Executando verificação de segurança...
1

Vou responder algumas de suas perguntas de forma objetiva, baseado em evidências.

  • UX/UI: O WordPress oferece um controle quase que absoluto de toda a experiência do usuário, se integrados corretamente temas e plug-ins projetados de acordo com as necessidades específicas.

  • SLAs: O WordPress é conhecido por ser uma plataforma relativamente rápida e eficiente. No entanto, a velocidade de carregamento pode ser afetada por vários fatores, como a qualidade dos temas ou dos plug-ins utilizados.

  • SEO: O WordPress é considerado bastante amigável ao SEO. Ele tem uma estrutura clara e oferece uma variedade de maneiras para otimizar o SEO.

  • Capacidades: O WordPress é uma plataforma extremamente flexível e robusta que permite construir virtualmente qualquer tipo de aplicação. Devido à sua natureza aberta, com conhecimento sólido de PHP e da própria ferramenta, é possível criar qualquer coisa.

Dito tudo isso, vou tentar responder de forma mais subjetiva, baseado apenas em minha experiência: em quais casos de uso o WordPress deixa de valer a pena?

O WordPress é, sem dúvida, uma plataforma poderosa e versátil que tem ajudado muitos a criar sites e aplicações. No entanto, não foi projetado para ser uma solução para tudo. Ele nasceu há mais de duas décadas, com um stack tecnológico que pode ser considerado obsoleto em comparação as tecnologias que emergiram no últimos 20 anos.

Quando se trata de construir aplicações complexas, o WordPress pode não ser a melhor opção. Por exemplo, desenvolver plugins personalizados e integrações externas pode ser mais complexo e menos eficiente do que se estivesse usando uma plataforma ou linguagem de programação mais moderna e adequada para esses fins desde o início.

Além disso, embora o WordPress seja escalável até certo ponto, pode haver limitações quando se trata de lidar com tráfego muito alto ou com a manipulação de grandes volumes de dados. É importante notar que isso provavelmente não seria um problema para a grande maioria dos casos, mas deve ser levado em consideração.

Uma pergunta interessante: O TabNews poderia ser uma aplicação WordPress? A resposta é provavelmente sim. O WordPress é usado para gerenciar conteúdo de plataformas similares e certamente permite customizações para criar uma experiência idêntica. No entanto, aparentemente foi mais adequado construir a aplicação usando tecnologias mais moderna.

Carregando publicação patrocinada...
1

Obrigado pela contribuição, clacerda!! 🤝

Meus dois centavos nessa discussão é que o Wordpress e outros CMS são excelentes para fazer o feijão com arroz, testar PoCs, MVPs, dado que a facilidade e teste de ideias é extremamente simples. Se a ideia vinga, o projeto vai para frente, etc, aí sim vale o tempo e o esforço de evoluir para algo diferente.

Alguns exemplos que enxergo que o WordPress não seja a melhor solução (e alguns deles encaixam em features do TabNews)

  1. Quando você precisa adicionar lógicas complexas de carregamento do conteúdo que mudem com o tempo ou com o perfil de uso do usuário (como por exemplo um sistema de rankeamento de posts, uma linha do tempo personalizada (Meta, Tiktok, etc)
  2. Quando você precisa conduzir testes específicos e metrificar a aplicação para melhorar o produto (testes A/B, eventos, etc)
  3. Quando a otimização de um mesmo conteúdo e como ele é mostrado ao usuário do seu site é mais importante que a flexibilidade de adicionar novos conteúdos (pensando menos em "redes sociais" / web2 aqui e mais em apps que entregam um produto como um app de banco, uma seguradora, um player de musica, um client de email)