Executando verificação de segurança...
6

Roubo de celulares 🤔

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Eu tenho uma ideia de projeto que pretendo executar no futuro, pois ainda não tenho muito conhecimento nas tecnologias necessárias, mas em todo caso resolvi compatilhar aqui para documentar e também pedir a opinião dos especialistas.
Bom, todo mundo sabe da realidade que temos hoje com relação a roubos de celular. Ultimamente vem acontecendo muito do ladrão pegar o celular da mão da vítima enquanto ela está mexendo, o que faz com que o ladrão tenha acesso ao dispositivo desbloqueado podendo acessar aplicativos de rede social, fotos, banco, etc. Isso acontece muito em shows onde a pessoa está gravando o artista, no trânsito enquanto a pessoa utiliza o GPS e mesmo transitando à pé na rua.

Pois bem, a minha ideia é criar um aplicativo que reconheça o momento em que o celular é tomado de forma brusca da mão do dono e realize o bloqueio automaticamente. Para isso pensei em utilizar o acelerômetro do dispositivo para obter os dados de movimento e treinar um modelo para reconhecer esse padrão, aí toda vez que ele enxergar esse padrão ele bloqueia.

Pensei em algumas dificuldades como, por exemplo, ao utilizar o celular como GPS no carro ou na moto provavelmente o acelerômetro vai registrar vários movimentos bruscos.

Também queria uma opinião sobre como desenvolver esse aplicativo, é algo que eu conseguiria fazer com React Native? Tem alguma outra tecnologia que eu poderia utilizar?

Enfim, gostaria de ouvir opiniões no geral, dicas e críticas do que pode dar errado. Prometo que vou levar em consideração no futuro quando tiver condições de iniciar o projeto.

Caso alguém com experiência queira desenvolver o projeto em conjunto será um prazer conversar a respeito e mostrar mais do que tenho em mente.

Valeu galera

[email protected]
linkedin.com/in/eduardo-seity-iseri-15908224

Carregando publicação patrocinada...
2

De fato utilizar apenas o acelerômetro trara alguns problemas no caso de bloqueios indevidos.

Pensando em uma possivel solução cheguei a seguinte ideia:

Sabe relogios inteligentes que se tornaram tão famossos nos ultimos tempos ? ou então vamos simplificar mais ainda uma simples pulseira ou algo parecido com o air tag da apple, se seguissemos pela linha de usar o relogio... caso o a conexão com o mesmo seja interrompida de uma hora para outra junto ao fato de um evento incomun do acelerometro podemos bloquear o telefone com um pin diferente do normal.

1

Realmente não tinha pensado na possibilidade de bloquear o celular por um smartwatch, não sei se já existe algo assim, mas achei genial. Quando for roubado você dá um comando pelo relógio e ele bloqueia o celular. Apesar de nem todos terem um smartwatch é algo que vem se popularizando hoje em dia. Esse sistema pode se tornar uma vertente para um projeto que visa melhorar a segurança do usuário no geral.
Ótima ideia!
👏👏

2

Vai ser necessário alguma coisa de código nativo. Pelo Flutter ou .Net Maui creio não ser possível diretamente realizar o bloqueio, ao menos não por enquanto.

Quanto a leitura do sensor, creio que é possível fazer em qualquer framework. O mais complicado é definir os valores de leitura que indicam que há uma situação. Se as valores de leitura forem muito "apertados", o dispositivo pode nunca bloquear. Se ficar muito "frouxo" o dispositivo pode bloquear a qualquer movimento.

Deveriam ser pensados outros eventos para realizar o bloqueio, como a cada X tempo bloquear aleatoriamente. Esses outros eventos são o principal, é o algoritmo para resolver o problema do mundo real.

Talvez é interessante definir uma senha simples no aplicativo, diferente de qualquer autenticação do dispositivo (4 números por exemplo). Mas é algo posterior.

Para debugar os valores de leitura do sensor, poderia fazer uma tela simples mostrando a leitura atual. Talvez colocar cores na tela do dispositivo para achar mais facilmente. Também é possível que seja necessário deixar que o usuário calibre esse valor. Claro que será necessário debugar direto em um dispositivo real, no simulador não faz sentido para calibrar.

Muito legal a ideia. Acho interessante existir alguma proteção além do próprio sistema operacional. Boa sorte.

Tenho mais experiência com C# principalmente no .Net Framework. E estudei um pouquinho do .Net Maui.

1

Quanto ao limiar de ativação do sistema é uma pedra no caminho ainda, mas acredito que seja possível chegar num padrão bem próximo utilizando algum método de Machine Learning.
A ideia de debugar os valores com algo mais simples faz todo sentido, acho que uma das primeiras coisas que vou tentar é fazer um jeito de coletar os valores utilizando algo simples igual você comentou, nem que for uma tela em branco que registre os valores num arquivo de texto, depois uso esses dados para analisar se é possível montar um padrão.

Intreressante esse .net Maui, não conhecia.
Valeu pela contribuição

2

Por também não ter conhecimento das tecnologias necessárias, recursos do sistema não saberia mas como implementar, mas uma ideia pra atrelar ao seu app pra identificar uma situação dessas, seria tipo: o ladrão terá que olhar pro aparelho pra utilizá-lo, ou seja, assim que um rosto diferente olhar pro aparelho, fazer com que seu software já bloqueie de cara.

