Executando verificação de segurança...
2

Quando Wordpress deixa de ser a opção 80/20 para sites web?

Contexto

Wordpress é uma ferramenta mega poderosa para subir landing pages e websites simples no ar de maneira super rápida. É uma ferramenta bem madura, conta com diversos plugings e integrações que atendem muitas necessidades de criadores de conteúdo online, pessoas que vendem online, etc. Existem também mil provedores que oferecem opções de hosting super simples.

Problematização

Ainda que essa e outras opções similares existam no mercado, frequentemente vemos gente "reescrevendo a roda" e escrevendo essas páginas simples do zero, CMSs, etc. Entendo que possam ter efeitos e customizações que só um código escrito do zero para a sua empresa ou projeto pode atingir, mas ainda assim me intriga a quantidade de esforço desperdiçado.

Penso até que mesmo que você seja um programador junior, querendo implementar como forma de aprendizado, observar e entender as principais funcionalidades de uma ferramenta de CMS já madura como o Wordpress pode ajudar (e muito) a internalizar conceitos que já ultrpassaram a barreira dos testes e do tempo.

Dúvida

A grande pergunta que gostaria da opinião de vocês sobre é:em quais casos de uso o Wordpress deixa de valer a pena?

  • Quais situações e usos ele não oferece uma solução?
  • Existem desvantagens de UX/UI para o consumidor ou para o criador de conteúdo?
  • Existem penalidades em termos de SLAs de carregamento / entrega de páginas?
  • Existem vantagens e desvantagens em algoritmos de rankeamento (e.g., SEO)?
  • O que podemos ou não podemos construir como integrações em cima do Wordpress?

Tenho algumas respostas, mas vou deixá-las de fora para não eviesar os comentários!

Carregando publicação patrocinada...
3

Opa! Me chamo Yuri, sou responsável pela estratégia de seo editorial e de negócios dos sites do grupo Globo e vou deixar minha visão do ponto de vista de quem trabalha com SEO e gestão de portfólios digitais ha mais de 15 anos.

Considerações de SEO:

  1. Ele sozinho, como CMS, não é ruim para SEO. O problema é que não faz sentido usá-lo sem suas facilidades, os plugins. Dessa forma, ele vai ficando menos otimizado e passa a ser ofensivo para uma boa estratégia orgânica.
  2. No cenário de vários plugins instalados dando vida ao site, ele deixa de ser amigável para SEO, mas permite resolver, de forma relativamente fácil, com mais plugins instalados.

Considerando os pontos acima fica fácil de concluir que ele é uma porta de entrada incrível pra se fazer presente on-line.

Quando falamos de sites maiores, mais robustos, que pedem funcionalidades mais complexas, geralmente existe uma equipe com capacidade técnica pra fazer acontecer. Nesse caso, de forma muito particular, acredito que o trade off entre “facilidade vs. otimização” já deixa de fazer sentido.

Sites com esse perfil geralmente precisam ser competitivos nos mercados que atuam, e invariavelmente precisam se preocupar em estar bem posicionados nos indexadores. Nesse cenário, ser competitivo no Google mora nos detalhes, então toda minúcia faz diferença.

Não acho que tenha certo ou errado no uso do WordPress. Tem coisas que funcionam melhor que outras, mas no final do dia ele precisa atuar como uma ferramenta digital que faz parte de algo maior. Nem sempre SEO é a prioridade.

Espero ter contribuído!

1

quando precisar escalar um servidor para centenas de milhares de usuários, wordpress pode ser um problema para escalar e atender todo mundo.

sobre desvantagens de UX/UI, o código html gerado na maior parte das vezes é sujo, com muitas coisas (javascript e css) que você não necessita. se estamo falando de um acesso via 3G para seu site, onde cada kb conta, fica bem complicado otimizar ao máximo. possivelmente partindo para um código escrito do zero.

sobre penalidades, sim, se seu site performa mal e demora 5-10 segundos para carregar por ter certeza que o Google já está te rebaixando nas buscas. o mesmo tambem é válido para AdWords.

1

Complicado também quando você quer algo a mais que algum plugin e precisa mexer no código dele, ainda mais que nem todo mundo sabe PHP e quer aprender outra linguagem para usar o WordPress

1

Obrigado pela contribuição, oraculo e riguima!! 🤝

De fato, para escovar os bits da aplicação só fazendo uma solução customizada!

E PHP não é das linguagens mais sexy do momento 🤣

0
1

Vou responder algumas de suas perguntas de forma objetiva, baseado em evidências.

  • UX/UI: O WordPress oferece um controle quase que absoluto de toda a experiência do usuário, se integrados corretamente temas e plug-ins projetados de acordo com as necessidades específicas.

