Como funciona a venda de um projeto open source?
Como funciona se alguém quiser comprar o tabnews? É o Felipe quem ganha, por ter criado? Ou ao lançar qualquer projeto open source faria sentido abrir uma empresa para que esses detalhes fossem cobertos?
Acho que boa parte dos projetos open source criados por pessoas ou comunidades não se tem a pretensão de venda. Mas, dependendo do alcance e do valor, as coisas podem mudar de rumo. E creio que isso já faz parte do mercado mesmo.
É um pouco estranho para mim pensar em negociação de projetos open source mas, de toda forma, boa parte dos projetos open source que usamos diariamente pertencem a empresas (como o GitHub, React, Next e Chromium). Existem casos que os projetos já foram lançadas pelas próprias empresa (como é o caso, por exemplo, do React, Angular, Graphql e Next). Há casos em que se criou uma empresa e lançou o projeto Open source (Como creio que seja o caso do Docker e do Gitlab), em que os donos do projeto sao os donos das empresas, mas existem casos que isso não é tão claro (como por exemplo o Vue e o próprio tabnews). E nesses casos que não é tão claro, que se cria algo a partir da comunidade e com o intuito de pertencer a comunidade, como geralmente funciona em casos de venda e lucratividade ?