Executando verificação de segurança...
2

Veja aqui todos os cuidados que você precisa ter com o ChatGPT!

Não, não é click bait. O conteúdo deste post estará nos comentários e você pode complementar. Aparentemente, a comunidade do tabnews está reagindo negativamente a tudo relacionado ao ChatGPT (principalmente por conta dos perigos que ele oference). Se você está ciente desses problemas, por favor, deixe nos comentários, mas tente ser breve e evitar o técniquês. Se for necessário uma explicação mais detalhada, por favor, faça um comentário separado no seu próprio comentário. Dessa forma, teremos um local centralizado para essas informações, que poderão ser referenciadas em futuros posts sem frustrar outros usuários com textões.

Carregando publicação patrocinada...
3

Meu problema não é com o ChatGPT em si. Eu acho que é uma tecnologia com muito potencial, e mesmo hoje já tem várias coisas interessantes sendo feitas.

Meu problema é com o conteúdo raso, principalmente quando vem junto de um certo exagero, que tenta atribuir ao ChatGPT características que ele não tem. Ele não sabe coisas, não tem capacidade de raciocínio ou análise, não expressa emoções ou sentimentos. Ele é "só" um auto-complete turbinado.

Para quem quiser se aprofundar, sugiro este artigo, que é bem longo e explica em detalhes como o ChatGPT funciona. E tem também este post.

Já fiz um resumo aqui, mas basicamente: ele foi treinado com zilhões de textos da internet (a Wikipedia inteira, diversos artigos, blogs, etc - a lista completa eu não achei, e nem sei se foi divulgada), processou tudo, e criou uma gigantesca base de dados contendo a frequência com que cada combinação de palavras aparece em cada contexo analisado.

Sendo assim, cada vez que vc pergunta algo, ele analisa as palavras e usa seus bilhões de parâmetros para determinar o contexto. Depois, consulta na base dele qual a próxima palavra mais provável de aparecer (com base nos textos que ele analisou, no contexto e nas palavras que já foram adicionadas antes). E faz isso para cada nova palavra que ele adiciona.

O mesmo artigo diz que nem sempre ele pega a mais provável (senão sempre daria a mesma resposta): muitas vezes ele pega outras menos prováveis, para não repetir respostas e dar uma falsa sensação de "criatividade". O efeito colateral é ele por vezes alucinar (dizer coisas completamente sem sentido) - e isso também explica porque ele erra tanto, e porque tem vezes que até inventa palavras.

Ou seja, no fim das contas ele só está reproduzindo o que já foi dito na internet (no caso, podendo recombinar vários textos em um só). Ele não pensa, não analisa, não tem senso crítico nem nada disso. Ele só está adicionando uma palavra de cada vez.

Por isso meu desapontamento toda vez que alguém chega dizendo que ele tem alguma dessas características "humanas". Por exemplo, achar que ele realmente está analisando um site, quando na verdade só está gerando texto da mesma forma que faz pra qualquer outra pergunta. Ou então afirmar que ele deu uma resposta "única e personalizada", quando na verdade foi uma resposta genérica e com erros.

Sendo desenvolvedores de software, deveríamos tentar entender melhor como as coisas funcionam, e principalmente, saber que não existe magia por trás disso. Não deveríamos ficar com esse deslumbramento cego que muitos parecem ter. Podemos, claro, sonhar com as possibilidades. Mas sempre com um pé na realidade, sem deixar de fazer a análise crítica do processo e dos resultados.

Acho que esse é o maior cuidado que devemos tomar.

3

Ainda não vi nenhum post aqui sobre o ChatGTP que mostrasse algo realmente relevante que ele é capaz de fazer (eu não disse que não tem, só disse que eu não vi).

O GPT pode ser "educado" e assim fazer coisas absurdamente grandes. Mas os tópicos são tipo "Faça o GPT criar seu roteiro de viagem", "Faça o GPT escrever um e-mail para você", "Faça o GPT corrigir seu código CRUD". Coisas pequenas e pior, sem "educa-lo" antes, o que faz com que as respostas dele saiam com possíveis erros.

Estão sufocando a gente com conteúdo raso, como se a galera aqui fosse leiga de tecnologia que se impressionaria fácil com qualquer coisinha.

1

Opa, ta aqui uma: Tentando não ficar pobre antes de ficar rico criando uma Startup de serviços de inteligência artificial

E aliás:

como se a galera aqui fosse leiga de tecnologia que se impressionaria fácil com qualquer coisinha

Não sei qual sua percepção mas parece que grande parte do Tabnews é.

