Quando Wordpress deixa de ser a opção 80/20 para sites web?
Contexto
Wordpress é uma ferramenta mega poderosa para subir landing pages e websites simples no ar de maneira super rápida. É uma ferramenta bem madura, conta com diversos plugings e integrações que atendem muitas necessidades de criadores de conteúdo online, pessoas que vendem online, etc. Existem também mil provedores que oferecem opções de hosting super simples.
Problematização
Ainda que essa e outras opções similares existam no mercado, frequentemente vemos gente "reescrevendo a roda" e escrevendo essas páginas simples do zero, CMSs, etc. Entendo que possam ter efeitos e customizações que só um código escrito do zero para a sua empresa ou projeto pode atingir, mas ainda assim me intriga a quantidade de esforço desperdiçado.
Penso até que mesmo que você seja um programador junior, querendo implementar como forma de aprendizado, observar e entender as principais funcionalidades de uma ferramenta de CMS já madura como o Wordpress pode ajudar (e muito) a internalizar conceitos que já ultrpassaram a barreira dos testes e do tempo.
Dúvida
A grande pergunta que gostaria da opinião de vocês sobre é:em quais casos de uso o Wordpress deixa de valer a pena?
- Quais situações e usos ele não oferece uma solução?
- Existem desvantagens de UX/UI para o consumidor ou para o criador de conteúdo?
- Existem penalidades em termos de SLAs de carregamento / entrega de páginas?
- Existem vantagens e desvantagens em algoritmos de rankeamento (e.g., SEO)?
- O que podemos ou não podemos construir como integrações em cima do Wordpress?
Tenho algumas respostas, mas vou deixá-las de fora para não eviesar os comentários!