Executando verificação de segurança...
9

Por que os programadores profissionais e qualificados não empreendem??

Olá turma,
Eu gostaria de falar sobre uma parada chamada: Empreendedorismo e Programação.
Bom, eu vejo tantos sites por aí criados por empresas grandes com um design ruim, funcionalidades ruins. Mas, depois vejo sites bons, design top, um bom funcionamento, mas que foi criado por um desenvolvedor só por motivos de aprendizado.

Aí sempre me vem uma pergunta: Por que este site não está famoso?

Bom, acho que você(leitor), não está entendendo perfeitamente. Vou dar um exemplo:
Eu pesquiso no Google um jogo de perguntas e respostas. Aparece váaarios sites, mas 98% deles ás vezes demoram para carregar, travam, ou não funcionam direito.
Mas, algumas horinhas depois, vejo no Github ou no Tabnews um programador que fez um jogo de perguntas e respostas completo, com várias animações, um ótimo design e tal. Mas esse programador não investe nesse jogo, e é por isso que me vem outra pergunta: POR QUE NÃO INVESTE??
Tudo bem que nem todos tem condições financeiras para investir bem num projeto. Mas, pra deixar o site disponivel com tudo, eu gastei menos de 20 reais. E se essa pessoa divulgar bem em lugares estratégicos, Ex.: Tabnews, Github, Instagram e TikTok, pode dar bom.

Enfim, não sei se esse conteúdo foi interessante para você, mas essa é a minha forma de pensar. Espero um dia lançar um site que faça sucesso, mas não quero fazer um sucesso sozinho, eu quero que várias pessoas cresçam na vida também.

E é isso, obrigado por ler este meu conteúdo. Quem puder contribuir com meu pensamento, ou achar que tô errado, podem comentar por favor.

Carregando publicação patrocinada...
9

A internet deixou de ser um lugar livre.
Uma simples denúncia e você fica todo lascado.

Você está começando, então você cai na LGPD porque alguém quer apagar uma informação e o seu site não deixa, sei lá, você ainda não criou a parte de apagar conta.

Você deixa subir imagens, então um FDP subiu pornografia infantil, pronto, seu site é um colaborador de pedófilos.
Olha essa notícia do Pinterest que apesar de não ter nenhum conteúdo adulto está sendo acusada de ser uma fonte de pedófilos.
Pinterest pode estar a ser uma fonte de conteúdos para pedófilos
https://pplware.sapo.pt/redes_sociais/chegou-a-vez-do-pinterest-ser-uma-fonte-de-conteudo-para-pedofilos/

Você deixa o usuário escrever algo, então alguém escreveu algo politicamente incorreto, de repente seu site já virou um pool de neonazista. Muito fóruns de debates livres deixaram de existir.

Você não colocou um captcha, pronto, um monte de bot faz cadastro automático e posta mensagens automáticas, seu site acabou de virar um local de spam e tentativas de phishing.

Você está usando uma API até que barata para trazer algum recurso para o seu site, um espírito de porco descobre e faz milhares de requisição, então na fatura de cartão de crédito está lá milhares de reais para você pagar pelo serviço.
Olha esse relato:
https://www.youtube.com/watch?v=6Cbg_vYNfwk

Você escreveu milhares de linhas e cometeu erros de português.
Sim, você pode tomar multa.

2

Lendo todos os comentários até agora, fico lembrando da moda de empreender, muita gente não sabe dessas coisas e acaba entrando em um monte de problemas

2

Outro fato é que nem todos estão dispostos a empreender. Outros não fazem ideia de como começar. São diversos fatores que respondem a sua pergunta.

Aqui ja entra outras questões legais, por exemplo você não pode faturar como MEI sendo desenvolvedor, utilizar um CNAE errado pode gerar multa, vi um caso onde um rapaz vendia instrumentos musicais e estava faturando errado, teve que fechar a loja, pagar multa e recomeçar do zero com divida.

No momento que você criar uma instância na aws em poucos minutos ela sera varrida por bots encontrando falhas, isso para qualquer coisa que você publique na internet.

As empresas como agências por exemplo não se preocupam muito com segurança só mandam os devs executarem o processo. Não atualizam as ferramentas, linguagens, frameworks ou plugins.

Verifique o processo de como foi feito o próprio tabnews, verá que o processo não foi simples, a comunidade ajudou muito, existe ou exitiam falhas e o custo é alto para manter.

1
3

Eu sou um empreendedor, já abri fechei empresas de varios ramos aqui no país. Claro que eram todas empresas pequenas. Tento ter um studio de games de maneira sustentavel há 12 anos! e cara... é muito dificil, voce tem tantos impecilhos que a maioria desiste.
Tenho varios colegas EXTREAMEMENTE talentosos, que fizeram apenas um 1 game, ou como eu que fizeram ou pariciparam de varios projetos, mas que não deslancharam. E mesmo se isso acontecer voce tem varios dispositivos legais pra te fder legalmente.
Teve um amigo que vendeu muito bem, mas na hora de receber da steam, chegou apenas 32% do valor na conta dele, e o gerente explicou que tava tudo certo, o sistema era assim mesmo.
Fora que ele ainda tinha que declarar o IR de pessoa fisica e juridica, e que mais um pedacinho iria ser comido ali, já que o calculo é feito pelo bruto, e como não há nada que impeça dupla tributacao, ele paga o imposto dos EUA da steam e pagaria os do Brasil... o país do futuro também.
Resultado: ele fechou a empresa, declarou falencia. E nunca mais fez jogos, e liberou os que ele tinha feito de graça na internet.

