Executando verificação de segurança...
1

Como passar pela sindrome do impostor?

Não é novidade que em quase todas as profissões algumas pessoas passam por isso, Atualmente eu estou trampando como dev junior .net, estou na area a 1 ano e alguns meses, quase diariamente sou elogiado, muitas pessoas comentam que ja estou no nivel pleno, mas diante a tantas tecnologias, nomeclaturas novas e etc, acabo me afundando em um poço de autocritica. Alguém passa pelo mesmo? e se sim, alguma dica?

Carregando publicação patrocinada...
3

Meu caro Felipe vim na sua publicação justamento procurando uma resposta 😄.

Estou na area a 4 anos e o sentimento sempre de sufocamento pela imensidão de conteudos ainda é muito presente, ainda não achei uma forma concreta de superar essa ansiedade e a sensação de que não sou capaz mas... esse vídeo do Deschamps me ajudou a controlar um pouco :D.

A maoria dos programadores que já conversei ou já tiveram ou tem inseguraças a respeito de sua capacidade técnicao ou valor próprio, o importante é tentar sempre se manter positivo e feliz em relação ao que a programação esta trazendo de benefícios para sua vida pessoal e buscar ajuda de profíssionais que te ajudem a se entender melhor.

1

hahahaha, seguimos da busca dessa resposta, esse video do Deschamps me ajudou também, mas a luta consigo mesmo é diaria, espero um dia ultrapassar esse obstaculo.

2

A área da programação, é uma área de trabalho intelectual, competitiva e nova. As nomeclaturas realmente atrapalham, as constantes novas definições de níveis e novos conteúdos que constantemente está surgindo nos faz ter a sensação de estarmos sempre atrasados, e que nunca estamos sabendo o suficiente.

A saude mental, por incrivel que pareça, mesmo nossa área sendo técnica, é uma das coisas mais importantes que devemos cuidar.

Evite se comparar aos outros.

Faça projetos que te tragam satisfação pessoal, que tragam resultados palpaveis.

Evite dar ouvido a pessoas que estão no mesmo estado que você, o ambiente influência muito.

Em resumo.

1° Evite se comparar, isso faz um mal danado a nós mesmos, aliás, é uma das principais razões pela sindrome do impostor.

2° Evite pessoas que pensam que nem você, pessoas negativas ou inseguras a respeito do futuro, o ambiente é modulador de comportamento e pensamento.

3° Busque estar sempre se alinhando com algum propósito seu, tenha um projeto, um norte, faça algo que traga resultados palpáveis (sucesso, satisfação pessoal ou dinheiro), resultados que acrescentem em sua auto-estima, que tragam coisas que te tragam segurança.

a tecnologia avança muito rápido, conteúdos novos estão aparecendo constantemente, é normal que se sinta para trás, que se sinta nao capaz de acompanhar o mercado e que ache que nao é para você. Se raciocinarmos bem, todos estão no mesmo barco

1

Acredito que uma das melhores formas de lidar com a síndrome do impostor é aceitar que você não vai estar pronto tão cedo, e quando digo isso, falo da primeira década da sua carreira. Se você tiver calma, vai perceber que isso é uma coisa boa, porque existe um oceano vasto de coisas novas para aprender e experimentar. E para manter essa visão, é de extrema importância que você sempre olhe para atrás, onde estava semana passada, o que aprendeu, o que conseguiu criar, ou os bugs que descobriu como resolver e não vão mais te tirar a paciência.
A maior parte do problema gira em torno dos prazos. Quando você tem um limite pra entregar algo, ou o passar de um longo tempo improdutivo te força a exigir mais de si mesmo. Uma solução é tentar conversar mais com os seus colegas sobre as suas dificuldades, perder a vergonha de perguntar e indagar os motivos. Dificilmente você vai crescer sozinho, e aprender a se comunicar é uma soft skill que vai fazer toda diferença até o fim da sua carreira.
Você deve anotar as suas conquistas em algum lugar que possa ler quando estiver se sentindo mal, como em um caderno perto da sua mesa, no notion, ou em um arquivo no google drive. Você vai ver que mesmo que ainda tenha muita coisa pra aprender, você está avançando, e comparado a meses atrás, o seu conhecimento dobrou.
Você não é um impostor. Muito dificilmente as pessoas que trabalham com você não sabem que você é um iniciante, elas só não falam sobre isso, por que não convém e também poderia te constranger. Mas, mesmo que você não saiba a resposta, tente adotar a postura de ser a pessoa que vai correr atrás, que vai ser reconhecido por ser aquele que hoje fez uma pergunta, mas amanhã já está entendendo do assunto e os outros vão dizer "Nossa, você já está sabendo disso?". É uma questão de postura.
Todo mundo tem ciclos, e na nossa profissão, esses ciclos de alta e baixa são muito frequentes, por isso você precisa descobrir o seu valor, e colar ele na parede do lado da sua mesa pra não esquecer.

1

Fala aí felipenkb,

Seguem os meus 2 centavos de opinião, um psicólogo que virou Cientista de Dados e tem que lutar com isso também.

Entenda que outras pessoas que parecem "saber mais" do que você está aprendendo também foram iniciantes.

O ambiente que você está (casa, trabalho, família) é único, então se comparar com outros é uma fonte eterna de frustração, melhor seria ver o que eles sabem e tentar entender onde você quer chegar.

Ninguém sabe tudo. Nem quem parece "saber mais".