esses cursos dizendo que é possível trabalhar em grandes empresas aprendendo Godot, que se você aprender Unity alguma empresa grande vai te contratar uma hora ou outra, mas a realidade é que com essas engines você não vai conseguir chegar lá. Existem casos excepcionais, mas aqui vou tratar de casos comuns, os 80% que ficam pra trás, os normais.
Vamos ser sinceros, o máximo que você vai conseguir com uma engine de mercado é criar um ou outro game indie, e tudo certo! Isso é extremamente necessário. Eu mesmo criei alguns projetos usando o Godot e aprendi muita coisa (mesmo não chegando a lançar nada) e isso é necessário para que se entenda o processo de criação de um jogo.
Criar um jogo é muito parecido com a criação de um produto de software. 99% dos conceitos de produto são amplamente usados e eles realmente fazem a diferença. O software é mera formalidade. Independente do jogo, é possível desenvolve-lo em qualquer engine (que tenha o suporte que se deseja).
Por fim, você que quer se tornar um desenvolvedor de jogos, quer trabalhar como indie developer? Ótimo, uma engine de mercado gratuíta vai te servir muito bem. Agora, você quer se tornar um desenvolvedor de jogos na Blizzard ou na Riot? O caminho é muito mais dificil...
Basta pesquisar: o que os grandes desenvolvedores de jogos, pessoas que trabalham nessas empresas tem em comum? Todas elas usam C++ para desenvolver os jogos! Não apenas isso, engines próprias, modeladores próprios, até mesmo programas de áudio próprios, as grandes empresas não usam Unity (a maioria não pelo menos). Então creio que esse seja o caminho.
Então, resumindo, quer trabalhar com grandes empresas, aprenda C++ e seja feliz (mesmo se não conseguir um trabalho dos sonhos na Electronic Arts, ainda terá muitas ofertas de trabalho, pois C++ é imortal).
Concorda? Discorda? Vamos debater!