Eu ainda continuo, mas como nunca fiz muito sucesso, parte por não concluir projetos solos, e parte por participar de projetos em conjunto que nunca fui bem remunerado ou tive direitos autorais, ainda to de pé porque quero que as pessoas joguem meus games.
Talve faça como outro colega, que coloca os jogos na steam por 0,99 centavos.

1

Opa, boa noite. Você teria um desses games publicados? Aposto que a galera aqui com certeza gostaria de dar uma olhada cara, principalmente se tiver algum open source.

Eu sempre achei muito massa a ideia dos games, foi inclusive por isso que entrei nesse ramo de programação. Porém agora que parei pra pensar, nunca procurei apoiar os games que eu vi de alguém que publicou, nem tentei pesquisar sobre games indies pra apoiar a comunidade BR.

2

Meu colegas nos comentários abaixo foram precisos e seu comentários.
São dois aspectos o Brasil não tem uma cultura de empreender e os nossos governantes criam amarras para que, caso alguem tente ser já é demonizado. Na área de tecnologia então ai que dificulta na Brasil, infelizmente.

2

Muita síndrome do vira lata aqui! O problema não é o Brasil, o problema é você! O brasileiro é o cara que faz o sistema da NASA com o Pc da Xuxa, enquanto o gringo aprende a programar de MacBook. Já vivi em alguns países, um problema que temos no BR é que fazemos o sistema e depois vamos vender, enquanto na Europa, geralmente, primeiro tem a ideia, depois levanta os investidores e aí sim gasta tempo e dinheiro construindo o sistema. É mais trabalhoso porém mais acertivo. Outra que temos uma cultura porca, não só aqui, mas em muitos países que se tá na internet tem que ser de graça.

1

Muito boa essa comparação do Brasil com a Europa, essa questão de como vc falou: enquanto na Europa, geralmente, primeiro tem a ideia, depois levanta os investidores e aí sim gasta tempo e dinheiro construindo o sistema

Isso pode ser adotado por brasileiros, já que a Europa tem várias empresas que deram muito certo e hoje estão no topo

2

Eu li este artigo ontem e me chamou a atenção por eu ter passado por algumas experiências nesse sentido. Então vou dar meu pitaco!

Abri empresa como MEI em 2014. Foi no susto porque não tinha intenção de me formalizar mas sim porque estava iniciando um projeto grande e meu cliente não aceitaria fechar contrato com pessoa física. Quando eu vi que seria muito fácil abrir o MEI, fui em frente.

O maior desafio foi em 2019, quando contratei um funcionário, o que já mostrou um salto enorme nas minhas contas e impostos - eu que estava acostumado a pagar só o DAS, de repente tinha que lidar com uma série de obrigações, ter contador, recolher impostos e o mais importante: garantir o bem estar e remuneração justa para o profissional, que era CLT.

E daí vieram dois grandes custos: a carga tributária e a folha de pagamento. Me vi em uma posição difícil, onde eu tinha que equilibrar minhas funções como desenvolvedor e gestor de uma empresa - que antes era mais simples.

Não que eu tivesse pouca ou nenhuma responsabilidade antes de contratar. Era importante ter a planilha de fluxo de caixa, planejamentos, visão etc. Mas quando eu tive uma pessoa que dependia de mim a coisa ficou muito mais séria.

Em geral, programadores não gostam de pensar em prazos de entrega, orçamentos e questões administrativas (eu me encaixo nesse grupo) enquanto a gestão tem a visão de negócios, lucro e satisfação do cliente. Isso inevitavelmente traz atritos e desentendimentos.

Eu percebi que o ideal seria trazer um sócio para a empresa, que focasse na gestão e administração enquanto eu cumpria o papel de desenvolver, vender e relacionar com os clientes. Mas esse sócio nunca apareceu. Portanto, era meu papel fazer as duas frentes e se tornou exaustivo e pouco recompensador.

Essas lições, tanto de livros quanto da vivência na prática, me mostraram que, apesar de ter uma vontade de empreender e criar um bom produto (um app, um site, etc) eu realmente me realizo como desenvolvedor. E não via perspectivas de como fazer isso dar certo com minha empresa. Por isso, desisti dela e no final de 2020 encerrei as atividades após conquistar um emprego CLT em uma grande empresa onde estou desde então.

Prefiro dedicar meus esforços e meu tempo para programar e ampliar meu conhecimento técnico. As soft skills também são importantes e me dediquei a isso também e trago o aprendizado para meu dia a dia.

