Opa! Me chamo Yuri, sou responsável pela estratégia de seo editorial e de negócios dos sites do grupo Globo e vou deixar minha visão do ponto de vista de quem trabalha com SEO e gestão de portfólios digitais ha mais de 15 anos.
Considerações de SEO:
- Ele sozinho, como CMS, não é ruim para SEO. O problema é que não faz sentido usá-lo sem suas facilidades, os plugins. Dessa forma, ele vai ficando menos otimizado e passa a ser ofensivo para uma boa estratégia orgânica.
- No cenário de vários plugins instalados dando vida ao site, ele deixa de ser amigável para SEO, mas permite resolver, de forma relativamente fácil, com mais plugins instalados.
Considerando os pontos acima fica fácil de concluir que ele é uma porta de entrada incrível pra se fazer presente on-line.
Quando falamos de sites maiores, mais robustos, que pedem funcionalidades mais complexas, geralmente existe uma equipe com capacidade técnica pra fazer acontecer. Nesse caso, de forma muito particular, acredito que o trade off entre “facilidade vs. otimização” já deixa de fazer sentido.
Sites com esse perfil geralmente precisam ser competitivos nos mercados que atuam, e invariavelmente precisam se preocupar em estar bem posicionados nos indexadores. Nesse cenário, ser competitivo no Google mora nos detalhes, então toda minúcia faz diferença.
Não acho que tenha certo ou errado no uso do WordPress. Tem coisas que funcionam melhor que outras, mas no final do dia ele precisa atuar como uma ferramenta digital que faz parte de algo maior. Nem sempre SEO é a prioridade.
Espero ter contribuído!