  • SLAs: O WordPress é conhecido por ser uma plataforma relativamente rápida e eficiente. No entanto, a velocidade de carregamento pode ser afetada por vários fatores, como a qualidade dos temas ou dos plug-ins utilizados.

  • SEO: O WordPress é considerado bastante amigável ao SEO. Ele tem uma estrutura clara e oferece uma variedade de maneiras para otimizar o SEO.

  • Capacidades: O WordPress é uma plataforma extremamente flexível e robusta que permite construir virtualmente qualquer tipo de aplicação. Devido à sua natureza aberta, com conhecimento sólido de PHP e da própria ferramenta, é possível criar qualquer coisa.

Dito tudo isso, vou tentar responder de forma mais subjetiva, baseado apenas em minha experiência: em quais casos de uso o WordPress deixa de valer a pena?

O WordPress é, sem dúvida, uma plataforma poderosa e versátil que tem ajudado muitos a criar sites e aplicações. No entanto, não foi projetado para ser uma solução para tudo. Ele nasceu há mais de duas décadas, com um stack tecnológico que pode ser considerado obsoleto em comparação as tecnologias que emergiram no últimos 20 anos.

Quando se trata de construir aplicações complexas, o WordPress pode não ser a melhor opção. Por exemplo, desenvolver plugins personalizados e integrações externas pode ser mais complexo e menos eficiente do que se estivesse usando uma plataforma ou linguagem de programação mais moderna e adequada para esses fins desde o início.

Além disso, embora o WordPress seja escalável até certo ponto, pode haver limitações quando se trata de lidar com tráfego muito alto ou com a manipulação de grandes volumes de dados. É importante notar que isso provavelmente não seria um problema para a grande maioria dos casos, mas deve ser levado em consideração.

Uma pergunta interessante: O TabNews poderia ser uma aplicação WordPress? A resposta é provavelmente sim. O WordPress é usado para gerenciar conteúdo de plataformas similares e certamente permite customizações para criar uma experiência idêntica. No entanto, aparentemente foi mais adequado construir a aplicação usando tecnologias mais moderna.

1

Obrigado pela contribuição, clacerda!! 🤝

Meus dois centavos nessa discussão é que o Wordpress e outros CMS são excelentes para fazer o feijão com arroz, testar PoCs, MVPs, dado que a facilidade e teste de ideias é extremamente simples. Se a ideia vinga, o projeto vai para frente, etc, aí sim vale o tempo e o esforço de evoluir para algo diferente.

Alguns exemplos que enxergo que o WordPress não seja a melhor solução (e alguns deles encaixam em features do TabNews)

  1. Quando você precisa adicionar lógicas complexas de carregamento do conteúdo que mudem com o tempo ou com o perfil de uso do usuário (como por exemplo um sistema de rankeamento de posts, uma linha do tempo personalizada (Meta, Tiktok, etc)
  2. Quando você precisa conduzir testes específicos e metrificar a aplicação para melhorar o produto (testes A/B, eventos, etc)
  3. Quando a otimização de um mesmo conteúdo e como ele é mostrado ao usuário do seu site é mais importante que a flexibilidade de adicionar novos conteúdos (pensando menos em "redes sociais" / web2 aqui e mais em apps que entregam um produto como um app de banco, uma seguradora, um player de musica, um client de email)
1

Bem usado não há problemas. Existem extensões pro WP que permitem cachear o resultado.

Na verdade o WordPress é uma ferramenta poderosíssima, mas como qualquer outra, precisa ser bem utilizada.

Não adianta pegar um tema pronto, um monte de plugin aleatorios e montar um site. Vai sair um Frankenstein.

1

Com base no meu tempo de experiência que são um pouco mais de 10 anos utilizando WP, eu utilizo normalmente o WP quando preciso de um CMS de fácil personalização e seguro, básicamente para desenvolvimento de sites institucionais, ecommerces ou landing pages.

Quando o site possui algumas adaptações mais complexas, normalmente faço o desenvolvimento de plugins para o projeto em vez de desenvolver um sistema separado do site, a facilidade de utilizar a API do WP ajuda muito em desenvolver especifidades no projeto.

Desenvolvo sistemas sem a utilização de WP em caso de projetos que não necessitam de exposição para internet, exemplo, uma intranet ou sistema que será utilizando dentro de uma VPN ou que não terá divulgação pública.

Hoje o WP não é minha stack principal, mas utilizo ainda para alguns freelas.

1

Trabalho como PO e esta dúvida é recorrente em alguns projetos. Já ouvi argumentações defendendo que o Wordpress não é tão bom em relação a segurança. Podem contribuir com suas percepções?