Contudo, essa foi a minha experiência - na verdade, uma delas. Também fui sócios de outras duas, mas essa história fica para outro dia! Com base no que li nos comentários, tem sim como dar certo e alguns colegas aqui com certeza são exemplos disso! Espero ter contribuído de alguma forma

1
1

hey gustavo,

Eu empreendi por 3 vezes. Em uma delas consegui ter um relativo sucesso (não fiquei rico, mas consegui fazer o negocio crescer ano após ano por quase 10 anos) e os outros negócios não foram lá tão bem, por diferente motivos.

Saber programar pode ajudar bastante, mas empreender é uma arte própria. Se você nao for rico (e puder contratar quem quiser ou ter amigos investidores) vai ter de ralar bastante fora da programação. Tem que entender e atuar em várias frentes como finanças, marketing, entender um pouco das leis no mercado em que atua, fazer a parte comercial e a operação. Além disso, tem que ser viável financeiramente.

É um caminho a se seguir, com seus prós e contras. Quem olha de fora, pode imaginar que uma boa ideia ou um projeto bem feito é tudo. Mas isso é apenas uma pequena parte para o sucesso do negócio

1

Pra fazer um site que faça sucesso é necessário muitos fatores e conhecimento, como SEO, marketing, tráfego pago, segurança, etc, muitas dessas coisas levam tempo e esforço, outro fator importante é a monetização, como doações, anúncios, assinatura, que podem não ser viáveis, você pode ter o melhor produto do mercado mas ele será inútil se você não tiver nenhum usuário. Muitas pessoas se encontraram em uma situação onde não podem se arriscar em um negócio e por isso preferem trabalhar para outras pessoas, como empresas ou fazendo freelancer. É possível alcançar o sucesso sozinho mas isso requer muito esforço e dedicação.

1

Já tive algumas tentativas de projetos no passado e atualmente tenho um funcionando, e a maior dificuldade (pelo menos no meu caso) sempre foi o tráfego. Não é simples. A maioria das pessoas que conheço acreditam que se o produto/serviço for bom, alcançará público e funcionará apenas por ser bom. O problema é que a vida real não funciona assim, nem perto disso na verdade. Só divulgar em tiktok ou redes sociais não é suficiente pra maioria dos projetos (até porque essas redes estão cheias disso atualmente). Você vai ter que estudar o mercado, vai ter que investir em marketing, vai ter que despejar uma grana em tráfego pago, vai ter que entender e aprender sobre como o seu público alvo "funciona" e etc.

1

Tenho estudado a tragetória de alguns empreededores de internet.
Principalmente os bootstrap - sem ajuda de parentes ou investidores...

A taxa de sucesso deles é abaixo de 2%!

Todos montaram muitos projetos que não deram em nada.
Todos persistiram muito.

Então empreender na internet ainda mais um bootrap é tentativa e erro.

Pense, a pessoa tem uma ideia "genial" e começa a produzir o produto.
Trabalha, trabalha e trabalha nele. Deixa lindo por dentro de por fora.

Lança, e não da em nada. A pessoa perdeu meses trabalhando para no fim
Não dar em nada...

E empreender não é apenas criar o projeto.
Tem marketing, fazer um projeto pode ser até fácil, mas criar o
marketing dele é ai que a porca torce o rabo.

E o que muita gente esquece, tem uma ideia você precisa VALIDAR
a ideia. Ninguém faz, e já vai projetando, depois não da em nada.

Então empreender é bonito, esta na moda. Mas tem suas particularidades.
Alguém vai lançar um projeto e já ganhar dinheiro, claro que vai.
Mas a média é de menos de 2% de acerto.

E nem todo mundo nasceu pra isso!

1

Como os colegas disseram, empreender não é tao simples como parece: tem múltiplas legislações, tem que saber lidar com funcionários, clientes, impostos... E é caro pakas!

Trafego é caro! Cloud é carissimo! Segurança, entao...

No Brasil, temos muito vivo o mito do empreendedorismo, a ideia de que sem qualificação e sem dinheiro, mas com muito suor, você pode chegar a qualquer lugar. E é por isso que a taxa de mortalidade de empresas no Brasil é colossal assim.

Empreendedorismo nao é simples. E é por isso que empreendedor merece todas as palmas. E empreender nao é pra todo mundo. Não é pra quase ninguem, pra falar a vdd.

1

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020/2021, cerca de 13,8% dos empreendedores brasileiros têm formação em tecnologia da informação, incluindo programadores. Isso significa que há uma parcela significativa de programadores que decidiram empreender.

2

Dessa parcela formada em TI, a maioria não deve ser "programador" de natureza, saca? Tem uma galera que trabalha com redes que geralmente vai mais pra esse lado do empreendedorismo, porque eles estudam pra caramba e a remuneração inicial aqui no Brasil pra quem trabalha nesse setor é muito baixa, o cara só ganha bem se for gerente de redes depois de 10 anos de mercado e olhe lá. Tem alguns amigos que abriram provedores de bairro, empresa que presta assistência técnica a outras empresas, e estão ganhando bem com essa estratégia.