Concordo muito contigo gabriel, na questão de estar em um comercial, fosse um e-mail, URL ou numero de telefone ao invés do QR-Code também teriam baixa adesão, apesar de que em todos esses cenários pela publicidade ser paga por segundos é ainda mais rapido ler um qrcode do que digitar uma url enquanto ela aparece na TV.
Outras aplicações, pegando seu gancho com exemplos, em pontos de onibus (de algumas cidades) é possivel ler um qrcode e ter acesso a uma página otimizada com horários e rotas muito fácilmente.
Na compra de produtos, gerando economia de papel ao invés de vir um manual todo escrito que muitas vezes não é nem visto, é enviado um qrcode encaminhando para um manual digital.
Em etiquetas de roupas, sim, pendurando minhas camisetas percebi que uma marca em específico tinha em suas etiquetas qrcodes, indicando desde método indicado de lavagem, informações sobre a marca, detalhes daquela coleção...
Acho que o uso do QRCode é aquela facilidade opcional, é possivel tirar proveito e ser muito bem utilizado, assim como é possivel colocá-lo em um cenário que não precisaria e acabar sendo não utilizado, a questão é se faz sentido pra ti utilizar aquela facilidade.