QR codes são inúteis
Passei uma boa parte da minha infância e um pouco da adolescência assistindo TV. Embora eu não fosse fã de nenhum programa ou seriado em específico, adorava passar horas e mais horas na frente do televisor. Era um dos meus passatempos preferidos.
Como em toda boa sociedade capitalista, comerciais e anúncios patrocinados eram algo rotineiro nos canais que eu acompanhava (e com certeza ainda são).
Em um dado momento, comecei a notar uma crescente menção aos QR codes em alguns dos anúncios na TV, principalmente aqueles em que divulgavam alguma loja ou serviço na internet. A frase era sempre a mesma: "aponte a câmera do seu telefone para o código que está aparecendo e acesse nosso site". Eu era um pivete que não entendia nada de tecnologia, mas aquilo me chamou a atenção.
Certo dia, um desses comerciais começou a passar no momento em que eu assistia. Sai correndo pra pegar o celular flip da minha mãe, com um intuito de desmistificar essa suposta "mágica". Rapidamente abri o aplicativo da câmera, apontei para o código que aparecia no canto da TV e então! ...nada aconteceu. Não lembro com clareza, mas eu provavelmente fiquei decepcionado.
Só alguns anos depois fui descobrir que eu precisava de um leitor especial para ser capaz de acessar esses códigos – os famosos QR code scanners que tem a rodo na Google Play.
Mas por qual razão começaram a usá-los em anúncios de produtos na TV? Por que não mencionavam que era necessário baixar um software a parte para que pudessem ser lidos? Por que investiam (e ainda investem) tempo em divulgar algo que não pode ser usado "fora da caixa"?
De lá pra cá vários anos se passaram, mas eu nunca me encontrei em uma situação da vida real na qual eu precisasse usar um QR code. Pra mim parece muito mais prático digitar manualmente a URL que quero acessar (apesar de que essa muito provavelmente não era a mesma opinião que o cara que criou isso tinha).