E eu recomendaria você testar a ferramenta, olhar a documentação da API dela e tentar integrar em aplicações suas. Se você não está vendo algo relevante, sempre vais poder ser a pessoa quem vai criar algo relevante para outras verem =)

0

Não sei qual sua percepção mas parece que grande parte do Tabnews é.

Pelo que vejo, a maioria é iniciante em programação. Ser leigo em tecnologia é completamente diferente. É como minha vó, que até hoje se impressiona quando o google corrige uma palavra errada que ela digita na busca.

Quanto a "ser a pessoa quem vai criar algo relevante" eu passo, completamente. A forma como o Tabnews funciona hoje me motiva zero a tentar criar algo de valor. O máximo que sigo fazendo é comentando em tópicos, trabalhando em assuntos que alguém levantou.

"ah, mas então tu reclama e não faz nada, blablabla". Especificamente nos posts sobre o GPT (que é o tema desse tópico) eu no geral apenas ignoro. "Reclamei" agora, pois a ideia do post é justamente explanar nossa opinião a respeito.

1

A forma como o Tabnews funciona hoje me motiva zero a tentar criar algo de valor

Entendo completamente. Na verdade fiz até um post recentemente falando sobre isso e nos comentários apareceram algumas pessoas falando que tinham já refletido sobre isso ou que pelo menos refletiram naquele momento e compartilharam o que pensavam.

Eu digo que sempre vais poder criar algo, porque por mais que talvez pensemos que não vai ter ninguém para ler ou entender o que vamos escrever, acabamos achando mesmo assim. O post que fiz foi muito para ver se ainda existiam pessoas que estavam realmente aqui se propondo a criar coisas relevantes e percebi que ainda existem. Porém, elas me parecem estar aos poucos aparecendo menos na plataforma.

Então seria bom ter mais pessoas que veem essa falta de conteúdo relevante, vindo aqui e criando ele. Porque já vi que existem sim esses que percebem o saturamento de conteúdos e certas tópicos.

1

Sobre os tópicos "como fazer X", acho que o problema não foi "o que", e sim "como". Basicamente, foram escritos de forma a passar a falsa impressão de que basta usar o prompt correto e tudo fica magicamente perfeito. Inclusive, muitos desses tópicos tem uma conclusão do tipo "o ChatGPT conseguiu resultados A e B", sendo que ao analisar mais detalhadamente, via-se claramente que não era bem assim (por exemplo, dizer que a resposta foi "personalizada" quando na verdade foi genérica, ou dizer que ele "analisou algo" sendo que na verdade só gerou texto aleatório).

Em vários desses tópicos, fiz testes com o mesmo prompt usado e os resultados não foram os mesmos (muitos foram bem ruins, aliás: veja aqui, aqui e aqui). E pra piorar, não tive nenhum feedback do autor do post - em vez disso, ele preferiu postar mais um "prompt do dia". Isso ajuda a piorar ainda mais a percepção sobre os posts.

Então pra mim o problema é a forma como foi apresentado. Esse formato de "prompt do dia", que diz que o resultado foi maravilhoso mas uma análise mais detalhada revela o contrário, acabou depondo contra a ferramenta, o que é uma pena (o tiro pode sair pela culatra, muita gente pode pegar "ranço" pelos motivos errados).

Um bom exemplo de uso seria algo assim. É uma análise bem mais realista, dizendo os prós e contras, e principalmente, não se deslumbrando, achando que tudo foi lindo e maravilhoso. E a conclusão ao final é o ponto alto do vídeo :-)

1

É a primeira vez que vou falar sobre o chat aqui no tabnews. Na mão de quem sabe utilizar, essa ferramenta será a chave para o ganho de produtividade e conhecimento. Vi uma analogia muito interessante em algumas pesquisas recentes sobre o chat: nós hoje, somos pessoas andando de carroças, vendo pela primeira vez os primeiros carros andando e acelerando pelas ruas e se perguntando como será o mundo quando todos puderem ter um carro daquele. O que precisamos saber é: nessa carroça nós somos os condutores ou os cavalos?

-2
1

Por que você ta trabalhando com tecnologia?

Porque se tu reage assim a toda vez que acontece uma novidade ou vem uma pessoa trazendo uma visão que tu não concorda, não faz muito sentido tu estar nessa área. Para trabalhar com tecnologia, o mínimo que deves fazer é ter uma mente aberta e compreensível.

Além de que, esse seu comentário não segue as regras da plataforma sobre uma coisa básica, o respeito.