Executando verificação de segurança...
1

A galera de Mainframe está por aqui? Dúvida real.

Tendo em vista que a maioria dos dev coboleiros são mais velhos e com bastante experiência, tenho dúvidas se o mundo mainframe está se integrando as novas tecnologias do mercado. E além disso, se o conhecimento da linguagem está sendo distribuída. O tanto de tutorial e artigos sobre outras linguagens que eu vejo e tão pouco de mainframe, fico preocupada com o conhecimento sobre essa linguagem.

Deem um alô aí, se por acaso trabalham com essa tecnologia.

Estou nesde grupo aqui que a galera de vez em quando tiram dúvidas. https://t.me/cobolbr

Carregando publicação patrocinada...
4

Aqui acho muito difícil, mas será legal ver alguém aparecendo. Eu já usei um, mas não trabalhei. Tem várias outras linguagens que o pessoal usava mas COBOL era a mais popular, e é uma linguagem moderna hoje em dia, melhor que muita linguagem popular, embora meio feinha para os padrões atuais.

Certamente tem gente fazendo integrações de algo moderno com essas máquinas, que muitas vezes só funcionam porque custaria caro mudar o software que só roda nela, quase tudo não é mais viável financeiramente e sobrevivem pelo legado.

Tem gente boa nessa área, que sabe oque realmente importa e tem muita gente que parou no tempo, virou "móveis e utensílios" da empresa. Em geral eles trabalham com os manuais e o conhecimento adquirido no passado ou repassado para quem entra para trabalhar em certo ambiente, e pelo que vejo a maioria não é chegado em criar comunidades ou fazer algo público. Isso é bem diferente de ter só "meia dúzia" de pessoas trabalhando nesse segmento.

Mas se pesquisar vai achar conteúdo sim. Eu escrevi algo bem simples: https://pt.stackoverflow.com/q/422755/101.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

0
4

Olá, uma parte do meu trabalho também envolve mainframe.
Como o pessoal já comentou usamos o IBM Z.
Como você também dou manutenção em programas Batch e CICS, nossa interface é em Natural, e realmente há dificuldade de materiais de estudo de qualidade no ramo de mainframe. O que eu percebi foi que no lugar que trabalho o pessoal tem muitos guias/manuais para fazer determinadas tarefas, e praticamente nada novo é criado no COBOL, mesmo para os programas novos os programadores usam os programas antigos de esqueleto.
Temos um framework interno para testes unitários de programas em COBOL (criado muito antes de eu entrar).
Eu sei que as versão mais recentes do IBM Z além de rodarem o Z/OS, também podem rodar linux, e programas em C/C++, e já possui chips para IA e ML.
Utilizamos uma IDE baseado no eclipse, o IDz da IBM também.
Acho que a SoftwareAG mostrou alguns plguins interessantes em uma palestra que assisti, que envolvia um LLM treinado em COBOL, e na linha de gerar códigos JAVA a partir do fonte do COBOL, para migrações.
Em poucos testes que eu tentei fazer com LLMs nenhum gerou um código pronto para uso, há muitos padrões na empresa que o LLM acaba não seguindo.

O Senac do DF possui um curso de especialização com ênfase em mainframe.

0
3

Meus 2 cents:

Para falar em mainframe no Brasil geralmente passa pela IBM, o IBM Z e mercado bancario.

Eh um mercado relativamente fechado, movido a bastante QI (quem indica).

Os mainframes atuais nao ficam restritos a COBOL - sao abertos a outras linguagens (como java) e S.O. (como linux).

Se voce quiser entrar neste mercado uma opcao eh o Z/Explore ou Z/Skills para entender um pouco sobre a tecnologia e eventualmente fazer alguns contatos - mas nao espere muita coisa.

Se tiver tempo, labia e persistencia - entre em contato com o time de vendas na IBM Brasil ou alguem do time z/VM via linkedin.

Outra opcao eh acompanhar esta comunidade: Devops Mainframe

1