2

seria muito incoveniente, mas uma opcção válida para pessoas que realmente precisam de privacidade. por exemplo, seria impossível emprestar seu celular pra um amigo, um parente ou um conhecido.

1

Obrigado pelo comentário
Uma amiga me deu essa ideia também, mas teria a limitação de não poder mostrar o celular para amigos, pois bloquearia.

2

Acho que o ideal seria você juntar os dados do acelerometro e do giroscópio, pois se for pensar bem, nesse tipo de roubo, além da aceleração brusca do celular, terá a mudança de direção dele, e normalmente essa mudança de direção acontecerá duas vezes, a primeira para a lateral (momento que o ladrão arranca o celular da tua mão) e uma para outra direção qualquer (momento que o ladrão foge com o celular), e de uma forma geral, essas mudanças bruscas de aceleração de direção não aconteceriam com a movimentação de um veiculo, exceto em caso de acidente, e nesse caso em especifico, após as acelerações laterais ocorreria uma parada brusca, então acredito que não haveria problemas.

Esses padrões poderiam ser fácilmente identificados com inteligência artificial, uma rede neural que recebe os valores dos dois sensores nos últimos segundos conseguiria resolver isso (acredito que uns cinco a dez segundos seriam suficientes). O maior problema nesse caso seria ter dados suficientes para simular as sitauções de roubo e de atividade normal, para treinar a rede neural...

Ah, e teve gente que comentou de utilizar a conexão com smartwatch para definir isso também, e realmente seria uma boa opção e, inclusive, daria para fazer isso com fone de ouvido também, pois ele seria desconectado com o roubo, independentemente de se o fone for wireless ou com fio...

1

Cara ja vi um programa de criptografia de disco que montava uma partição fake pro caso de furto em que o cara forçasse a desbloquear o aparelho (nesse caso um notebook), poderia pensar em algo similar que limitasse a capacidade de processamento do aparelho se determinadas condições não fossem cumpridas, não necessariamente no momento do roubo saca, porque acho que seria risco desnecessario, já houveram pessoas que tomaram tiro por bem menos que um bloqueio de celular.
Talvez role de fazer um bloqueio, ou algo nesse sentido, mas posterior ao momento do crime.

1

Creio que o maior problema no roubo do celular é o fato das contas do banco estarem atreladas ao chip, sendo assim o assantante não tem o objetivo em si do celular mais o grande valor está no chip, para evitar ou dificultar que o assaltante tenha acesso a aplicativos do celular, seria colocando senhas para abrir o aplicativo, bloqueio de tela com determinados segundos.

1

Há alguns meses atrás fui abordado por 5 ladrões e levaram o meu celular em plena av. Paulista. A primeira coisa que fizeram foi desligar o aparelho para não serem rastreados e ficar mais difícil de apagar os dados remotamente. Comprei um celular da Samsung para substituir o roubado e vi que ele tem uma feature de segurança que:

  • Só permite desligar o aparelho com a senha/digital
  • É possível configurar o botão lateral, normalmente usado para ligar/desligar, para ter outra função

Achei muito boas as features e seria muito bom ter um app que impeça o desligamento do aparelho por qualquer pessoa. Fuçei no Iphone e aparentemente não existe essa opção por padrão.

1

Bom meu camarada é uma ideia excelente e vem dês da criação do Android tentando ser implementada. Lá nos primores tinha o AVAST com várias opções de bloqueio e rastreamento, lembro até hoje o quanto aterrorizei um taxista que não queria devolver um Motorola com Android 2.0 kkk

Hoje em dia essas funções estão nativas no Android e Iphone, porém sabemos que após o roubo tem programas que quebram as senhas na ignorância e tentativa e erro.

Resumindo é uma grande corrida de gato e rato.

Pensando nisso eu recentemente tive a ideia de usar uma AIR Tag ou um rastreador como token, se o aparelho estiver a uma certa distância dela é instantaneamente bloqueado e pede uma senha especifica, podendo até mesmo ser gerado pela Air Tag ou um dispositivo similar e caso não seja digitada em x tempo reseta o telefone.

Claro que além da senha deveria ter notificação avisando do fim da bateria da AIR Tag etc.
Dá para usar isso no cinto, bolso etc.

Para fazer teria que ser nativo acredito eu.

Dessa maneira seria possível bloquear o telefone e impedir golpes de transferência e por ai vai, ou até mesmo quando o bandido pega a senha do teu aparelho.

1

No meu celular eu fiz uma utomação (usando uma ferramenta nativa) que ao abrir os aplicativos de banco, whatsapp, mercado livre etc ele automaticamente bloqueia. Assim podem até tomar o meu aparelho desbloqueado mas ao tentar usar algum desses apps vai bloquear.

0
1

Acho que uma solução que funciona bem e já pode ser utilizada hoje em dia, são dispositivos conectados ao celular que em caso de aumento da distância entre eles o bloqueio acontece