Sim, o CSS foi criado para consertar o HTML. Claro que a questão não é tão simples, pode-se discutir se fez isso ou piorou, a piada já cuida disso, mas foi exatamente isso que aconteceu.
HTML foi criado para fazer coisas extremamente simples e de forma simples. Só para montar documentos. Claro que viram que precisava permitir pelo menos o que os editores de texto permitiam, então tinha que permitir que o texto tivesse cor, fonte, alinhamento, etc. E tudo isso e muito mais foram colocados no HTML.
Alguém achou que isso era uma bagunça, criava inflexibilidades e perceberam que foi um erro. Daí inventaram algo para estilizar o HTML separadamente e chamaram de CSS, muito mais poderoso por sinal (não estou questionando os erros que cometeram) e tornaram a estlização via HTML "deprecada", embora os navegadores aceitem até hoje.
Podemos entender que o JS veio para corrigir no sentido de suprir a falta. Também não vou entrar no mérito se fez bem ou não. Algumas pessoas vão dizer que foi o ínicio do fim, porque aí passaram abusar da web.
Curiosamente dá para questionar até mais se jQuery corrigiu o JS. Estritamente falando não foi isso que aconteceu, mas é uma piada, vamos deixar para lá. Os outros também pode-se questionar isso, o único que não pode é do CSS. HTMX não foi inventado para corrigir o que está descrito ali, mas corrige algumas coisas, se as pessoas usarem.
Wasm foi feito para corrigir tudo isso em uma pancada só (junto com outras coisas que colocaram no browser que virou um sistema operacional/máquina virtual), se quiser, mas não entregou tudo até agora, mas é só alguém querer, já é possível, antes não era (tem uma limitação ainda porque IO tem que passar pro JS e algum IO precisará ter quase toda as aplicações). Quem quiser dar continuidade na piada, podia pensar nisso, que é o mais importante para a reflexão, e pode dar boa piada, ainda mais se ilustrar e por o Wasm esmagando tudo. Não que ele não tenha seus defeitos também.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).