Executando verificação de segurança...
1

Acho que código aberto (open source) funciona em um nível separado de marca (cnpj).

O código do tabnews tem uma licença GPL 3 (fonte), o que significa que qualquer pessoa pode utilizar o código, mesmo comercialmente, des de que disponibilize alterações no código fonte de forma aberta.

Já o nome tabnews (especificamente o domínio) pertence ao Filipe Deschamps. Você pode consultar pelo registro.br (assim como pode ser feito pra qualquer domínio .com.br).

Caso alguma empresa fizer um fork do repositório tabnews e tentar registrar o nome tabnews para um cnpj, acredito que ao Filipe caberia um recurso, dado que ele possui o registro do domínio.

Mas qualquer empresa pode fazer um fork do tabnews, mudar o nome e a estilização, e tocar um projeto separado, por exemplo, cobrando uma taxa pra criação de contas, etc.

Geralmente os projetos open source se definem como algum tipo de fundação registrada (como por exemplo o apache) de forma a garantir direito sobre o uso comercial do nome, e facilitar o processo de recebimento de fundos. Essas fundações acabam sendo encabeçadas por pessoas envolvidas no projeto, mas nem sempre.

Carregando publicação patrocinada...
1

Opa, boa! Sim, o fork sempre pode ocorrer. Mas quanto maior fica o projeto mais valor ele tem, pois ele já tem uma comunidade e credibilidade. Um bom exemplo disso, se não me engano, é o caso do MySQL, que mesmo sendo open source a Oracle (Sun Microsystems na época) pagou um bilhão de dolares pelo MySQL em 2008, sendo que ela podia fazer o fork. E a comunidad, com receio do que a Sun pudesse fazer na época com o MySQL, resolveu fazer o fork e criaram a MariaDB. Mas o MySQL continua firme e forte. Mais recente e dentre vários outros, temos o caso do FIGMA que foi vendido para a Adobe por 20 bilhões. Podiam ter feito o fork e criado um novo dominio (ou comprado só o domínio), mas o FIGMA ficou tão grande e com uma marca tão forte que valeu os 20 bi.

1

MySQL não era totalmente aberto. Alguns apis eram apenas na versão paga!

Ou seja, o que oracle comprou não foi bem o código que era aberto.
Mas apis extra que estavam na versão paga e claro as marcas.

Ai fizeram um fork chamado MariaDB ele é compativel com mysql e outros forks
MariaDB tbm tem apis pagas...

Até hoje conheço gente não sabe da existencia do MariaDB.
Imagina os outros forks do Mysql...

A marca é muito, muito importante!
E claro, quase sempre se vende a empresa por trás tbm!