Culturas tóxicas e algemas mentais nas corporações
Escrevi esse texto mais como um desabado, e acredito que muitas pessoas irão se identificar com ele.
Escrevi aqui algumas falas, que normalmente são proferidas em empresas que apresentam algumas características de cultura abusiva. Vale lembrar que isso é baseado apenas na minha experiência pessoal, então fiquem a vontade pra acrescentar baseado nas suas.
As falas repetitivas e robotizadas
O seu trabalho muda vidas!
Muda mesmo? A não ser que você trabalhe para uma instituição sem fins lucrativos, uma coisa é certeza: ajudar pessoas não é um fim, mas sim um meio. O fim, é claro, é o lucro.
Ouvi de vários gestores, a seguinte frase:
"Existem empresas que lucram vendendo armas, nós lucramos ajudando pessoas."
Não se engane, porque se em algum momento, "ajudar pessoas" deixar de ser um negócio lucrativo, tenha certeza que um total de zero pessoas serão ajudadas.
Quais empresas fazem o que fazemos?
Várias! E vou além, muitas fazem muito mais! Existem empresas que utilizam inúmeros supostos benefícios, pra justificarem baixos salários, ou condições de trabalho totalmente desfavoráveis.
Um exemplo, é a frase abaixo, que normalmente não é expressa desta forma, mas a mesma fica subtendida.
"Nosso ambiente é toxicamente competitivo, mas quais empresas pagam um treinamento para seus funcionários?"
Outro exemplo muito comum:
"Nossa empresa paga baixos salários, mas você trabalha usando um MacBook Pro de última geração."
Vale mesmo a pena sacrificar sua integridade física e mental por migalhas de "salário emocional"?
Você precisa ter senso de dono!
O senso é de dono, mas o salário nem tanto. O termo "senso de dono", que por si só já é um grande desrespeito com toda a classe trabalhadora, é usado na maioria das vezes pra fazer lavagem cerebral.
Que tal começar a usar a frase abaixo?
Você precisa trabalhar excessivamente, não importa o horário, solucionando problemas seus e dos outros, sem que ninguém te peça isso.
Soa mais sincero, certo?
Só depende de você!
Esta fala é muito usada, normalmente, em ambientes onde não depende só de você. É comum ver pessoas com skills excepcionais, não sendo reconhecidas, ou até mesmo desligadas. Em contrapartida, é notável várias pessoas exercendo funções questionáveis e crescendo dentro da corporação.
Sempre fica a sensação de que alguém está crescendo, mesmo não se esforçando o suficiente, e neste caso, sendo financiada por quem está dando o seu melhor na esperança de também ser reconhecida.
Sei que é difícil falar "fuja destas empresas", porque normalmente só nos damos conta disso depois de alguns meses ou anos na mesma empresa. Mas fica um apelo: jamais sacrifique sua integridade mental e física por nenhum trabalho.