Eu já tenho uma opinião diferente. Gosto do QR-Code. Pensando na questão de anúncios, beleza, ele pode não ser muito útil, mas é só comparar com os anúncios comuns que vemos por ai, você clica em todos os anúncios que vê em sites? você abre todos os anúncios que vê no Instagram? A baixa taxa de conversão não se dá por conta do QR-Code ou outra tecnologia utilizada, e sim por ser um anúncio. É este o desafio de ser um anunciante, convencer o usuário a clicar. Concordo que as vezes é mal aplicado, fica pequeno e por pouco tempo na tela, e aí sim, temos um problema com quem o veiculou, mas quando bem aplicado, quem realmente tiver interesse consegue escanear e ver mais sobre o produto ou serviço.
Agora, pensemos sobre notícias. Os noticiários trabalham bastante com QR-Code, não assisto regularmente TV mas basta 5 minutos navegando em canais de notícias que você já nota um QR-Code por lá. Isso faz com que a notícia seja muito mais enxuta, direta e objetiva. Você fala o necessário, dá alguns detalhes, e se o espectador quer saber mais, o QR-Code está disponível durante todo o processo. Ao ler o título (que aparece na TV), o usuário já define se tem interesse ou não, e se for o caso, faz a leitura do código.
Outra aplicação boa, que já foi comentada aqui, são os pagamentos. Pagar boletos, transferências entre contas, compras presenciais em lojas e principalmente compras em serviços digitais. Anteriormente, você precisava ter um cartão de crédito para sua compra ser processada NA HORA. Hoje em dia (claro, graças ao PIX) você só precisa escanear o QR-Code, confirmar o pagamento e sua compra já estará confirmada, em questão de segundos. Imagina ter que copiar o código da tela do computador, enviar para seu celular, abrir o APP do banco, digitar (ou colar) o código...
Resumindo, vejo muitos cenários em que o QR-Code ajuda ou até salva o usuário, e nenhum cenário onde ele atrapalha.