Executando verificação de segurança...
2

Como funciona se alguém quiser comprar o tabnews? É o Felipe quem ganha, por ter criado?

Se o TabNews fosse vendido, acredito que somente os donos ganhariam dinheiro.

Foi o que aconteceu quando o Stack Overflow foi vendido em 2021. Quem ganhou dinheiro foram os donos. Já os milhões de usuários que geraram o conteúdo de graça pra eles (conteúdo esse que tornou o site tão valioso) não ganharam nada.

Dá pra argumentar que o código-fonte do Stack Overflow não é aberto, mas o verdadeiro valor deles é o conteúdo, e este foi gerado de graça por "voluntários". Então quando algo é vendido, tem que ver exatamente o que está sendo comprado (o que tem ali que alguém viu valor, a ponto de pagar por isso). E nem sempre é o código.

Claro que muitos projetos não tem a intenção de gerar lucro ao serem criados. Mas se vc cria um projeto, com o tempo ele cresce e se torna tão importante a ponto de alguém oferecer dinheiro por ele, vc aceitaria? Muitos aceitam. A parte burocrática eu não sei, deve variar muito de um país para outro, mas enfim, é uma venda "como qualquer outra".


Mas vale lembrar que os principais contribuidores em projetos open source são empresas (e elas fazem mais por pragmatismo do que por caridade).

Carregando publicação patrocinada...
1

Boa kht, interessante. Concordo com tudo mas ainda continuo com a dúvida.

No caso do stack overflow pelo que eu entendi o código não era aberto então provavelmente havia uma empresa / dono.

Mas no caso, por exemplo, de um site como o tabnews, que além do conteúdo ser gerado por pessoas, o código também o é... E nesse caso é possível que tenham pessoas que contribuam muito mais (tanto em código quanto em conteúdo) do que o próprio criador (no caso do Tabnews eu acho que o Filipe deve fazer bastante coisa, mas não estou querendo reduzir ao caso do tabnews :) ).

2

Nos Termos de Uso do site tem o seguinte:

A marca TabNews, junto com o serviço e o domínio tabnews.com.br são propriedades intelectuais de uma empresa que temos localizada no Canadá chamada Filipe Deschamps Tech Inc..

Se um dia alguém resolver comprar a marca/domínio TabNews, o dinheiro vai pros donos dessa empresa aí (e provavelmente o processo de compra terá que seguir alguma burocracia específica do Canadá, etc).

<sarcasm>E quem comprar certamente virá com aquele discurso habitual de "o código vai continuar aberto, apreciamos o trabalho da comunidade, blablabla" :-)</sarcasm>