Executando verificação de segurança...
1

Acredito que uma das melhores formas de lidar com a síndrome do impostor é aceitar que você não vai estar pronto tão cedo, e quando digo isso, falo da primeira década da sua carreira. Se você tiver calma, vai perceber que isso é uma coisa boa, porque existe um oceano vasto de coisas novas para aprender e experimentar. E para manter essa visão, é de extrema importância que você sempre olhe para atrás, onde estava semana passada, o que aprendeu, o que conseguiu criar, ou os bugs que descobriu como resolver e não vão mais te tirar a paciência.
A maior parte do problema gira em torno dos prazos. Quando você tem um limite pra entregar algo, ou o passar de um longo tempo improdutivo te força a exigir mais de si mesmo. Uma solução é tentar conversar mais com os seus colegas sobre as suas dificuldades, perder a vergonha de perguntar e indagar os motivos. Dificilmente você vai crescer sozinho, e aprender a se comunicar é uma soft skill que vai fazer toda diferença até o fim da sua carreira.
Você deve anotar as suas conquistas em algum lugar que possa ler quando estiver se sentindo mal, como em um caderno perto da sua mesa, no notion, ou em um arquivo no google drive. Você vai ver que mesmo que ainda tenha muita coisa pra aprender, você está avançando, e comparado a meses atrás, o seu conhecimento dobrou.
Você não é um impostor. Muito dificilmente as pessoas que trabalham com você não sabem que você é um iniciante, elas só não falam sobre isso, por que não convém e também poderia te constranger. Mas, mesmo que você não saiba a resposta, tente adotar a postura de ser a pessoa que vai correr atrás, que vai ser reconhecido por ser aquele que hoje fez uma pergunta, mas amanhã já está entendendo do assunto e os outros vão dizer "Nossa, você já está sabendo disso?". É uma questão de postura.
Todo mundo tem ciclos, e na nossa profissão, esses ciclos de alta e baixa são muito frequentes, por isso você precisa descobrir o seu valor, e colar ele na parede do lado da sua mesa pra não esquecer.

Carregando publicação patrocinada...