Quero ter uma RENDA RECORRENTE com um SaaS criado por mim
Contexto
Faz um certo tempo que tenho pensado em formas de ter uma renda "passiva" recorrente como um desenvolvedor. Já pensei em várias formas de fazer isso, mas nunca saiu do papel.
Atualmente quero ter a experiencia de criar um SaaS simples sozinho e jogar para o mercado. Tecnicamente falando não é algo tão desafiador, o maior desafio está em fazer as pessoas conhecerem esse produto e assina-lo de fato.
Eu moro numa cidade pequena, então pensei em criar algo que ajude os empresários locais antes de expandir o negócio.
Primeiros passos
Até então, eu pensei da seguinte forma:
- Identificar um nicho em que eu entenda um pouco do mercado;
- Criar um MVP com UI/UX mais atraente, simples de usar e com um preço mais atrativo;
- Investir um valor em trafego pago num raio que atenda minha cidade e as cidades vizinhas;
- Incrementar o produto conforme os feedbacks;
Ideias
Delivery: por aqui cada restaurante utiliza uma solução pra delivery. Desde iFood até um site que voce entra que tem uma UI horrível, ou simplesmente pelo WhatsApp. Não entendo muito do mercado, mas tenho alguns amigos empresários do ramo que poderiam me ajudar no início e servir como cobaias. Os problemas atuais que sabemos é que o iFood é muito caro e os outros sites que tentam resolver são de péssima qualidade.
Supermercados: por aqui é obrigatório a ida ao supermercado, não existe "iFood Mercado" nem "Meli Mercado". Talvez tenha uma oportunidade aí. Mas não domino nada desse mercado.
Eu estou pensando em algumas outras ideias que façam sentido p/ esse contexto de cidade pequena, e que eu possa fazer esses testes locais antes de expandir.
Experiencia compartilhada
Alguém já passou por isso? Deu certo? Não deu? Gostaria que compartilhassem a experiencia de voces aqui, vai ajudar muito!
Conclusão
Como eu posso identificar um nicho? Quais perguntas voces se fazem para chegar nessa resposta?
Eu não quero reinventar a roda, mas quero entregar algo que já tem uma demanda hoje com a maior qualidade possível.