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🤯 Minecraft open-source!?

✅ Sim, esse projeto existe e já faz um bom tempo! Minetest é um jogo open-source bastante similar ao Minecraft com uma grande comunidade por trás! Foi nele onde escrevi minhas primeiras linhas de código (antes mesmo de saber o que era isso). Comecei apenas traduzindo alguns nomes e criando novos blocos, até chegar ao ponto de desenvolver um mod inteiro.

Recomendo demais pra quem quiser brincar um pouco com a imaginação, ou até mesmo para incentivar as crianças a aprender a arte de programar.

👉 Caso deseje conhecer mais sobre o jogo, acesse o site oficial: https://www.minetest.net/.

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Muito interessante, obrigado por compartilhar!
Meus filhos são apaixonados nesse jogo mas eu pessoalmente nunca tive muito interesse.
Vou encontrar tempo para testar esse carinha e ver se consigo utilizar como ferramenta pedagógica com eles, quem sabe se interessam por programação se me virem mexendo no código do jogo?

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Valeu! Acredito que eles ficariam bem animados kkkk. Tenho até uma sugestão, uma vez que você aprendesse o básico de criar blocos e itens (que por sinal é bem fácil, o código é feito em Lua), poderia pedir para eles darem ideias de itens/blocos e você criaria dentro do jogo! E posteriormente ensiná-los a criar também.

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Tamo junto! Também nunca mexi pra valer, lembro que quando era criança eu só dava um CTRL-C CTRL-V no código que existia e mudava algumas coisas kkkk

Para exemplificar vou mostrar alguns trechos de código do próprio jogo:

Definição do item "Picareta de Madeira":

minetest.register_tool("default:pick_wood", {
	description = S("Wooden Pickaxe"),
	inventory_image = "default_tool_woodpick.png",
	tool_capabilities = {
		full_punch_interval = 1.2,
		max_drop_level=0,
		groupcaps={
			cracky = {times={[3]=1.60}, uses=10, maxlevel=1},
		},
		damage_groups = {fleshy=2},
	},
	sound = {breaks = "default_tool_breaks"},
	groups = {pickaxe = 1, flammable = 2}
})

Definição do bloco "Pedra":

minetest.register_node("default:stone", {
	description = S("Stone"),
	tiles = {"default_stone.png"},
	groups = {cracky = 3, stone = 1},
	drop = "default:cobble",
	legacy_mineral = true,
	sounds = default.node_sound_stone_defaults(),
})
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É surpreendente ver um jogo de mais de uma década ainda revolucionando sendo um dos jogos mais jogados do mundo um dos jogos que mais contribuiu na educação muitas escolas utilizam ele para inúmeras coisas como programação, arquitetura..
exemplo o "Minecraft: Education Edition"... uma geração inteira tem o Minecraft como referência por onde conheceu programação, onde fez amizades ate mesmo onde ganhou dinheiro com os milhares de canais que o hoje soma milhões de inscritos... oque mais me chama atenção é como um jogo quadrado
fez o mundo mudar de um jeito nunca antes visto.

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Eu não fazia ideia da existencia do Veloren. Obrigado pela recomendação, irei testalo assim que tiver mais tempo livre. A tecnologia dos Voxels eu acredito ser algo que trará muitas possibilidades diversas áreas que antes encontravam limitações técnicas no modelo poligonal. Sem duvida um avanço, tenho acompanhado artigos sobre e percebo que os voxels estão ficando cada vez menores e com menor custo computacional para processa-los.

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Existe um YouTuber que eu sigo que está escrevendo uma engine de voxels em Rust
O conteúdo é em inglês, mas acho que o formato de vídeo é bem legal:

https://www.youtube.com/watch?v=96ht7rd3Y5I

Se eu não me engano, o projeto não é open-souce (só a versão mais antiga da engine), mas ele fala mais sobre algumas tecnologias sendo usadas nos devlogs que podem ser úteis.

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Seria interessante ter alguma forma de conseguir pegar os dados do jogo e expor uma API no servidor. Seria interessante a possibilidade de fazer alguma interface web para poder ver informações do jogo, dos seus itens, etc.

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Por experiência própria, eu achei bem tranquilo identificar as mecânicas do jogo dentro do código, os parâmetros são bem descritivos. Por exemplo, para definir um bloco e todas as suas configurações de comportamento e textura, a estrutura ficaria mais ou menos assim:

minetest.register_node("default:stone", {
	description = S("Stone"),
	tiles = {"default_stone.png"},
	groups = {cracky = 3, stone = 1},
	drop = "default:cobble",
	legacy_mineral = true,
	sounds = default.node_sound_stone_defaults(),
})
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Opa, já joguei bastante esse carinha 😅. Nunca consegui pegar para jogar em survival, mesmo em servidores todos cheio de mod, ou vanilla.

Mas eu sou apaixonado no mesecons, um mod que além de imitar a redstone, tem microcontroladores, e portas lógicas.

Acho que já fiz uma impressora 3d com o microcontrolador, e um 8 bit adder usando porta lógica.

Jogasso!

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Oloko, aí sim man! Curtia demais o mesecons também, mesmo não sabendo muita coisa kkkk. Se não me engano tem até bloco de FPGA e fibra óptica nele.

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Sabia que estava faltando um bloco, é o bendito do FPGA 🤣.E essa fibra eu acho que seja de outro mod que pode esr usado junto, que ele tem até tela e teclado. Mas não tenho certeza, já foi minha época de ser um profissional minetester kkkkkkk

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Não entendi nada do que você disse mas me pareceu interessante hahah

Tipo você tá falando de "microcontrolador" e "porta lógica" simulados dentro do jogo Minetest ou alguma integração do jogo com coisas físicas do seu PC?

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É isso que o João disse, o microcontrolador é um bloco, com quatro saídas ou entradas de energia, que são controladas usando Lua. Quebrei bastante a cabeça já pra poder usar mas valeu a pena kkkkkk

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Até mesmo as Forças Armadas dos EUA usam o Minecraft para terinar algumas de suas inteligência artificiais em situação de combate, uma vez que o jogo simula um mundo de sobrevivẽncia. É impressionante ver o quanto de utilidade tem um jogo destes

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também existe um projeto chamado minosoft, que reimplementa o cliente do Minecraft java, e a parte do multiplayer funciona tudo liso.

uma pesquisadinha no Google deve ser suficiente pra achar.

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Kkkkkk o máximo que eu consegui foi fazer uma porta automática. Mas é isso mesmo que você disse, a ideia é ser fácil de criar outros mods e até outros jogos com base do código fonte dele.

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